Afinal, Sasuke sorriu ou não após a morte de Itachi em Naruto?

A morte de Itachi Uchiha foi um grande momento da vida de Sasuke. Por um lado, era literalmente a razão que Sasuke tinha para existir. Mas, por outro, era o seu querido irmão mais velho que morria. Sentimentos tão antagônicos que a reação de Sasuke no momento da morte é ambígua.

E, para piorar tudo, é um dos momentos em que o anime e o mangá divergem sobre o que realmente aconteceu.

Até aquele momento, tínhamos apenas alguns poucos indícios da verdade sobre a turbulenta vida de Itachi. As únicas coisas concretas eram o fato dele ter consumado o Massacre Uchiha e que Sasuke o odiava com todas as forças.

Sasuke se deixou manipular por forças malignas para poder atingir poder suficiente para matar o irmão mais velho, vingando seu clã. Era o “sonho” de Sasuke, a verdadeira ambição.

Mas por trás desse ódio, como é de costume para os Uchiha, existia o amor. Antes do fatídico evento, Sasuke amava o irmão mais velho. Era um menino carinhoso, cujos sentimentos eram recíprocos.

Itachi era mais reservado que o jovem Sasuke, mas demonstrava em seus gestos o quanto amava o irmão mais novo. Como eventualmente descobriríamos, foi esse amor por Sasuke que fez com que Itachi tomasse a decisão em participar do genocídio do próprio clã.

Sasuke, porém, só foi descobrir isso após a morte de Itachi.

Quando o embate entre irmãos começou, Sasuke só reconhecia o ódio.

E quando o embate terminou, Sasuke viu sua missão de vida — a razão pela qual ele tentou destruir suas amizades — ser cumprida. Ele havia cumprido seu propósito.

O sorriso veio, rápido e curto, antes que ele perdesse a consciência. Mas seus olhos pesados já sabiam que a história não terminaria ali.

Pelo menos é isso que acontece no mangá.

No anime a emoção é outra. Sasuke parece lutar com os sentimentos complexos da situção: sim, ele vingou o clã e causou a morte de Itachi. Ele venceu.

Mas custou tudo. E deixou Sasuke sem nada. O olhar para a boca em busca de um sorriso ou de uma carpidura perde, ironicamente, os olhos vazios de Sasuke.

Ele venceu. Mas a vitória a qualquer custo se mostrou custosa demais.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade