InícioArtigosRetrospectiva Playstation – Parte 2 – Playstation 2

Retrospectiva Playstation – Parte 2 – Playstation 2

ps2

PUBLICIDADE

Sim, o grande Playstation 2! O console mais vendido da história dos vídeo-games (153 milhões de unidades). Lançado em 2000, ficou mais de 12 anos no mercado, sendo descontinuado no fim do ano passado (provavelmente para o lançamento do PS4 este ano). Foram lançados, segundo a Sony, 10.828 títulos diferentes para o console, e vendidos mais de 1,5 bilhão de jogos. Haja DVD para tanta gente jogando!

O Playstation 2 chegou ao mercado com um belo design, um console que ficaria na vertical. Não possuía curvas e sim muitas linhas retas e uma bela logo em azul claro na lateral. Maravilhoso para, além de te garantir horas de diversão, decorar a estante da sua sala! Com o novo console a Sony introduziu o “Dual Shock 2”, tecnologia que, além de vibrar o joystick, agora reconhecia o “nível de pressão” que o usuário aplicava nos botões. Apertar mais forte o botão agora fazia diferença!

PUBLICIDADE

O Play2, como é carinhosamente conhecido aqui no Brasil, trouxe ótimos momentos para a maioria dos jogadores brasileiros. Foi, por muito tempo, líder de mercado e praticamente concorria sozinho em sua categoria (Dreamcast possuía pouquíssimos títulos e o Xbox não foi lançado oficialmente por aqui). Ou seja, todas as atenções estavam voltadas para ele. E ele tinha a capacidade para dar o retorno esperado.

A principal característica do PS2, além de melhores gráficos que seu antecessor, foi a possibilidade de oferecer novas experiências, novas jogabilidades. Os jogos poderiam chegar a um lugar que antes não era possível por causa das limitações de processamento. É só você comparar qualquer jogo de tiro em primeira pessoa do PS1 com os do PS2. A jogabilidade passou a ser muito mais fluída, e jogos hack’n slash e sandbox ganharam força com o console. Falando em jogos, vamos relembrar alguns dos principais títulos:

Grand Theft Auto

gta3

Eu particularmente nunca fui grande fã da série, mas não posso negar a qualidade dos jogos e a força que ele teve, e ainda tem, no mundo dos games. Cada novo título é ansiosamente aguardado por toda a comunidade gamer. E a “revolução GTA” começou com o terceiro título da série. GTA3 foi sucesso de crítica e com os jogadores. Além disso, os três principais títulos da série para PS2 estão entre os cinco mais vendidos do console, GTA: San Andreas vendeu mais de 17 milhões de cópias. O jogo te dava a possibilidade de rodar pela cidade atrás de missões, ou para não fazer nada, ficar destruindo tudo, matando pessoas, fugindo da policia, roubando carros, etc. As possibilidades eram quase infinitas. Marcou, e ainda marca, uma geração que teve o PS2 em suas mãos.

Gran Turismo

PUBLICIDADE

granturismo3

Fechando a lista dos cinco jogos mais vendidos para PS2, temos dois títulos de Gran Turismo. Sucesso de vendas no PS1, os novos títulos para PS2 foram sucessos imediatos. O simulador sempre agradou muito os fãs com sua ótima jogabilidade e a possibilidade de dirigir os carros que você via na rua, sejam eles carros comuns ou super esportivos. O jogo em si não mudou muito ao longo do tempo, o objetivo sempre foi tirar carteira, ganhar todas as corridas, ganhar dinheiro e comprar os carros que você quisesse. Mas isso nunca foi um problema para a série. Os desafios eram novos, e a quantidade de corridas e de carros só aumentou. GT4 era um dos pouquíssimos títulos para o console que tinha a possibilidade de gráficos em HD (1080i).

Need For Speed

PUBLICIDADE

need2

Para mim, Need for Speed foi o melhor jogo de corrida para PS2. Não por ter a melhor jogabilidade ou gráficos. Nisso Gran Turismo era melhor. Mas a possibilidade de transformar um carro “de rua” em um carro tunado, com rodas personalizadas, saias, aerofólios, novas pinturas, nitro, neon, etc, e poder tirar rachas nas ruas foi o grande trunfo da série para o PS2. Mas com o tempo, os velhos conhecidos da série – carros como Mercedes, Lamborghini, Porsche e a polícia – estavam fazendo falta. Mas nada como um “Most Wanted” para resgatar tudo isso e misturar com a receita de NFS Underground. Posteriormente tivemos o Carbon, Pro Street e Undercover, mas o que me marcou mesmo foi Most Wanted. Uniu tudo o que a série já criou de melhor. Rachas, carros de todos os gostos – você poderia correr o tempo inteiro com um Punto, ou uma Murcielago, e mesmo assim ganhar as corridas. Mas estamos falando de um jogo de corrida arcade – e a polícia no seu pé com carros cada vez mais rápidos, helicópteros, bloqueios e caminhonetes que vinham no sentido contrário para te parar utilizando força bruta. Ter que fugir da polícia após vencer uma corrida muito difícil, não conseguir e ter que correr de novo era uma das “melhores” experiências que o jogo poderia proporcionar. Ter que se esconder da polícia também!

Winning Eleven (ou PES)

PUBLICIDADE

Pro_Evolution_Soccer_6_7

Ao chegar no mundo do PS2, Winning Eleven passou a ser chamado de Pro Evolution Soccer. Não sei porque chamar ele de “soccer”. Isso é coisa de americano. E eles só jogam Madden, nem devem jogar Winning Eleven para chamar ele de PES. Brincadeiras à parte, WE chegou no PS2 com uma jogabilidade mais fluída que seus predecessores no PS1. Porém o jogo acabou sempre ficando no mais do mesmo e viu seu rival, Fifa, se aproximar aos poucos, e eventualmente, ultrapassar na preferência dos fãs. Mas se não fosse por essa rivalidade, não teríamos os melhores jogos de futebol que estão no mercado atualmente. É uma competição saudável. Mas para os fãs, ainda era o jogo com a jogabilidade menos complicada e mais agradável para se divertir.

Resident Evil 4

PUBLICIDADE

resident evil 4 wallpapers 2

Com uma proposta totalmente nova, os zumbis como eram conhecidos são deixados de lado, Leon Kennedy também mudou, mas ainda temos que matar muitos inimigos e economizar munição ao mesmo tempo. Não chegar a ter o mesmo clima de horror de seus antecessores, mas podemos classificá-lo como tal. A nova jogabilidade, com a câmera em terceira pessoa, dividiu os fãs da série, mas trouxe uma renovação talvez necessária para o título da Capcom. E como sempre, um ótimo enredo e boas surpresas (ou nem tão boas) ao longo do jogo. E Leon Kennedy agora é um “cara mau”, distribuindo até chutes em seus inimigos. E tome cuidado com a serra elétrica.

Guitar Hero

PUBLICIDADE

Guitar_Hero_Dvd

Um jogo de música para vídeo-games? Não basta Dance Dance Revolution? Ninguém joga aquilo. Muita gente pensou isso quando Guitar Hero chegou ao console. Mas com uma seleção quase impecável de músicas e um joystick em formato de guitarra foi fácil para o título fazer muito sucesso e mudar a maneira como as pessoas interagiam com um vídeo-game. Qualquer um poderia se tornar um rockstar. Tocar aquela música do Iron Maiden agora era possível, mesmo que você não soubesse uma nota na guitarra. O que importa é a diversão. Recebeu muitas versões e até versões exclusivas de algumas bandas (Metallica!!!!!). Ligue sua guitarra de plástico no PS2 e prepare-se para balançar muito a cabeça (o jogo te dá algumas dicas de como um rockstar deve se portar, inclusive faz piadinhas com os outros integrantes da banda).

Shadow of the Colossus

PUBLICIDADE

Kenjileavessony

Bem, toda essa coluna foi uma enrolação e desculpa para falar de Shadow of the Colossus. Brincadeira. Mas para mim, é o melhor jogo lançado para o PS2 (e talvez o melhor game que já joguei até hoje). O conceito, fotografia, jogabilidade diferenciada, a maneira como o enredo se desenvolve, tudo é muito diferente do que estávamos acostumados a ver em um jogo. É considerado por muitos como uma obra de arte. E por que não considerá-lo assim? Sua jogabilidade imersiva e uma história com pouquíssimas linhas de falas. Você passa a maior parte do tempo com o barulho dos personagens ou do ambiente e a trilha sonora. Realmente, um jogo maravilhoso que deve ser apreciado, e não somente jogado até “fazer final”. Mesmo assim, vale cada segundo jogado. É uma história de amor: a busca pela salvação de sua amada sob qualquer circunstância, e talvez até qualquer conseqüência. Um jogo para te deixar sem palavras.

Enfim, novamente, é uma pequena lista para nos lembrar de bons momentos e os bons jogos que saíram para o console. Há vários títulos nem mencionados, pois fica muito difícil mencionar todos. Procurei colocar os que mais me agradam. O PS2 é o único console que tenho em casa (além de um PC) e não pretendo me desfazer dele por enquanto, nem substituí-lo. Para mim a jogabilidade é mais importante que os gráficos, e por enquanto os títulos para PS2 são suficientes para não precisar comprar um console novo.

Sei que existem muito mais jogos muito bons para Playstation 2 como God of War, Metal Gear Solid, Tony Hawk, Devil May Cry, Max Payne, Black, entre outros. Alguns estão entre meus favoritos inclusive, mas restringi a lista – lembrando que ela é pessoal – a alguns títulos que me marcaram mais no PS2. Se lembrarem de mais títulos que foram importantes, ou que vocês gostam muito, deixem nos comentários.

PUBLICIDADE

71 COMENTÁRIOS

Comments are closed.