Para quem não conhece, o Ouya é um dos projetos mais bem sucedidos da história do Kickstarter, arrecadando mais de 8 milhões de dólares – com mais de 63 mil colaboradores. O console utiliza a plataforma Android. Potencial ele tem. Possui um hardware modificável, o que é interessante. Seria um console para durar mais de uma geração?
O Ouya poderá rodar a maioria dos games já existentes para Android, e um dos pré-requisitos para os desenvolvedores lançarem algo para o console é que disponibilizem pelo menos uma parte do conteúdo gratuitamente.
Após enviar alguns kits de desenvolvimento para diversas empresas, os criadores do Ouya começaram a receber muitos e-mails com feedbacks sobre seu produto. Entre eles, muitas sugestões para alterações no controle que tornariam a jogabilidade melhor. Dentre essas sugestões, algumas se tornaram modificações efetivamente. Vamos a elas:
- Troca do D-pad: O direcional foi trocado por um novo em formato de cruz – o anterior tinha formato de disco, era menos preciso no eixo “X-Y”-. Nada de “diagonais acidentais” durante o jogo.
- Controles analógicos: Foi adicionado um revestimento de borracha para melhorar o uso dos analógicos e para aumentar o conforto também.
- Touch Pad: A superfície sensível ao toque foi aprimorada, aumentando sua precisão e sensibilidade.
- Triggers: Os analógicos agora ficaram mais baixos, mais próximos ao corpo do controle.
- Bateria: O compartimento da bateria foi ajustado para um melhor encaixe e a fita para remoção da bateria também será feita por um material de melhor qualidade.
É muito interessante que a empresa está ouvindo as sugestões e aprimorando seu produto de cabeça aberta a críticas. Todos sairão ganhando com essas alterações. Principalmente nós, jogadores.
O lançamento do console é esperado para abril. O Ouya custa 99 dólares – somente pré-compra pelo site -, um controle adicional custa 30 dólares e entrega internacional mais 20 dólares.
O que vocês acham? É um bom investimento? Acham que o console pode ter muitos games? Será um sucesso? O preço está bom, porém não parece ser um console muito poderoso graficamente. Corre o risco de ficar somente com os jogos estilo smartphone, algo semelhante ao que ocorreu com o Zeebo (lembram dele?). A proposta é boa, resta esperar se o Ouya cumprirá suas expectativas.
Comments are closed.