A Sony anunciou nesta quinta-feira o cancelamento de dois jogos live service que estavam em desenvolvimento por subsidiárias da PlayStation, Bend Studio, no Oregon, e Bluepoint Games, no Texas. Os projetos, que ainda não haviam sido oficialmente revelados, faziam parte da estratégia da empresa para explorar jogos com receita recorrente, mas que tem enfrentado resultados mistos desde sua implementação.
Detalhes sobre os cancelamentos de jogos da PlayStation Studios
Os jogos cancelados seguiam o modelo de serviço ao vivo, uma estratégia que a Sony adotou nos últimos anos com o objetivo de manter os jogadores engajados por meio de atualizações e compras dentro do jogo. Apesar disso, a companhia confirmou o encerramento desses projetos por meio de um porta-voz, sem revelar detalhes sobre o impacto nos estúdios envolvidos.
Em um memorando interno obtido pela Bloomberg, a Sony informou que está trabalhando de perto com os estúdios Bend e Bluepoint para definir novos projetos e minimizar possíveis impactos financeiros ou operacionais.
Ainda segundo Schreier no Threads, autor da matéria na Bloomberg, o jogo da Blue Point seria um Live Service de God of War.
Os últimos dois anos têm sido desafiadores para a indústria de videogames, marcada por demissões em massa e dificuldades no crescimento do setor. A decisão da Sony ocorre em um momento de maior cautela, enquanto empresas reavaliam estratégias após investimentos que não alcançaram os resultados esperados.
A Sony ainda não esclareceu se os cancelamentos afetarão diretamente os funcionários ou resultarão no fechamento de estúdios. No entanto, a empresa garantiu que está comprometida em mitigar os impactos negativos.
Resta a dúvida se a Bend Studios e a Blue Point estavam trabalhando em outros jogos além destes que foram cancelados.