PUBLICIDADE
InícioGamesLançar um jogo no Game Pass pode fazer ele perder até 80%...

Lançar um jogo no Game Pass pode fazer ele perder até 80% das vendas

Jogos incluídos no serviço de assinatura Game Pass, da Xbox, podem perder até 80% das vendas premium previstas, segundo o jornalista de negócios Christopher Dring. A afirmação foi feita em uma sessão de perguntas e respostas nos fóruns do InstalBase.

PUBLICIDADE

Impacto nas vendas de jogos

Dring comentou que, de forma geral, jogos disponíveis no Game Pass registram uma queda significativa nas vendas premium no Xbox, especialmente para títulos de peso. Ele exemplificou com jogos como Hellblade 2, Indiana Jones e até mesmo Starfield, que tiveram desempenho aquém do esperado nos rankings de vendas após sua inclusão no serviço.

PUBLICIDADE

Por outro lado, ele destacou que para títulos multiplataforma, a inclusão no Game Pass pode impulsionar vendas em outras plataformas, como o PlayStation. “Aquele aumento de jogadores no Xbox pode ter um impacto positivo nas vendas para o PlayStation”, afirmou Dring, o que, ironicamente, não ajuda a Microsoft.

O dilema dos modelos de assinatura

v
Reprodução: Hellblade 2

Dring admitiu que os modelos de assinatura como o Game Pass são um tema controverso. Para jogos independentes fora do serviço, ele reconhece as dificuldades de alcançar o público. Por outro lado, ele destacou o potencial de exposição que o Game Pass oferece, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.

“Colocar o jogo diante do público em 2024/2025 é muito difícil, e o modelo de assinatura ajuda a resolver isso. Há muitos jogadores que só jogam Call of Duty, mas, se eles assinarem o Game Pass e experimentarem outros jogos que normalmente não jogariam, isso é algo positivo”, comentou.

Dados recentes reforçam o impacto das mudanças no mercado. No Reino Unido, a receita total com videogames caiu 4,4% em 2024, somando £4,6 bilhões. As vendas de jogos físicos registraram uma queda ainda mais acentuada, de quase 35%, totalizando apenas £324,4 milhões no período.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.