Seja bem-vindo ao Capítulo 18, A Encruzilhada do Destino, do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Remake.
Final Fantasy 7 Remake – Capítulo 18 – A Encruzilhada do Destino
Após a cena inicial, a Shinra ataca o grupo enquanto Cloud pilota a Hardy-Daytona e o restante viaja no caminhão Shinra Hauler SA-37. O objetivo é defender o caminhão, derrotando os inimigos enquanto gerencia a saúde do veículo.
Controles Durante a Seção de Combate em Moto
- Freio e Aceleração: L2 e R2
- Ataques à Esquerda e Direita: Quadrado e Círculo
- Ataque em Área (Spinning Slash): Triângulo
- Defesa: Segurar R1
- Ataque à Distância (Sharp Gust): L1 + Triângulo
Os primeiros inimigos são soldados da Shinra, derrotados com três cortes cada. Permaneça próximo ao caminhão para defendê-lo e use Sharp Gust para eliminar inimigos distantes.
Enfrentando o Transporte de Tropas
Após derrotar a primeira onda, um transporte de tropas aparecerá. O veículo é mais resistente e usa ataques variados, como marcas vermelhas no chão indicando tiros iminentes. Cruze para o outro lado do transporte para evitar os tiros.
Ataques do Helicóptero e Slug-Rays
Após destruir o transporte, um helicóptero inimigo entra em cena. Evite os explosivos desviando das marcas vermelhas no chão. Red XIII fornecerá cura em determinados momentos. No túnel, Slug-Rays aparecem, disparando raios elétricos. Desvie do feixe vermelho para evitar danos.
A unidade M.O.T.H. ataca jogando discos no caminho. Desvie ou defenda-se com Guard. Após alguns ataques, ela entra em alcance corpo a corpo, onde se torna vulnerável após tentar atingir Cloud. Contra-ataque enquanto está atordoada e finalize os ataques com golpes precisos.
Os 3-C SOLDIER Operators são mais resistentes e usam ataques de espadas. Combine desviar das explosões do helicóptero com ataques constantes. Após derrotá-los, o helicóptero será abatido por Barret.
Chefe: Motor Ball
O combate contra Motor Ball é direto. Foque em destruir as rodas para deixá-lo vulnerável e atordoado. Use Spinning Slash para atingir várias rodas ao mesmo tempo.
Ataques de Motor Ball
- Levantamento de Rodas: As rodas são levantadas para evitar ataques. Prepare-se para desviar quando voltarem ao solo.
- Rajada de Balas: Use Guard para reduzir o dano.
- Lança-chamas Giratório: Desvie para os lados ou freie para evitar o dano.
- Canhões de Laser: Freie para escapar do feixe e reposicione-se.
- Granadas de Choque: Desvie entre as cargas no final do combate.
Mantenha a pressão e finalize a luta com ataques certeiros para derrotar Motor Ball e encerrar o combate explosivo.
Após derrotar Motor Ball, o grupo prossegue a pé. Siga em frente até encontrar uma área de descanso à esquerda da estrada, antes das cabines de pedágio. Abasteça-se com itens necessários, depois passe pelas cabines e avance pela estrada até uma nova cena ser acionada.
Preparação para o Combate
Antes de avançar, saiba que você enfrentará uma sucessão de chefes e o chefe final do Capítulo 18 do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Remake. Certifique-se de equipar seus personagens de acordo.
Cloud:
- Equipar Chakra, Steadfast Block, Deadly Dodge, e outras Materia que o tornem autossuficiente.
- Elemental Ice na arma pode aumentar o dano; Elemental Lightning ou Fire na armadura para reduzir o impacto de ataques.
Barret:
- Use HP Up, Provoke, Revival, Barrier, Prayer e outros recursos de mitigação e suporte.
Tifa:
- Equipar Haste, Item Master, ATB Boost, Synergy Ice, e outras opções focadas em dano e suporte leve.
Aerith:
- Usar Magnify Healing, Ice, e equipamentos que aumentem o dano mágico ou auxiliem na cura da equipe.
Após configurar os personagens, avance pela luz para prosseguir.
Encontro com os Sussurros
Siga em frente pela estrada, saltando de um segmento para outro até encontrar Tifa e Barret. Isso iniciará a batalha contra Whisper Harbinger, Whisper Rubrum, Whisper Viridi, Whisper Croceo, e mais tarde, Whisper Bahamut.
Chefe: Whisper Harbinger
Fase Inicial
- Descrição: Acúmulo de Sussurros que arbitram o destino. Eles aparecem para proteger a linha do tempo e o futuro do planeta.
- Fraquezas e Resistências:
- Imune a dano físico, mágico, veneno e diversos status.
- Estratégia:
- Concentre-se em atacar os Whispers Rubrum, Viridi e Croceo primeiro, já que Harbinger só pode ser danificado indiretamente.
Whispers Rubrum, Viridi, e Croceo
- Rubrum: Absorve fogo; ataques físicos são eficazes.
- Viridi: Absorve eletricidade; ataques mágicos e bloqueios são úteis.
- Croceo: Absorve vento; opte por ataques de gelo.
Estratégia
- Foco em derrotar um Whisper por vez.
- Use Tifa para lançar Haste no grupo e Barret para manter Lifesaver ativo enquanto cura.
- Após reduzir o HP de um Whisper, Whisper Harbinger usará Correction, interrompendo o combate.
Chefe: Whisper Harbinger – Fase 2
Após a interrupção, siga pelo túnel à direita até a próxima arena. Harbinger cobrirá a área com raios (Indomitable). Esquive-se e continue a focar nos Whispers.
Dicas Adicionais
- Utilize Prayer para manter a equipe curada enquanto pressiona os Whispers com ataques combinados como Starshower.
Chefe: Whisper Harbinger – Fase 3
Enfrente um único Whisper que usará Temper para fortalecer ataques. Foque em pressão e Stagger, atacando com habilidades poderosas para reduzir seu HP a zero. Após derrotá-lo, os Whispers Rubrum e Harbinger ficarão vulneráveis.
Chefe: Whisper Harbinger – Fase 4
Com Cloud, Barret, e Red XIII, enfrente Whisper Viridi e Whisper Croceo.
- Mantenha Steelskin ativo e foque em Croceo primeiro.
- Após derrotá-los, uma visão será exibida antes da próxima fase.
Chefe: Whisper Harbinger – Fase 5
Agora com Cloud, Tifa, e Aerith, enfrente os três Whispers novamente. Use Haste e Arcane Ward para curar e atacar com eficácia. Após derrotá-los, Whisper Bahamut será invocado.
Chefe: Whisper Bahamut
Bahamut é extremamente agressivo, com ataques como Megaflare e Umbral Inferno.
- Estratégia:
- Use invocações como Leviathan e habilidades de Limit Break.
- Contra-ataque usando Punisher Mode e mantenha a equipe curada acima de 80% de HP.
Após derrotá-lo, os Whispers retornam. Finalize-os rapidamente para causar dano a Whisper Harbinger. Ao derrotar todos, Red XIII e Barret usarão seus Limit Breaks, causando dano massivo e revelando uma nova visão.
Chefe: Sephiroth
- Fraquezas e Alterações de Status: Nenhuma
- Resistências Menores: Fogo, Gelo, Eletricidade, Vento, Magia
- Resistências Maiores: Dano Fixo
- Imunidades: Veneno, Silêncio, Sono, Lentidão, Paralisação, Fúria, Dano Proporcional
- Elementos Absorvidos: Nenhum
Habilidades:
- Scintilla (Físico)
- Telluric Fury (Físico)
- Aeolian Onslaught (Físico)
- Firaga (Mágico: Fogo)
- Blizzaga (Mágico: Gelo)
A batalha contra Sephiroth começa diretamente após o confronto com o Whisper Harbinger, mantendo as Materia configuradas anteriormente. A luta se divide em fases, com diferentes habilidades e estratégias necessárias em cada etapa.
Estratégias gerais:
- Cloud deve passar boa parte da luta em Punisher Mode.
- Sempre priorize cura, buffs e mitigação de dano.
Sephiroth é extremamente agressivo e causa danos significativos, tornando necessário o uso frequente de habilidades para recuperação, buffs e até mesmo ressurreições. Apesar de parecer que o progresso no HP do inimigo é lento, ele possui apenas uma barra de vida.
Primeira Fase
No início, Sephiroth é mais lento, mas ataca rapidamente com sua espada. Habilidades como Telluric Fury, que consiste em três golpes de espada em arco, podem ser contra-atacadas em Punisher Mode ou usando Counterstance. Habilidades mágicas como Firaga e Blizzaga são comuns, e o uso de Chakra para curas rápidas é altamente recomendável.
Outro ataque a ser destacado é Aeolian Onslaught, que combina um golpe ascendente seguido por um golpe descendente. Essa habilidade não pode ser contra-atacada, devendo ser evitada com esquivas ou bloqueios.
Após causar dano suficiente, Sephiroth será pressionado e uma cena será exibida, levando a luta para uma nova área.
Segunda Fase
Novas Habilidades:
- Aeroga (Mágico: Vento)
- Hell’s Gate (Área de Efeito)
Nessa fase, um aliado aleatório do grupo (como Aerith, Barret ou Tifa) se junta à batalha. Hell’s Gate é um ataque de área em que Sephiroth salta e enterra sua espada no chão, causando uma explosão de luz. Ao detectar esse movimento, saia rapidamente da área de impacto.
A estratégia segue similar à fase anterior: mantenha os buffs, cure constantemente e aproveite oportunidades para atacar. Quando Sephiroth atingir cerca de 50% de HP, uma nova cena será exibida, marcando o início da próxima fase.
Terceira Fase
Novas Habilidades:
- Fire Infusion (Infusão de Fogo)
- Lightning Infusion (Infusão de Eletricidade)
- Wind Infusion (Infusão de Vento)
- Elemental Infusion (Infusão Elemental)
- Octoslash
- Flamewall
- Thunderstorm
- Heartless Angel
Sephiroth começa a alternar entre infusões elementais. Ele absorve o elemento ativo e se torna vulnerável ao oposto. Por exemplo, se usar Fire Infusion, evite ataques de Fogo e foque em Gelo. É essencial avaliar frequentemente o chefe para identificar a infusão ativa.
Habilidades como Flamewall dividem a arena com paredes de fogo, limitando o movimento. Já Octoslash é uma sequência de oito cortes extremamente danosos, que podem ser fatais sem Barrier ou Manawall. Prepare-se para reviver personagens atingidos.
Sephiroth também utiliza Heartless Angel, que reduz o HP de todos os personagens a 1. Ao notar o início da habilidade, afaste-se e priorize a cura da equipe imediatamente.
Fase Final
Quando o HP de Sephiroth estiver crítico, ele invoca Meteor, iniciando uma contagem regressiva. Caso chegue a zero, o ataque resulta na derrota automática da equipe. É o momento de usar todas as habilidades, Summons, Limit Breaks e magias para derrotá-lo antes que o tempo acabe.
Com isso, completamos o Capítulo 18 do nosso Detonado de Final Fantasy 7 Remake e também o jogo, parabéns!