Desde o início de Boruto: Naruto Next Generations, foi prometido que o protagonista teria um confronto épico com Kawaki, como mostrado na cena inicial do mangá. Nesse momento, Boruto é visto utilizando o Jougan em seu olho direito. Apesar de essa cena confirmar que o Jougan será desbloqueado em algum ponto da história, uma teoria sugere que Kashin Koji pode estar, intencionalmente ou não, atrasando esse desenvolvimento.
Nos capítulos recentes de Boruto: Two Blue Vortex, foi revelado que Kashin Koji possui uma habilidade chamada Ten Directions, que permite acessar possíveis futuros e alterar o presente para obter resultados mais favoráveis. Contudo, as visões de Kashin Koji nunca mostraram Boruto usando o Jougan, o que pode indicar que o clone de Jiraiya está conectado à ausência desse poder no momento atual da narrativa.
Kashin Koji pode estar escondendo informações sobre o Jougan
A habilidade Ten Directions permite que Kashin Koji visualize múltiplas linhas do tempo, possibilitando mudanças no presente. Entretanto, as visões de Koji nunca mostraram Boruto com o Jougan, o que levanta a hipótese de que o clone de Jiraiya pode estar intencionalmente ocultando informações sobre esse poder.
Uma explicação plausível é que Koji só consegue ver até o momento de sua morte nas linhas do tempo que acessa. Assim, o momento em que Boruto ativa o Jougan contra Kawaki pode ocorrer após a morte de Koji. Essa possibilidade sugere que o sacrifício de Koji poderia ser o gatilho para a ativação do Jougan, desempenhando um papel semelhante ao de Jiraiya em relação a Naruto, já que ambos possuem acesso a uma “profecia” de alguma forma.
Outra possibilidade é que Koji sabe sobre o Jougan, mas opta por não revelar essa informação a Boruto. Contar ao protagonista sobre o poder poderia influenciar negativamente o caminho necessário para desenvolver essa habilidade. Além disso, considerando que Boruto está atualmente com medo de usar o Karma por conta do risco de Momoshiki assumir seu corpo, o Jougan poderia surgir apenas em um momento de maturidade emocional, alinhando-se com o que foi mostrado no prólogo.
Outros detalhes que sustentam a teoria
A possibilidade de Kashin Koji já ter visto Boruto desbloquear o Jougan, mas não saber como isso acontece, também fortalece essa teoria. Talvez Koji não queira interferir nos eventos que levariam Boruto a esse ponto, mantendo o desenrolar natural da história. Esse comportamento também pode ser uma tentativa de Masashi Kishimoto de criar uma ironia dramática, onde a morte de Koji seria o catalisador para o despertar do Jougan.
Outro detalhe interessante é que, antes do time skip, Koji disse a Boruto que levaria seis anos para dominar a técnica do Raijin Voador (Flying Raijin). Isso pode indicar que Koji consegue ver além de sua própria morte, dependendo da linha do tempo. Porém, também é possível que sua expectativa de vida varie entre as realidades que ele observa, o que complica ainda mais a questão.
Se Kashin Koji está, de fato, atrasando o desenvolvimento de Boruto ou se sua morte será um evento crucial para o despertar do Jougan, isso adiciona uma camada de complexidade à relação mentor-pupilo. Além disso, coloca Koji em uma posição semelhante à de Jiraiya, reforçando o papel trágico de ambos como mestres que pavimentam o caminho para o crescimento de seus discípulos.
Essa teoria também reflete a importância do Jougan na narrativa de Boruto, sendo mais do que uma habilidade visual poderosa. Ele representa o amadurecimento de Boruto como ninja e como pessoa, alinhado com os desafios internos e externos que enfrenta.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.