A essência de qualquer bom shōnen está no seu elenco de personagens e nas diversas formas como eles serão inevitavelmente combinados para criar um senso de identidade, maximizar a química e introduzir tensão. Embora os trios icônicos sejam amados, ocasionalmente, uma dupla pode roubar a cena, algo que My Hero Academia demonstra magistralmente com Hawks e Endeavor.
O Início de Uma Parceria Única
Esses dois heróis de alta patente do Japão se encontraram pela primeira vez na tela ao final da quarta temporada, justamente quando Endeavor estava começando a carregar o peso de ser o herói número 1, algo que Hawks não facilitou. Apesar de uma hostilidade inicial, eles têm sido uma dupla constante desde então e, na sétima temporada, estão enfrentando All for One juntos como uma unidade.
Um Caso de “Os Opostos se Atraem”
O final da quarta temporada é um dos melhores da série, marcado pela batalha emocional entre Endeavor e o primeiro High-End Nomu. Com All Might aposentado, a pressão para dar esperança ao Japão era maior do que nunca, tornando a luta muito mais do que um simples confronto com um monstro. Além disso, esse episódio foi crucial para estabelecer a hierarquia entre os heróis principais e introduzir personagens que seriam relevantes posteriormente.
Começo Difícil, Mas Promissor
Nenhuma introdução de personagem foi mais importante – nem mais memorável – do que a de Hawks. À primeira vista, ele contrasta bem com Endeavor: é extrovertido, arrogante e parece completamente entediado com a pompa e circunstância com que os heróis se apresentam. Isso leva Hawks a pressionar Endeavor para se destacar, mesmo quando as expectativas já estavam no auge. Para Endeavor, Hawks parecia apenas um jovem arrogante o insultando, mas Hawks não tinha má intenção.
Muito pelo contrário – Hawks gosta de Endeavor e quer ajudá-lo a atender às expectativas e necessidades das pessoas. Ele até se chama de “produtor” de Endeavor, o que é especialmente arrogante considerando a diferença de idade e experiência entre eles. No entanto, logo fica claro que Endeavor precisa de alguém como Hawks.
Como Hawks Aliviou a Carga de Endeavor
Mesmo antes do High-End Nomu quebrar a janela e iniciar o clímax da temporada, era evidente que, embora Endeavor fosse um dos mais fortes, ser um herói não se resume à força; é também sobre compaixão e ser um símbolo, algo em que ele sempre foi inferior a All Might. Em contraste, salvar pessoas vem naturalmente para Hawks, que faz isso sem nem pensar enquanto caminham pela rua. Ele é muito mais acessível também.
Quando a luta começa e o prédio é destruído, é Hawks quem salva os civis que Endeavor não consegue, aliviando a pressão para que ele possa fazer o que faz de melhor. Eles compensam as fraquezas um do outro e aprimoram as forças um do outro. Não é de se admirar que continuem trabalhando juntos, mas sua parceria se torna ainda mais interessante quando fica claro por que Hawks respeita tanto Endeavor.
As Cargas Semelhantes que Endeavor e Hawks Carregam
O arco de Endeavor como personagem é um dos mais complicados, divisivos e emocionais da série. Sua validade como herói é constantemente questionada à medida que suas responsabilidades aumentam e seu passado abusivo vem à tona. Não é exagero dizer que ele tem poucos fãs, mas a fé de Hawks nele nunca parece vacilar, e a razão para isso é bastante irônica, considerando as transgressões de Endeavor.
A Infância de Hawks Sem Heróis
O episódio 129, “A Família Todoroki Infernal, Parte 2”, é tanto sobre o passado de Hawks quanto sobre a família titular. O herói alado veio de um lar abusivo e, em um primeiro momento, isso poderia fazer com que ele fosse contra alguém como Endeavor, mas as coisas eram mais complicadas. Para o jovem Keigo Takami, preso em um lar sufocante e violento, os super-heróis eram tão reais quanto são para o público; algo atrás de uma tela de TV.
Endeavor era o herói favorito de Keigo, não apenas porque ele tinha um brinquedo dele, mas porque foi quem prendeu seu pai criminoso. Logo depois, Keigo abandonou seu nome e passou a infância se preparando para ser o herói Hawks. Não é uma história feliz, e mesmo a resolução revela muito sobre a sociedade de My Hero, principalmente como Keigo foi salvo apenas porque poderia ser transformado em um super-herói.
Como Endeavor Continua a Inspirar Hawks
Independentemente disso, Hawks sempre acreditou em Endeavor, mesmo quando a maior parte do Japão o desprezava. Um era um perpetrador de abuso, enquanto o outro era uma vítima, mas ambos sentiam culpa por suas ações. Muitos argumentariam que Hawks não tem motivo para se sentir culpado, considerando o que seus pais fizeram, mas, seja lógico ou não, ele se arrependeu de não tentar consertar aquela relação. Ver Endeavor tentar se redimir de algo tão horrível deve ter significado muito para ele.
Se o discurso em torno de Endeavor prova algo, é que tal feito é gigantesco, exigindo manejo delicado, paciência e a compreensão de que o perdão nunca será fácil. É precisamente por ser difícil que a disposição de Endeavor de tentar é tão admirável aos olhos de Hawks, e por isso ele se sente compelido a apoiá-lo. Isso é o que o impulsiona, mesmo quando suas asas não são tão fortes quanto costumavam ser.
Hawks e Endeavor são uma das duplas mais envolventes de My Hero Academia, não apenas pela química e coesão em combate, mas também pela determinação com que enfrentam seus demônios. Talvez Endeavor não veja a parceria da mesma forma que Hawks, mas o valor de um único amigo em um mundo que perdeu a esperança em você não pode ser subestimado.
My Hero Academia começou a ser publicado por Kohei Horikoshi em 2014 e é um dos mangás mais vendidos da atualidade.
A história segue Izuku Midoriya, um garoto determinado e gentil que nasceu sem uma Individualidade, mas sonha em se tornar um herói. A vida de Midoriya muda drasticamente quando ele encontra seu ídolo, o lendário herói All Might, que reconhece o potencial e a coragem do garoto.
All Might passa a sua prórpia individualidade, o “One For All”, para Midoriya, permitindo-lhe realizar seu sonho de ingressar na U.A. High School, uma escola de elite para futuros heróis. Na U.A., Midoriya faz amigos e enfrenta rivais, enquanto aprende o que realmente significa ser um herói. Enquanto isso, uma crescente ameaça de vilões que desejam destruir a sociedade heróica começa a emergir, desafiando Midoriya e seus colegas a superar seus limites e proteger o mundo.
As histórias de Izuku Midoriya e seus amigos são lançadas semanalmente no Japão e o mangá está em suas etapas finais da história. Os personagens de My Hero Academia estão dentre os mais bem recebidos pelos fãs de anime e mangá ao redor do mundo.
Atualmente, My Hero Academia conta com seis temporadas concluídas, e é um dos animes modernos mais bem sucedidos da atualidade. Para completar, os filmes e Ovas de My Hero Academia estão quase numa dezena, todos muito bem recebidos.
Você pode acompanhar o anime na íntegra no Crunchyroll.