PUBLICIDADE
InícioAnimeNaruto desperdiçou completamente o potencial de Rock Lee

Naruto desperdiçou completamente o potencial de Rock Lee

Mesmo hoje, o arco da Exame Chunin da Parte I de Naruto permanece como um exemplo excepcional de um arco de torneio com um toque especial. Ela teve sucesso em construir seu elenco, o mundo shinobi mais amplo e avançar a progressão da narrativa da série, fornecendo doses de ação eletrizante por meio de suas muitas lutas.

PUBLICIDADE

Na verdade, uma grande parte dos personagens de apoio da série teve sua primeira chance real de brilhar neste arco, e um dos exemplos mais memoráveis disso foi Rock Lee de Konohagakure.

As primeiras batalhas de Lee contra Sasuke e Gaara foram momentos marcantes nas Arcs do Exame Chunin e do Ataque a Konoha de Naruto, e contribuíram para aumentar sua reputação como um especialista em taijutsu sem igual entre seus colegas. Isso foi confirmado ainda mais por seus feitos na Missão de Recuperação de Sasuke, onde ele revelou uma nova dimensão de suas habilidades como shinobi.

PUBLICIDADE

No entanto, arcas subsequentes, principalmente aquelas após o salto no tempo, não permitiram que suas habilidades brilhassem tanto, deixando sua jornada de personagem carente em muitos aspectos.

Um Prodígio em Taijutsu

Naruto desperdiçou completamente o potencial de Rock Lee
Reprodução: Naruto

No início do Exame Chunin, Sasuke foi apresentado como um talento de uma geração que estava muito à frente de outros em seu grupo etário. Na verdade, apenas Neji foi mostrado como estando em um nível semelhante a ele a princípio, apesar de ser um ano mais velho. Dito isso, essa impressão não durou muito depois que Lee foi introduzido, pois ele desafiou Sasuke e quase o derrotou sem muita dificuldade.

Isso foi apenas um aperitivo do que estava por vir, já que a verdadeira força de Lee foi totalmente exibida nas preliminares do Exame Chunin, quando ele enfrentou Gaara, o genin mais forte de Sunagakure. Enquanto enfrentava os poderes de areia do jinchuriki do One-Tail, Lee percebeu que seus ataques normais eram ineficazes, o que o levou a liberar os pesos dos tornozelos que limitavam sua mobilidade. Com total liberdade para se soltar, Lee liberou sua verdadeira força e sujeitou Gaara a todo o impacto de um ataque de taijutsu Punho Forte.

Para muitos espectadores, essa luta foi um destaque do Exame Chunin como um todo, tanto devido ao peso emocional da jornada de personagem de Lee quanto à impressionante exibição de força que ele mostrou contra um adversário verdadeiramente formidável em Gaara.

Embora ele tenha ficado eventualmente exausto após abrir o Quinto Portão da Formação dos Oito Portões Liberados, a aura de invencibilidade de Gaara sofreu um golpe esmagador, já que sua antes impenetrável barreira de areia se tornou obsoleta diante da velocidade de Lee.

PUBLICIDADE

Isso solidificou o talento de Lee, mesmo que tenha colocado em risco seu futuro como shinobi. Felizmente, Tsunade interveio e realizou uma cirurgia para remover fragmentos de ossos de sua coluna vertebral, que o impediam de se recuperar completamente. Com isso, Lee foi restaurado à plena saúde, o que permitiu que ele continuasse sua jornada como shinobi.

O Poder Caótico do Punho Bêbado

Naruto desperdiçou completamente o potencial de Rock Lee
Reprodução: Naruto

Com seu corpo rejuvenescido após a provação que passou ao lutar contra Gaara, Lee estava pronto para a ação, e isso não poderia ter acontecido em melhor hora. Na volta de Naruto de sua busca por Tsunade ao lado de Jiraiya, sua crescente rivalidade com Sasuke chegou a um ponto sem retorno, e a dupla quase lutou no telhado do Hospital de Konoha. Posteriormente, Sasuke escolheu desertar da vila para treinar sob a tutela de Orochimaru, numa tentativa de se tornar mais forte e finalmente enfrentar seu irmão mais velho, Itachi.

PUBLICIDADE

A fuga de Sasuke da vila ao lado do Quarteto do Som levou à formação da Equipe de Missão de Recuperação de Sasuke, que incluía alguns dos genin mais promissores de Konohagakure. Lee conseguiu se recuperar de sua cirurgia bem a tempo de ajudar Naruto em sua batalha contra Kimimaro Kaguya, que possuía o cobiçado kekkei genkai conhecido como Shikotsumyaku. Lee confundiu álcool com sua medicação e o bebeu pouco antes de iniciar sua luta contra Kimimaro.

Devido à sua baixa tolerância ao álcool, Lee estava completamente embriagado assim que terminou a garrafa. Como resultado, Lee lutou contra Kimimaro nesse estado e conseguiu canalizar suas habilidades no estilo Punho Bêbado, onde seus padrões de ataque imprevisíveis e movimentos pouco convencionais rapidamente sobrecarregaram seu oponente.

Lee era um prodígio natural desse estilo de luta, especialmente devido às suas já impressionantes habilidades em taijutsu, o que o transformou em uma força caótica da natureza que poderia causar estragos em tudo ao seu redor.

PUBLICIDADE

A natureza geralmente tranquila de Lee deu lugar a uma persona mais enérgica e beligerante, e seu estilo de luta se tornou mais agressivo e não convencional. Combinado com seu domínio de pelo menos três dos Oito Portões Internos, poderíamos dizer com segurança que Lee era um dos genin mais fortes de Konohagakure quando lutava com o Punho Bêbado. O fato de ele ter conseguido levar a melhor contra Kimimaro é um testemunho disso, e ele poderia ter obtido mais sucesso se não tivesse se sobriado tão rapidamente.

Relegado ao Fundo

Naruto desperdiçou completamente o potencial de Rock Lee
Reprodução: Naruto

Na época da Quarta Guerra Mundial Shinobi, Lee dominava o uso do Sexto Portão da Formação dos Oito Portões Liberados, embora suas habilidades nessa forma não tenham realmente tido a chance de brilhar.

PUBLICIDADE

Isso estava no cerne do problema com o desenvolvimento de Lee, já que toda a construção de seu personagem na Parte I de Naruto foi completamente ignorada. Embora ele tenha desempenhado algum papel na Missão de Resgate do Kazekage, a rivalidade marcante de Lee com Neji praticamente desapareceu, e houve pouquíssima ou nenhuma contribuição dele nas lutas contra a Akatsuki, Pain ou mesmo na Quarta Guerra Mundial Shinobi.

O envolvimento mais proeminente de Lee na guerra foi o ato de bisectar um Edo Tensei Madara Uchiha. Mesmo que tenha sido um feito admirável que teve valor em deter o avanço do inimigo, especialmente após o sacrifício de Neji, foi seu único momento real de destaque. A partir desse ponto, ele e o restante do elenco de apoio foram firmemente empurrados para o fundo do palco para permitir que Naruto, Sasuke e os Hokages revividos tomassem o centro das atenções.

Claro, essa foi uma direção natural para a história seguir, já que o Dez-Caudas era muito poderoso para Lee ou o resto dos Onze de Konoha enfrentarem. Além disso, naquele ponto, seu desenvolvimento havia sido negligenciado por tanto tempo que o criador da série, Masashi Kishimoto, teve pouca escolha.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, a verdadeira tragédia do potencial desperdiçado de Rock Lee foi o fato de que seu crescimento na Parte II foi consistentemente sacrificado em favor da progressão da narrativa, e mesmo a grande quantidade de conteúdo da série não tinha espaço para mais momentos dedicados ao seu personagem, entre todas as batalhas, exposições e construções de mundo.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.