Por quase 40 anos, Dragon Ball de Akira Toriyama tem sido um anime e mangá que irrevogavelmente mudou o gênero shonen. Dragon Ball recebe muito destaque por suas batalhas, vilões e transformações, mas especificamente o Kamehameha transcendeu a série e se tornou um elemento fundamental do anime. O mundo dos anime está repleto de ataques especiais e característicos, como o Rasengan de Naruto, a Spirit Gun de Yu Yu Hakusho e a Gum-Gum Pistol de One Piece, mas nenhum deles se compara ao status celebrado do Kamehameha de Dragon Ball.
O Kamehameha é quase tão antigo quanto o próprio Dragon Ball, e embora não seja o ataque mais poderoso do anime, é facilmente o mais proeminente. Mesmo os fãs que nunca assistiram a um episódio de Dragon Ball provavelmente estão familiarizados com o Kamehameha e seus gestos característicos. O Kamehameha é incrivelmente icônico, mas seu destaque também pode levar a concepções errôneas comuns que diminuem a importância dessa técnica.
A inspiração por trás do Kamehameha
O Kamehameha de Dragon Ball aparece muito cedo no anime e é o primeiro ataque de energia que aparece nesse mundo aprimorado. Dragon Ball original é bem mais pé no chão do que suas sequências e foca mais nas artes marciais realistas do que em batalhas voadoras superpoderosas no espaço. O Kamehameha sugeriu um mundo de possibilidades maiores e, mesmo que tenha se tornado um ataque básico de introdução, ele mudou para sempre o tipo de técnicas que são possíveis em Dragon Ball. Toriyama sabia que queria que essa habilidade poderosa fosse uma relíquia da escola de artes marciais “Kame” do Mestre Kame, e que seria um movimento chamativo para Goku usar e pontuar suas batalhas mais importantes. No entanto, para ir além dessa premissa geral, Toriyama recorreu à sua esposa, Yoshimi Kato, em busca de inspiração.
Yoshimi Kato trabalhava como mangaká sob o pseudônimo de Nachi Mikami e até ajudou Toriyama e seu assistente em Dr. Slump quando estavam prestes a perder o prazo. As contribuições de Mikami para Dr. Slump foram cruciais para manter Toriyama no cronograma, mas ela também é responsável por uma grande inovação em Dragon Ball que é, talvez, ainda mais importante. Mikami não só inventou o nome “Kamehameha”, mas também a postura de batalha característica da técnica. Toriyama havia sugerido o início “Kame” desse movimento, mas a contribuição de sua esposa veio de uma fonte particularmente incomum: um rei havaiano.
Origem do nome do Kamehameha
Dragon Ball inicialmente se inspirou muito no romance mitológico chinês “Jornada ao Oeste”, de onde vêm os nomes de Goku e muitos dos personagens. Não teria sido difícil consultar essa história para também dar um nome ao ataque característico de Goku, mas recorrer a uma influência completamente separada deu ao Kamehameha um toque extra. Pode parecer bobo agora pensar que alguém pudesse esquecer o nome Kamehameha, mas a esposa de Toriyama tirou esse nome do primeiro governante do Havaí, o Rei Kamehameha I. Não há outra conexão entre o ataque Kamehameha e seu homônimo, mas essa homenagem a ele foi intencional e não alguma estranha coincidência.
A evolução do Kamehameha ao longo de Dragon Ball
O Kamehameha de Dragon Ball se torna o ataque característico de Goku e a marca registrada do personagem, mas a poderosa onda de energia foi originalmente desenvolvida pelo Mestre Kame. Kame dominou a arte do Kamehameha meio século antes de Goku aprendê-la no Dragon Ball original. O Kamehameha passa a representar os lutadores de coração puro que treinam sob a tutela do Mestre Kame. O Kamehameha é executado pelo usuário juntando as mãos e concentrando o ki em um único ponto entre elas. O indivíduo normalmente recita cada sílaba do nome do Kamehameha enquanto carrega sua energia.
O Kamehameha começa como um ataque de energia básico, mas Dragon Ball gradualmente introduziu dezenas de variações ao longo dos anos, o que também o torna uma das técnicas mais versáteis da franquia. O Kamehameha pode ser executado com uma mão, lançado pelos pés do usuário ou combinado com outras técnicas. Goku elevou o Kamehameha de maneiras interessantes, e variações como God Kamehameha e Divine Kamehameha incorporam energia divina ao ataque. O Mestre Kame até usou a técnica para destruir a lua da Terra. Goku ensinou o Kamehameha aos seus amigos e familiares mais próximos, mas também foi cooptado pelo inimigo em várias ocasiões, incluindo por Cell e Majin Buu.
Primeiro episódio que Goku lança o Kamehameha
No episódio em questão, Goku fica interessado pelo Kamehameha e pede para o Mestre Kame ensiná-lo, que por sua vez revela que levou quase 50 anos para dominar a técnica. No entanto, casualmente, Goku tenta uma única vez e consegue soltar um pequeno Kamehameha que destrói um carro.
Caso você queira relembrar esse momento, o episódio em que Goku lança o Kamehameha pela primeira vez é o episódio 8 de Dragon Ball, intitulado “O Kamehameha do Mestre Kame”.
O Kamehameha de Goku é forte o suficiente para quebrar a realidade, e Dragon Ball GT prova isso
No episódio 31 de Dragon Ball GT, o vilão Machine Mutant de GT, Baby, assumiu o controle do planeta Terra depois de aparentemente matar Goku com sua versão de uma Genki Dama chamada Revenge Death Ball. O ataque de Baby-Vegeta foi tão poderoso que realmente abriu um buraco no universo Dragon Ball, que enviou Goku para uma dimensão conhecida como Sugoroku Space. Neste episódio, o Espaço Sugoroku está desmoronando sobre Goku e as outras criaturas humanóides que estão presas lá com ele, então ao invés de ser esmagado pelo peso de uma dimensão inteira, Goku dispara um poderoso Kamehameha no que parecia ser o nada infinito. deste mundo. No entanto, a energia que ele emitiu foi suficiente para fazer contato com a borda da própria dimensão, efetivamente quebrando-a e permitindo que Goku e seus novos amigos escapassem.
O Kamehameha de Goku literalmente destruiu uma dimensão inteira – e o significado disso fala por si só. O Kamehameha nunca exibiu nada perto do poder usado para realizar esse feito aparentemente impossível. O mais próximo que os fãs de Dragon Ball viram foi quando a porta da Câmara Hiperbólica do Tempo foi destruída, então Majin Buu e Gotenks tiveram que explodir sua saída – mas alguém poderia argumentar que, como havia uma porta interdimensional antes, a ligação entre os mundos tornava mais fácil para eles cruzarem.
O Espaço Sugoroku, por outro lado, foi projetado especificamente para manter as pessoas presas dentro dele, especialmente quando começou a entrar em colapso, pois a alta entidade que controlava este mundo queria vê-los todos mortos. Isso significa que Goku não estava apenas lutando contra as leis do universo, mas um inimigo sem nome, sem rosto e divino que queria matá-lo – e ele conquistou os dois com uma única explosão.
Os 5 Kamehamehas mais fortes de Dragon Ball
Kamehameha Deus Transcendente
O Kamehameha de Goku em sua forma Super Saiyajin Blue é facilmente um dos movimentos mais poderosos em seu arsenal, e esse movimento acabou recebendo uma atualização significativa após os eventos do Torneio do Poder e sua luta contra Jiren.
Kamehameha do Ultra Limiar
Depois de se encontrarem presos entre uma rocha e um lugar difícil enquanto lutavam contra Broly, Goku e Vegeta decidem se fundir em Gogeta para superar Broly completamente usando poder bruto.
Um dos destaques desta luta é definitivamente o incrível Kamehameha que é disparado por Gogeta durante esta intensa batalha, apropriadamente apelidado de Ultimate Kamehameha devido ao seu enorme potencial destrutivo.
Kamehameha final
No entanto, quando se trata de fusões em Dragon Ball, está bem esclarecido que a fusão pelos brincos Potara permite uma fusão mais limpa quando comparada à da dança. Então, por essa lógica, Vegetto é mais forte que Gogeta. Isso se reflete na variação do Kamehameha que ele usa também, que na verdade é uma combinação do Final Flash de Vegeta e do Kamehameha de Goku. O resultado final é o Final Kamehameha, que é facilmente um dos ataques mais fortes da história de Dragon Ball.
Kamehameha Divino
Durante o Torneio do Poder, Goku conseguiu usar um novo poder chamado Instinto Superior, que levou seu poder a novas alturas. No entanto, no início deste arco, Goku usa uma versão imperfeita dessa transformação. Dito isso, mesmo essa versão imperfeita da técnica foi mais que suficiente para dar conta da maioria dos lutadores do torneio. Um grande exemplo disso foi quando Goku estava lutando contra Kefla e deslizou sobre seu ataque para liberar um poderoso Kamehameha Divino que derrubou a lutadora.
Supremo Kamehameha
No entanto, quando se trata de Jiren, Goku precisava do poder de uma forma aperfeiçoada do Instinto Superior para vencer esse lutador. Isso finalmente chegou perto do final do torneio quando Goku conseguiu desbloquear todo o potencial do Instinto Superior.
Isso também permitiu que ele liberasse uma versão mais poderosa do Kamehameha Divino, chamado Supremo Kamehameha. Este ataque foi tão poderoso que dominou o Omegaheat Magnetron de Jiren e ajudou a virar a maré da batalha em favor do Universo 7.
Personagens que sabem utilizar o Kamehameha em Dragon Ball
14 – Mestre Kame
O OG da técnica, Mestre Kame criou o Kamehameha após 50 anos de treinamento para liberar essa energia tão violenta com as mãos.
13 – Son Gohan
O avô de Goku e responsável — em partes — pela conversão de um violento Saiyajin em um pacífico — em partes — herói foi também um artista marcial e discípulo de Mestre Kame.
12 – Kuririn
Enquanto Goku aprendeu o Kamehameha antes de ser um aluno oficial do Mestre Kame, Kuririn aprendeu a técnica depois de muito treinamento com o hermitão. Mas o primeiro uso bem sucedido na técnica do melhor amigo de Goku foi impressionante: para virar uma perigosa luta contra Chaos durante 22º Torneio de Artes Marciais.
11 – Yamcha
Uma das primeiras “conversões” de vilão para o lado do bem que Goku realizou, Yamcha se tornou um aluno do Mestre Kame após o torneio da Vovó Uranai. No mesmo torneio de Kuririn pudemos ver Yamcha utilizando a técnica com relativo sucesso, mas sem ser o suficiente para derrotar Tenshinhan.
10 – Tenshinhan
O triclópe não era um aluno de Mestre Kame, pelo contrário, era discípulo do maior rival da escola da tartaruga. Mas após enfrentar e ver a técnica diversas vezes durante o 22º Torneio de Artes Marciais, Tenshinhan aprendeu e executou um poderoso Kamehameha em sua luta contra o próprio Mestre Kame.
09 – Goku
Após ver Mestre Kame utilizar um Kamehameha para extinguir um incêndio e sem nenhuma instrução, Goku foi capaz de utilizar uma versão própria capaz de estragar um carro.
Hoje os seus Kamehameha podem destruir galáxias inteiras… O que mostra o quão longe esses dois foram.
08 – Goku Black
Ao contrário de Ginyu, que não podia usar as técnicas de Goku após tomar o corpo do herói, Zamasu ganhou acesso quase instantâneo às habilidades do Saiyajin após trocar de corpo. Executar essas técnicas era basicamente instintivo, uma vez que elas eram uma segunda natureza de Goku.
07 – Gohan
Apesar de parecer natural possuir essa técnica, Gohan só adicionou o Kamehameha ao seu arsenal após treinar com Goku na Sala do Tempo. Embora o primeiro uso tenha sido fantástico logo após se tornar Super Saiyajin 2, o uso mais icônico dessa habilidade aconteceu depois.
Talvez o uso mais icônico do poder no geral, inclusive, tenha sido o Kamehameha pai e filho que colocou fim na ameaça de Cell.
06 – Goten
O fato de Goten ter aprendido a se tornar Super Saiyajin antes mesmo de voar explique como Goten nunca entendeu como utilizar sua energia da maneira correta.
Após treinar com Gohan para o 25º Torneio de Artes Marciais, o filho mais novo de Goku já sabia utilizar o Kamehameha, mas quase sem nenhum controle da energia. Uma prova de que Gohan talvez não fosse um bom professor como Piccolo, Mestre Kame ou até mesmo Goku.
05 – Trunks
Embora Vegeta não tenha nunca demonstrado a habilidade de usar essa técnica, o filho Trunks já sem mostrou capaz de mandar um Kamehameha. Pelo menos em Dragon Ball GT.
04 – Cell
Um androide construído com o DNA da maioria dos Guerreiros Z (e de alguns inimigos como Freeza), Cell “conhecia” muitas técnicas. E como 90% dos lutadores em sua composição conheciam o Kamehameha, não é nenhuma surpresa que ele também soubesse.
Os Cell Juniores também.
03 – Majin Buu
Apesar de seu poder principal ser a absorção de inimigos poderosos, Majin Buu aprendeu pelo menos duas vezes a executar o Kamehameha. Uma vez em sua forma inicial em Z e outra como Kid Buu.
Já Super Buu teve acesso à essa técnica após absorver o lado “bom” de Buu, assim como Gohan e Gotenks.
02 – Uub
Como primeiro discípulo oficial de Goku, não é nenhuma surpresa que Uub tenha o Kamehameha na ponta dos dedos.
01 – Pan
Enquanto Pan não teve necessariamente um grande treinamento com Goku e Cia em Dragon Ball GT, sua linhagem tem um incrível pedigree genético. Mesmo a mãe de Pan, Videl, se mostrou incrivelmente poderosa, enquanto o avô Sr. Satã era muito forte para os padrões humanos.
Após viajar pela galáxia com Trunks e Goku, ela naturalmente pegou o jeito de utilizar essa técnica.
Sobre Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Atualmente, o mangá de Dragon Ball Super está adaptando o filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde Gohan e Piccolo assumem o protagonismo e deixam Goku e Vegeta treinando após estes terem sido derrotados por Black Freeza.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Já o mangá de Dragon Ball Super é publicado pela Panini no Brasil, e você pode comprá-lo aqui.