One Piece e Naruto são duas das histórias mais incríveis que os fãs de anime e mangá cresceram acompanhando. Essas histórias estão definitivamente entre as melhores, e milhões de pessoas de todo o mundo as adoram pelo que elas têm a oferecer.
Claro, como é o caso das séries populares, os fãs dessas histórias frequentemente entram em debates acalorados sobre qual história é melhor. No entanto, os autores das histórias parecem não ver dessa forma.
Tanto Oda quanto Kishimoto são na verdade muito bons amigos, e Oda até se inspirou em Kishimoto em algumas ocasiões em sua própria história.
O Forte Apelo de One Piece e Naruto junto aos Fãs
Quando se trata de Naruto, é uma série bastante influente, e os fãs sabem disso muito bem. Naruto sempre foi incrivelmente popular, especialmente entre os fãs estrangeiros. Nesse sentido, Oda costumava considerar Naruto como um pouco mais popular do que One Piece quando se trata de popularidade no exterior.
No entanto, isso parece ter mudado ao longo dos anos. Independentemente disso, a influência de Naruto sobre os fãs de todo o mundo é nada menos que impecável e mostra o quão incrível essa história tem sido ao longo de toda a sua publicação. Da mesma forma, One Piece inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. É amplamente considerada uma das melhores histórias já escritas, se não a melhor.
One Piece é muito mais popular no Japão, no entanto, nos últimos anos, o show está se tornando cada vez mais popular no exterior, o que é bastante evidente. Juntas, essas duas histórias inspiraram inúmeras pessoas em todo o mundo e, ao mesmo tempo, deram origem a muitas séries de anime e mangá shonen em ascensão.
Independentemente do que os fãs pensam sobre a outra série, One Piece e Naruto sempre serão geracionais, e sua influência nunca desaparecerá. Se algo, à medida que o tempo passa, a influência dessas histórias só continuará a crescer, como tem acontecido nos últimos anos.
A Rivalidade entre One Piece e Naruto
One Piece e Naruto sempre estiveram em uma rivalidade. Isso se deve em grande parte ao fato de que essas histórias começaram a ser serializadas na revista Weekly Shonen Jump aproximadamente ao mesmo tempo. One Piece começou sua publicação em 1997, enquanto Naruto começou em 1999.
Na verdade, Oda uma vez afirmou que o personagem Sanji de seu mangá deveria se chamar Naruto. No entanto, naquela época, Kishimoto estava planejando seu próprio mangá e, por causa disso, Kishimoto mudou o nome de seu personagem. Isso é um bom exemplo de como esses dois autores eram competitivos quando seus mangás começaram a ser publicados.
Anteriormente, Oda afirmou que acreditava que Naruto era mais popular no exterior e, de certa forma, sentia que Naruto superou One Piece. No entanto, olhando para a popularidade de One Piece no exterior agora, é bastante claro que One Piece supera em muito Naruto. Ao mesmo tempo, Kishimoto acredita que One Piece estabeleceu um padrão muito alto para ele alcançar e que, mesmo que tenha feito o seu melhor, nunca poderia atingir a mesma altura da magnífica série de Oda.
Kishimoto (2016): Eu queria superar OP no mangá, mas o teto chamado One Piece estava muito alto para mim.
É claro que ambos os autores têm grande respeito pela outra série e a consideram em alta estima. Na verdade, Oda mencionou que se inspirou em Kishimoto uma vez ao escrever sua própria história e, nesse sentido, esses dois sempre se ajudaram e incentivaram mutuamente a alcançar níveis mais altos.
Como Oda Se Inspirou em Kishimoto
Quando Naruto explorou o passado de Kakashi, os fãs puderam ver alguns personagens muito intrigantes, como Obito, Rin e até Minato. Essa flashback foi ambientada na Terceira Grande Guerra Ninja, e os fãs puderam ver Konoha em guerra com Iwagakure. Um dos ninjas poderosos de Iwagakure tinha a habilidade de ficar invisível. Esse personagem foi quem acabou sequestrando Rin e cortando o olho de Kakashi.
Mais tarde, ele também acabou criando mais problemas para a equipe ninja quando eles tentaram resgatar Rin, e, eventualmente, tudo o que ele fez levou à “morte” de Obito. Quando Oda viu isso, ficou muito impressionado com a forma como Kishimoto retratou seu homem invisível.
Quando One Piece chegou ao arco Thriller Bark, Oda introduziu um personagem chamado Absalom, que tinha o poder da Suke Suke no Mi. Este é um tipo de Fruta do Diabo Paramecia que o tornou invisível, transformando-o em um humano invisível.
Absalom era bastante forte e criava todos os tipos de problemas para os Piratas do Chapéu de Palha neste arco. Embora sua força fosse bastante decente, foi sua invisibilidade que causou mais problemas, e coube a Sanji lidar com ele e com a ameaça que ele representava.
Oda: O que mais me surpreendeu foi quando um dos vilões de Kishimoto-san se tornou invisível e foi para debaixo d’água. Tudo o que você via era essa silhueta, e eu achei que isso foi realmente bem feito. Usei isso como inspiração para o meu próprio personagem invisível. (Risos)
Kishimoto: Bem, você tem olho para essas coisas. Ainda assim, me faz feliz ouvir você dizer isso. (tradução oficial do livro “Michi”).
É claro que a invisibilidade se tornou um aspecto muito importante da história mais adiante em One Piece. Após Absalom, esta Fruta do Diabo foi dada ao segundo capitão do Navio dos Piratas do Barba Negra, Shiryu. Ele será um dos antagonistas finais de One Piece e provavelmente entrará em confronto com Zoro em algum momento.
Nesse sentido, Kishimoto realmente ajudou Oda a ilustrar adequadamente uma habilidade massiva. Isso não é tudo, membros da Família Germa, como Stealth Black, também dependiam desse mesmo poder de invisibilidade.
Além disso, o Dr. Vegapunk também tem uma habilidade semelhante e, levando tudo em consideração, é ótimo como Oda incorporou esse estilo de arte fantástico em sua própria história. Da mesma forma, Kishimoto também provavelmente se inspirou em Oda em muitas ocasiões, e isso apenas mostra o respeito mútuo que esses dois artistas têm pelo trabalho um do outro.
Os fãs das duas séries podem não gostar um do outro, no entanto, é importante lembrar que Kishimoto e Oda são muito bons amigos, e quando Oda foi hospitalizado durante o arco Dressrosa, Kishimoto o visitou e ficou surpreso ao ver Oda desenhando uma ilustração colorida.
Os dois sempre pareceram ser muito próximos um do outro, e é ótimo ver colegas mangakas não apenas amando e respeitando o trabalho um do outro, mas também sendo muito próximos na vida real. Os fãs fariam bem em aprender uma lição e começar a respeitar o trabalho do outro autor também.
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.
Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.
Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.