Em uma era onde o modelo de “Games as a Service” se torna cada vez mais comum, a Sony parece estar recalibrando sua abordagem. O Diretor de Operações, Hiroki Totoki, anunciou na conferência do último trimestre que a empresa optou por adiar o lançamento de metade de seus jogos live service planejados para os próximos anos. O intuito dessa estratégia é garantir a excelência dos títulos e para que eles durem no mercado por longos períodos.
Sob a gestão de Jim Ryan, a Sony havia colocado os jogos GaaS como uma de suas prioridades, com a meta ambiciosa de lançar doze títulos até março de 2026. No entanto, um balanço interno conduzido pela recentemente adquirida Bungie resultou em uma mudança de planos, resultado no adiamento de metade destes jogos, conforme explicado por Totoki.
Totoki revela que seis dos doze jogos GaaS planejados deverão estar disponíveis até o término do ano fiscal de 2025, que se encerra em março de 2026. Quanto aos demais títulos, o executivo adotou um tom de mistério, declarando apenas que “ainda estamos trabalhando neles”.
Apesar dos ajustes, o calendário de lançamentos da Sony ainda apresenta diversas novidades, como é o caso de Helldivers 2, da Arrowhead Game Studios, com lançamento programado para fevereiro de 2024. Em contrapartida, jogos como o Twisted Metal e o multiplayer de The Last of Us sofreram atrasos.