Joyboy é um personagem misterioso no mundo de One Piece sobre o qual os fãs sabem muito pouco. Ao longo dos anos, a lenda de Joyboy foi mencionada várias vezes em One Piece, e o que os fãs sabem é que este indivíduo existiu durante o Século Vazio e liderou a luta pela libertação contra os 20 Reinos.
Joyboy pertencia ao Antigo Reino e era uma figura muito poderosa. Ele também foi o antigo Nika antes de Luffy e, portanto, era amado por escravos em todo o mundo, pois trouxe liberdade e alegria a eles. Enquanto Oda ainda está explorando muita lore relacionada ao personagem Joyboy, muito já foi mencionado na história, incluindo a possível raça do antigo Joyboy.
Raça de Joyboy
Os fãs sabem muito pouco sobre o Antigo Reino e as famílias que o compunham há 900 anos no mundo de One Piece. No entanto, existem algumas famílias das quais os fãs já têm conhecimento que faziam parte desse poderoso reino, como os Kozuki, e até tribos como os Minks, entre outros. Com o tempo, os fãs têm descoberto mais sobre as raças que estavam afiliadas ao Antigo Reino há muito tempo em One Piece. Outra raça interessante que foi revelada como aliada do Antigo Reino foi a raça dos Fishmen. Os fãs sabem que Joyboy prometeu segurança aos Fishmen e, quando não pôde cumprir isso, até deixou um pedido de desculpas para eles. Na verdade, a Ilha dos Homens-Peixe é o primeiro lugar onde Joyboy é mencionado na história, e os fãs podem seguramente assumir que eles eram aliados poderosos do Antigo Reino e amigos de Joyboy há muito tempo.
Mais recentemente, outra raça que foi introduzida na história e que foi revelada como aliada de Joyboy foi a raça Lunariana. Os Lunarianos eram conhecidos como os Deuses do mundo há muito tempo e ficavam no topo da Linha Vermelha, no entanto, foram derrubados de lá, acabando por quase serem extintos.
Ainda mais recentemente, Oda revelou outra raça no mundo de One Piece, cujos segredos são muito intrigantes. Essa raça é nada menos que a raça Buccaneer. Kuma, que os fãs conhecem muito bem neste ponto da história, pertencia a essa raça e é altamente provável que Joyboy ele mesmo fosse um Buccaneer também. Existem várias pistas que indicam que o antigo Joyboy era membro da raça Buccaneer, e a primeira pista vai até o arco de Reverie de One Piece.
O Gigantesco Chapéu de Joyboy
Quando o arco de Reverie de One Piece começou, Imu foi apresentado aos fãs pela primeira vez. Lá, em um painel específico, os fãs puderam ver Imu entrar em uma câmara criogênica, dentro da qual havia o que parecia ser um gigantesco chapéu de palha, que provavelmente pertencia ao antigo Joyboy. Na época, os fãs não conseguiam entender o que era esse gigantesco chapéu de palha e por que ele estava guardado na Terra Sagrada de Marijoa. Naturalmente, os fãs começaram a teorizar sobre esse gigantesco chapéu de palha, e a conclusão a que todos chegaram foi que um gigante usava esse chapéu de palha séculos atrás no mundo de One Piece. Os fãs estabeleceram uma conexão entre o antigo Joyboy sendo um membro da raça Gigante.
No entanto, agora está claro que o antigo Joyboy provavelmente não era um gigante, mas uma pessoa com sangue de Gigante em suas veias. Isso o tornaria um membro da raça Buccaneer. As pessoas da raça Buccaneer carregam o sangue dos gigantes em seus corpos. Essencialmente, eles têm a força dos Gigantes, mas um corpo que parece estar entre o de um gigante e um humano. Eles ainda são notavelmente grandes em tamanho, no entanto, não tão massivos quanto os da raça gigante, e certamente não tão pequenos quanto os humanos. Este chapéu seria um ajuste perfeito para alguém da raça Buccaneer. No entanto, há mais para Joyboy ser um Buccaneer do que isso.
As Lendas da Raça Buccaneer
A raça Buccaneer foi introduzida muito recentemente no mundo de One Piece, e ficou claro para os fãs que essa raça estava quase extinta desde o início. Isso significa que eles foram fortemente perseguidos e caçados pelo Governo Mundial. Isso provavelmente foi feito porque o Governo Mundial não apreciava essa raça e acreditava que ela era cúmplice de algum crime importante no passado. Esse crime não foi revelado aos fãs, no entanto, imediatamente depois que a raça de Kuma foi conhecida pelo Governo Mundial, seus pais, junto com ele, foram levados como escravos para a Terra Sagrada de Marijoa. Lá, eles foram tratados miseravelmente, até que ambos os pais de Kuma acabaram sucumbindo a esse tratamento miserável e morreram. Kuma mesmo estava destinado a ser escravo pelo resto da vida, no entanto, felizmente, na ilha de God Valley, 38 anos atrás, Kuma conseguiu escapar.
No entanto, tudo isso certamente não aconteceu antes que a lore de Nika fosse passada para Kuma. Quando Kuma era pequeno, seu pai contou tudo sobre Nika a ele. Segundo ele, as pessoas da raça Buccaneer reverenciam Nika como Deus. Segundo as lendas, Nika um dia virá e libertará todos, incluindo os escravos da raça Buccaneer. Ele traz risos e alegria para onde quer que vá, e os tambores de libertação de seu coração libertam milhares, trazendo sorrisos aos seus rostos também. O pai de Kuma era um grande crente em Nika e, mais tarde, Kuma começou a acreditar em Nika também. Na verdade, Kuma queria ser mais como Nika e salvar inúmeras pessoas, algo que ele realmente conseguiu na ilha de God Valley, 38 anos atrás.
Kuma realmente conseguiu comer a Nikyu Nikyu no Mi e ganhar um poder conhecido como as mãos da libertação. Usando essa mão, ele libertou 500 escravos e seus amigos também, enviando-os para locais seguros em todo o mundo. À medida que Kuma continuou a crescer, sua convicção de salvar pessoas se tornou ainda mais forte, e, eventualmente, ele passou essa lenda para sua filha, Bonney também. Kuma acredita profundamente em Nika, e é muito interessante notar que a raça Buccaneer é a única no mundo de One Piece que sabe tanto sobre a lenda de Nika.
A única explicação possível é que essa lenda foi transmitida entre as pessoas da raça Buccaneer simplesmente porque Nika ele mesmo era um Buccaneer também. Levando em consideração o fato de que o gigantesco chapéu de palha encontrado em Marijoa só serviria para um Gigante ou um Buccaneer, e o fato de que a Raça Buccaneer está a par de segredos maciços sobre Nika, como seus tambores de libertação ou mesmo sua dança, só se pode concluir que Joyboy de fato era um membro da raça Buccaneer. Isso é ainda mais confirmado pelo fato de que seu povo foi caçado pelo Governo Mundial e, para eles, apenas existir é um pecado.
Saint Saturn confirmou recentemente em One Piece que simplesmente nascer como um Buccaneer é um pecado e aqueles que possuem esse nome estão destinados a ser escravos por toda a vida e a morrer em cativeiro. Esse tipo de punição só poderia ser dado a alguém com conexões com Nika. Isso faz sentido quando se leva em consideração que talvez Nika fosse um Buccaneer e, portanto, todas as pessoas relacionadas a ele com seu sangue em seus corpos foram perseguidas e mortas. Claro, ainda não há confirmação direta de que Joyboy era um Buccaneer, mas as coisas se encaixam perfeitamente para ele ser um membro dessa raça.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.