Nesse guia, mostraremos quais são os melhores companheiros para você ter no seu grupo em Baldur’s Gate 3.
Baldur’s Gate 3 é um RPG desenvolvido pela Larian Studios, sendo a terceira entrada principal na renomada série Baldur’s Gate. O jogo é ambientado no mundo de Dungeons & Dragons e segue a trama de um grupo de heróis que lutam contra uma invasão de Devoradores de Mentes, criaturas mágicas e sinistras.
Os jogadores exploram um mundo rico e repleto de escolhas morais, participam de combates estratégicos em turnos e interagem com um elenco diversificado de personagens, cada um com suas próprias histórias e habilidades. O jogo enfatiza a narrativa, a personalização do personagem e a exploração de um mundo detalhado e envolvente, oferecendo uma experiência profunda e imersiva de RPG.
Baldur’s Gate 3 – Os melhores companheiros do jogo
Abaixo você encontra nossa lista com os 5 melhores companheiros para você ter no seu grupo em Baldur’s Gate 3:
Minsc
- Habilidades: FOR 12, DES 17, INT 8, CON 13, SAB 15, CAR 10
- Proficiências Iniciais: Natureza
Durante a busca do jogador em Baldur’s Gate 3 para encontrar Orin, o Vermelho, Jaheira pedirá a eles para procurar por outro de seus Companheiros, desta vez na forma do icônico Minsc. Apesar de seu tamanho, Minsc é um Guardião confiável capaz de se adaptar a várias situações de combate, seja com um companheiro animal, através das sombras ou usando táticas de batalha tradicionais.
Construir Minsc como um Guardião pode torná-lo um Companheiro ideal em vários encontros, especialmente porque suas habilidades rivalizam com as de Lae’zel em termos de versatilidade geral. Enquanto Lae’zel se especializa em gerar diferentes efeitos por meio de ataques, Minsc pode garantir vantagens contra inimigos de maneira diferente.
Build Recomendada: Guardião, Mestre das Feras
Acompanhado pelohamster Boo, não há dúvida no apelo de transformar Minsc em um Guardião Mestre das Feras. Fazendo isso, ele pode aproveitar o Companheiro de um Guardião para melhorar seu desempenho em Baldur’s Gate 3, convocando uma besta muito maior que pode causar mais dano em batalha. Com níveis suficientes, Minsc pode acessar o Laço do Companheiro, que oferece uma ampla variedade de bônus para aumentar a longevidade de sua besta. Além disso, o Treinamento Excepcional permitirá que o companheiro de Minsc use Corrida, Desengajar e Auxílio como Ações Bônus – transformando-os efetivamente em um pseudo-Companheiro.
Apesar de Minsc não ter as opções de dano extras da Subclasse Caçador e das ofertas mais furtivas do Patrulheiro Sombrio, ser um Guardião Mestre das Feras pode oferecer ao grupo um companheiro animal mais confiável. Essa besta poderia se tornar um batedor mais durável e uma ajuda extra em combate.
Halsin
- Habilidades: FOR 16, DES 16, INT 12, CON 16, SAB 18, CAR 16
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Natureza, Sobrevivência
Nomeado o Primeiro Druida da Clareira Esmeralda, Halsin é um dos primeiros Companheiros que os jogadores podem recrutar em Baldur’s Gate 3, que não fazem parte das opções de Origem iniciais. Quando ele é resgatado do Acampamento Goblin e é ajudado na busca pela salvação da Clareira, Halsin pode acompanhar a jornada do jogador para se livrar do parasita Devorador de Mentes.
Halsin já demonstra sua superioridade em combate ao permanecer em sua Forma de Urso como um Companheiro temporário. Isso se torna mais “controlado” assim que ele é adquirido, com o acompanhamento de feitiços extras de Druida, o tornando bastante adequado para o papel de sub-tanque/sub-suporte.
Build Recomendada: Druida, Círculo da Lua
Dado o gosto de Halsin por atacar os oponentes primeiro em sua forma animal, sua construção mais ideal é a de um Druida Círculo da Lua. Ao contrário de outros Druidas, como Jaheira, que têm acesso a mais feitiços, Halsin se tornar um Druida da Lua permite que ele se Transforme Selvagem em bestas mais poderosas mais adequadas para o combate.
Embora Halsin perca acesso a feitiços de Druida mais potentes, essa característica é facilmente compensada com acesso a formas adaptáveis de Transformação Selvagem em combate, como o Urso, o Corvo-Dire, o Tigre-de-Dentes-de-Sabre e uma miríade de Mirmidões elementais.
Karlach
- Habilidades: FOR 17, DES 1, INT 11, CON 14, SAB 12, CAR 8
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Percepção, Sobrevivência, Intimidação
Quando Wyll encontra Karlach, ele a reconhece como a Advogada do Diabo que foi designado para caçar. No entanto, Karlach explica que ela é forçada a participar da Guerra Sangrenta e, agora livre, tem como objetivo eliminar por si só seu captor Zariel. Sua grande estatura e ferocidade em combate são condizentes com sua Classe inicial como Bárbara, com sua habilidade de Fúria a tornando uma das combatentes de dano mais potentes no jogo, independentemente se estiver usando Armas Versáteis ou Armas Pesadas.
Ao contrário de Lae’zel quando construída como a Guerreira mais tática, Karlach, como Bárbara, prefere combate mais direto. Se atribuído a um papel de tanque, Karlach idealmente deseja chamar a atenção do inimigo e atacá-lo enquanto o resto da equipe os finaliza. Quando construída adequadamente, Karlach “defende” a equipe garantindo que as ameaças estejam mortas antes mesmo de chegarem perto do resto do grupo.
Build Recomendada: Bárbara, Coração Selvagem
Devido à alta FOR de Karlach, ela deve aderir à sua Classe inicial de Berserker, idealmente transformando-se em um Coração Selvagem para aproveitar as opções de combate adicionais que seu Coração Bestial e Aspectos Animais oferecem. Dessa forma, Karlach e o resto da equipe podem se beneficiar sempre que a Bárbara entrar em combate em seu jogo de Baldur’s Gate 3. Embora não seja tão versátil quanto o Mestre de Batalha, o Coração Selvagem é o mais próximo que a Bárbara tem de um papel mais voltado para suporte.
Jogadores que desejam uma Karlach mais pronta para a batalha poderiam optar pela Subclasse Berserker, desta vez com a Frenesi oferecendo Ataque Frenético e Arremesso Enfurecido, que oferece mais opções repetitivas para ataques intensos. Ataque Frenético praticamente garante dois golpes em um emparelhamento de Ação + Ação Bônus, com Ataque Extra no 5º nível dando a Karlach acesso a um combo de três golpes.
Lae’Zel
- Habilidades: FOR 17, DES 13, CON 14, INT 11, SAB 12, CAR 8
- Proficiências Iniciais: Acrobacia, Arcana, Atletismo, Intimidação, Sobrevivência
Treinada especificamente para lutar contra os ilithids, Lae’Zel é uma Guerreira Githyanki com formação de Soldado que sabe exatamente o que está fazendo. Suas especializações em Acrobacia e Atletismo significam que ela pode facilmente atravessar obstáculos para chegar a seus inimigos. Além disso, seu Estilo de Combate com Armas Grandes permite que ela equipe armas de duas mãos no jogo, dando-lhe acesso a alguns dos maiores danos desde o início. Suas estatísticas mais notáveis são Força 17, Destreza 13 e Constituição 14, dando-lhe tanto a durabilidade quanto o conjunto de habilidades necessárias para lidar com combate em todas as faixas. Esse conjunto faz de Lae’Zel uma linha de frente ideal em configurações de Baldur’s Gate 3 que desejam focar em combates intensos de curta distância.
Como Guerreira, Lae’Zel é provavelmente uma das combatentes mais ferozes em Baldur’s Gate 3. Com maestria sobre uma grande variedade de armas, Lae’Zel pode facilmente eliminar seus inimigos caso eles tenham a infelicidade de cruzar seu caminho. Talvez a maior desvantagem de Lae’Zel seja a componente de distância, onde sua falta de velocidade de movimento significa ter que gastar muito tempo se aproximando dos inimigos. Por sua vez, um movimento errado pode deixar Lae’Zel cercada sem saída. No entanto, em situações em que Lae’Zel é atacada, ela pode facilmente causar estragos com seu arsenal.
Build Recomendada: Guerreira, Mestre de Batalha
Uma escolha fácil de construção para a agressiva Lae’Zel seria a de Guerreira, Mestre de Batalha, especialmente devido ao seu Atributo NATURAL de FORÇA elevado, bem como a DES e CON acima da média. Ao contrário de outras escolhas de classe, como o robusto Paladino de Baldur’s Gate 3, Lae’Zel como Mestre de Batalha lhe concede acesso a opções de combate decentes desde cedo no jogo.
Por exemplo, no 4º nível, o acesso de Lae’Zel a recursos de classe como Ataque Ameaçador, Estímulo e Ripostar permite que ela manobre o campo de batalha de maneira muito mais eficiente. Além disso, ter acesso a esses Passivos convenientes permite que Lae’Zel intimide o alvo (Ataque Ameaçador), dê 8 PV a um aliado (Estímulo) e contra-ataque um ataque com Dano de Arma + 1d8 de Perfuração (Ripostar).
Shadowheart
- Habilidades: FOR 12, DES 14, CON 14, INT 10, SAB 16, CAR 10
- Proficiências Iniciais: Prestidigitação, Furtividade, Religião, Percepção
Apesar de seu nome, Shadowheart é uma Clériga Meio-Elfa Alta do Domínio da Enganação, servindo Shar como uma de suas discípulas sombrias. Devido ao seu treinamento, ela possui Sabedoria 16 para suas magias, e uma Constituição decente de 14 para defesa, além de Destreza 14 para combate, permitindo que ela empunhe Armas Simples de Combate Corpo a Corpo caso a necessidade de combate próximo surja em suas construções para Baldur’s Gate 3.
Se este fosse sobre os companheiros mais práticos no gameplay de Baldur’s Gate 3, Shadowheart dominaria facilmente por sua pura utilidade. Afinal, sua Classe de Clériga não apenas a permite curar, mas também apoiar sua equipe da retaguarda. Sua presença pode garantir a sobrevivência da equipe. Infelizmente, sua falta de opções de combate significa que ela não é uma membra ideal para incluir na linha de frente. Seu dano por si só não a torna necessariamente uma concorrente para o companheiro mais forte, com esse papel reservado para seus colegas mais combativos.
Build Recomendada: Clérigo, Domínio da Trapaça
Quando adquirida como uma companheira, Shadowheart começa como uma Clériga do Domínio da Enganação por padrão, e essa é também sua construção ideal em relação a outras sugestões de classes para Baldur’s Gate 3, como o Bardo. Embora a percepção inicial em relação ao Clérigo seja a de um curandeiro, Shadowheart não precisa necessariamente permanecer à margem se suas habilidades de Clérigo forem usadas corretamente.
Por exemplo, Shadowheart pode facilmente lançar Escudo da Fé e Imagem Espelhada no 4º nível, tornando-a rapidamente uma das tanques mais formidáveis. Em essência, Escudo da Fé concede ao conjurador 2 AC adicionais. Enquanto isso, Imagem Espelhada não apenas oferece aos jogadores três (3) duplicatas para distrações, mas cada uma dessas distrações também confere mais 3 AC.
Confira também:
- Baldur’s Gate 3: Como libertar a Shadowheart
- Baldur’s Gate 3 – Qual o nível máximo no jogo?
- Baldur’s Gate 3 – Jogo contará com mais de 17 mil finais distintos
Baldur’s Gate 3 está disponível para PC e será lançado no dia 6 de setembro para PS5.