A grande expansão da indústria do jogo nas últimas décadas teve um impacto muito significativo na economia global, movimentando bilhões de dólares a cada ano, gerando oportunidades de trabalho e contribuindo para vários setores, como o turismo.
Os jogos de azar exercem um magnetismo irresistível sobre as pessoas, oferecendo entretenimento fora da rotina diária e a e possibilidade de transformar pequenas apostas em grandes somas de dinheiro. Tendo isso em mente, os cassinos estão constantemente em busca de inovações e formas de oferecer aos seus clientes experiências únicas, sem deixar de lado a preocupação por proporcionar ambientes seguros e responsáveis para o jogo como um todo.
Se bem os cassinos possuem estruturas e tecnologia projetadas para oferecer fair play aos seus clientes e detectar qualquer tentativa de fraude, esses estabelecimentos enfrentam constantemente tentativas de trapaça, tanto nos locais físicos quanto na web, com pessoas que recorrem a várias técnicas e táticas para levar uma vantagem indevida nos jogos de azar.
Ao longo da história, houve capítulos notáveis de golpes e fraudes realizadas por grupos ou mesmo indivíduos para tentar enganar os cassinos mais famosos dos Estados Unidos, localizados maiormente em Las Vegas, Atlantic City e Reno.
Um dos casos mais impressionantes é o de um grupo de jovens alunos brilhantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que nos anos 90 deixou sua marca nas mesas de blackjack (vinte e um, no Brasil) de Las Vegas, ficando rico com uma estratégia conhecida como contagem de cartas, criada pelo matemático Edward Thorp.
Assim, com uma combinação de incríveis habilidades mentais, estratégias sofisticadas e uma determinação implacável, os jovens conseguiram derrotar vários cassinos e garantir uma enorme quantia de dólares. Nesse artigo, vamos mergulhar nessa história fascinante e descobrir como esses jovens geniais mudaram para sempre a história do blackjack.
Utilizando a ciência para vencer nos jogos de azar
Como mencionado, a estratégia de contagem de cartas foi criada pelo Edward Thorp, um matemático do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), na década de 1960. Para o desenvolvimento da técnica, ele obteve ajuda do seu amigo e entusiasta do cassino e dos jogos de azar, o Julian Braun, também matemático.
A contagem de cartas é baseada no acompanhamento de cartas jogadas no blackjack, imaginando a composição do baralho restando e fazendo apostas mais vantajosas. Os cientistas analisaram quais eram as chances de receber cartas altas e cartas baixas em função das cartas que já foram reveladas. Dessa forma, memorizando quais saíram do baralho, é possível deduzir as que estão por vir nas próximas rodadas.
A contagem de cartas é um exemplo de como a ciência e a análise estatística podem ser aplicadas aos jogos de azar. Além de criar o sistema, o Thorp tornou-se milionário e escreveu um livro sobre o assunto, chamado Beat the Dealer, consolidando sua fama e dando origem a uma enorme legião de seguidores.
O MIT Blackjack Team
O grupo, que era liderado pelo J. Ma, um estudante de 25 anos recém ingressado no MIT, aprimorou suas estratégias e habilidades simulando jogos em cenários de cassino e realizando treinamentos intensivos. Além disso, os jovens desenvolveram um sistema de sinais e disfarce para não serem detectados pelos sistemas de vigilância dos estabelecimentos.
As estatísticas dizem que o MIT Blackjack Team teria faturado mais de 5 bilhões de dólares nas mesas de Blackjack, conseguindo lucrar até 400 mil dólares a cada fim de semana. O excepcional ganho acabou chamando a atenção dos cassinos, até que o grupo ficava cercado inteiramente por seguranças na hora de sentar na mesa.
Membros do MIT Blackjack Team
Ao longo da história, vários estudantes do MIT fizeram parte do Blackjack Team. Algum dos nomes com maior destaque associados à equipe são:
- Jeffrey Massar (também conhecido como “Mr. M”): Conhecido como o criador do MIT Blackjack Team, o Massar recrutou vários membros-chave para a equipe. Hoje ele é dono de um reconhecido site de apostas sobre esportes.
- Bill Kaplan: Logo depois de começar a formar parte do MIT Blackjack Team, o Kaplan se tornou o gerente da equipe, responsável por supervisionar as operações e estratégias.
- Jeff Ma: Foi famoso por ser considerado um dos membros mais proeminentes da equipe, e desempenhou um papel fundamental em suas vitórias. Anos depois, O Ma escreveu um livro chamado “The House Advantage” (A Vantagem da Casa), detalhando suas experiências e aventuras nos cassinos.
- Johnny Chang: Outro membro importante da equipe, o Chang foi um dos jogadores mais talentosos e contribuiu para as estratégias e aprimoramento da contagem de cartas.
- Demyon Dukach: Se juntou ao time só na década de 1990, trazendo muitas inovações
Algumas reflexões
A história dos jovens do MIT que conseguiram derrubar os cassinos operando em áreas cinzentas de estratégias no blackjack é um testemunho da inteligência, engenhosidade e coragem de desafiar as odds.
O caso deixou um grande impacto no mundo do jogo, trazendo inspiração para os que procuram explorar os limites da estratégia e do conhecimento. No entanto, levanta algumas questões éticas sobre a importância de jogar dentro das regras, e as consequências das técnicas e estratégias e trapaças nos cassinos e casas de jogos.
Suas conquistas deixaram uma marca duradoura na indústria do jogo e servem como inspiração para aqueles que buscam explorar os limites da estratégia e do conhecimento. No entanto, também fazem questionar os limites éticos e as complexidades por trás do extenso mundo do jogo.