Um dos melhores consoles da história, o Super Nintendo surge na memória de muitas pessoas pelas longas tardes jogando com os amigos. Muito disso se deve ao catálogo rico da plataforma, que trazia opções dos mais variados estilos para quem gostava de jogar sozinho, ou, melhor ainda, aproveitar com os amigos.
Vem com a gente conferir uma seleção bastante ampla de games que você pode aproveitar até hoje para reviver os bons tempos ou simplesmente se divertir. Se algum de seus favoritos acabou ficando de fora, não deixe de contribuir com a gente na seção de comentários. Bora lá ver a nossa lista!
Os melhores jogos para 2 jogadores de SNES
Super Mario Kart
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 1992
Quem diria que já houve um dia em que Mario era somente a estrela de jogos de plataforma. Em 1992, Super Mario Kart provou que não somente o personagem podia aparecer em estilos diferentes, como também que esses jogos poderiam ser muito bons. Divertido até os dias de hoje, Super Mario Kart é um título indispensável do Super Nintendo.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time
- Desenvolvedora: Konami
- Ano de lançamento: 1991
Lançado no auge da popularidade das Tartarugas Ninja, Turtles in Time é um game de briga de rua que se destaca pelo gameplay fluído e pela variedade de sinais. Usando um dos quatro protagonistas, os jogadores vão brigar com o Clã do Pé, dinossauros e robôs em uma trama que passa pela pré-histórico, o futuro distante e a época dos piratas, entre diversos outros cenários.
Super Bomberman
- Desenvolvedora: Konami
- Ano de lançamento: 1993
Embora a Hudson tenha deixado de existir faz tempo, as memórias dos melhores jogos que ela criou permanecem graças a títulos como Super Bomberman. O modo multiplayer é o que se destaca no game, permitindo que vários jogadores testem suas táticas para explodir seus amigos, ao mesmo tempo em que evitam ser alvos de bombas que podem ter sido plantadas por eles mesmos.
Goof Troop
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1993
Anos antes de ajudar a criar Resident Evil, Shinji Mikami criou o melhor jogo estrelado por Pateta e Max, a dupla que é demais. Presos em uma ilha repleta de piratas, pai e filho precisam cooperar para resolver quebra-cabeças, derrotar adversários e vencer diversos desafios. Cada protagonista tem habilidades e limitações únicas e, embora seja divertido jogar sozinho, o verdadeiro potencial do game se revela no modo multiplayer cooperativo.
Sunset Riders
- Desenvolvedora: Konami
- Ano de lançamento: 1991
Sunset Riders é um jogo de tiro com progressão lateral no qual assumimos o papel de quatro caçadores de recompensa que trabalham entre si. Cada um conta com estilos de tiro e upgrades diferentes, fazendo com que seja preciso saber cooperar bem com seus amigos para chegar ao fim da aventura. Ao jogar, tenha somente certeza de uma coisa: não ter Cormano em seu time é um verdadeiro crime.
Super Street Fighter II
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1993
Diversos jogos com o título Street Fighter 2 poderia estar aqui, mas escolhemos a versão Super porque ela traz o elenco mais completo. Um ótimo jogo de luta até os dias atuais, ele coloca um elenco formado por 16 personagens diferentes para brigar em cenários variados. Bastante divertido, esse é daqueles jogos que faziam muita gente passar o fim de semana inteiro treinando para conseguir vencer os colegas de colégio nos torneios do bairro.
Contra III: The Alien Wars
- Desenvolvedora: Konami
- Ano de lançamento: 1992
Contra III: The Alien Wars é daquele jogo que é feito para ser difícil a ponto de você querer jogar o controle na parede. Até mesmo por isso, a melhor maneira de encará-lo é junto com um amigo, que vai ajudá-lo a matar as diversas hordas de alienígenas e pode até mesmo acabar tomando alguns tiros em seu lugar. Só lembre de combinar direitinho com ele de quem é a vez de pegar o próximo upgrade de armas que aparecer.
Zombies Ate My Neighbors
- Desenvolvedora: LucasArts
- Ano de lançamento: 1993
Uma horda de zumbis está se aproximando de sua vizinhança, e somente os jovens Zeke e Julie parecem ter o que é preciso para garantir que alguém vai sobreviver a ela. Para tornar isso possível, o game traz diversas armas e power-ups espalhados pelos cenários, que tornam lidar com os mortos-vivos uma tarefa bem divertida.
Kirby Super Star
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 1996
Embora tecnicamente seja uma aventura single player, Kirby Super Star também tem um elemento multiplayer bastante presente. Quando o personagem principal usa sua habilidade de cópia, ela gera um clone que pode ser usado por outro jogador, permitindo que duas pessoas encarem juntas as divertidas fases de plataforma que o game oferece.
Wild Guns
- Desenvolvedora: Natsume
- Ano de lançamento: 1995
Wild Guns é um jogo que pode parecer um western convencional, mas você vai mudar de ideia sobre isso a partir do momento em que o primeiro robô gigante. Podendo controlar a jovem Annie ou o caçador de recompensas Clint, os jogadores precisam atirar em centenas de adversários e se esconder no momento certo para conseguir chegarem vivos até o final de sua missão de vingança.
Final Fight 3
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1996
Criado especialmente para o Super Nintendo, o terceiro capítulo da série de brigas de rua trouxe de volta os protagonistas Guy e Haggar, que agora eram acompanhados pelos novatos Lucia e Dean. Apresentando novos movimentos, o game pode não ser exatamente original, mas ainda garante muita diversão para quem gosta de esmurrar diversos vilões virtuais em parceria com um amigo.
NBA Jam Tournament Edition
- Desenvolvedora: Iguana Entertainment
- Ano de lançamento: 1994
Enquanto hoje em dia jogos esportivos prezam pelo realismo, NBA JAM: Tournament Edition tinha como foco a diversão. Escolhendo versões compactas de jogadores famosos da NBA, os jogadores podiam fazer enterradas que desafiavam as leis da física e usar uma série de power-ups para detonar nas quadras virtuais. Para completar, ele trazia vários personagens especiais, incluindo o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.
Battletoads & Double Dragon
- Desenvolvedora: RARE
- Ano de lançamento: 1993
Lançado em 1993, Battletoads & Double Dragon foi um verdadeiro fenômeno, reunindo em um só cartucho duas das séries de jogos de briga de rua mais famosas da história. Além de trazer cinco protagonistas, o game se destacava por misturar vilões e por manter um alto nível de dificuldade em suas sete fases com temas variados.
Tetris Attack
- Desenvolvedora: Intelligent Systems
- Ano de lançamento: 1996
Não se engane: apesar de manter o nome da série, Tetris Attack tem pouco a ver com os outros jogos da franquia. Nele, em vez de agrupar blocos com formatos diferentes, o jogador precisa combinar aqueles que trazem desenhos semelhantes — mais ou menos como Bejeweled ou Candy Crush funcionam atualmente. Divertido no single player, ele se torna ainda mais legal quando jogado de forma competitiva.
Pocky & Rocky
- Desenvolvedora: Natsume
- Ano de lançamento: 1992
Dos mesmos criadores de Harvest Moon, Pocky & Rocky é um jogo com visuais bastante fofinhos, mas que esconde dentro de si um shooter bastante completo. Controlando a dupla que dá título ao game, o jogador vai passar por cenários variados enfrentando várias figuras da mitologia japonesa em seu caminho. Simples de jogar, mas difícil de dominar, esse é daqueles jogos que podem ser aproveitados pela família inteira.
International Superstar Soccer Deluxe
- Desenvolvedora: Konami
- Ano de lançamento: 1995
Se hoje em dia o Bomba Patch virou uma verdadeira instituição nacional, muito disso se deve graças ao legado que International Superstar Soccer criou no Super Nintendo. Um excelente jogo de futebol para sua época, ele trazia seis modos de jogo diferentes, 48 times selecionáveis e várias recriações de partidas históricas. O game era tão famoso e querido que até hoje nomes como Gomez, Allejo, Paco e Redonda fazem parte das memórias dos fãs dos esportes virtuais.
Mortal Kombat II
- Desenvolvedora: Midway
- Ano de lançamento: 1993
Depois de estrear no Super Nintendo com uma versão repleta de censuras, Mortal Kombat 2 chegou provando que a violência exagerada era parte essencial da série. O segundo título trouxe um elenco de lutadores ainda mais legal, sistemas de combate refinados e até mesmo uma história divertida para quem se importa com isso. Mas o que importava mesmo era que tirar uns contras com os amigos era bem legal e rendia disputas para muitos meses.
Killer Instinct
- Desenvolvedora: RARE
- Ano de lançamento: 1994
Quando pensamos na RARE, a primeira imagem que vem à mente é de jogos de plataforma com algum bichinho fofinho. Killer Instinct é o completo oposto disso, colocando lutadores bizarros para lutar em combates repletos de violência. O mais legal do game é seu sistema de combos, que são fáceis de aprender e garantem uma boa tiração de sarro entre seus amigos.
Aero Fighters
- Desenvolvedora: Tecmo
- Ano de lançamento: 1992
Enquanto jogos de tiro normalmente são associados aos arcades, o Super Nintendo também teve uma boa dose deles. No caso de Aero Fighters temos uma experiência bastante clássica do gênero, em que tão importante quanto atirar e pegar os upgrades certos é saber se posicionar para evitar a chuva de tiros gerada pelos adversários.
Mighty Morphin Power Rangers: The Movie
- Desenvolvedora: Natsume
- Ano de lançamento: 1995
Na época em que os Power Rangers estavam no auge, poder aproveitar na tela da TV os mesmos eventos do filme era algo sensacional. Tudo isso graças a um beat’em up que, se não era nada revolucionário, era bastante honesto. Além disso, era muito legal poder ver seus personagens favoritos se transformando em tempo real para lutar contra as forças do mal.
Joe & Mac
- Desenvolvedora: Data East
- Ano de lançamento: 1991
Joe & Mac é um game de plataforma que conta a história de dois personagens que moram na idade da pedra. Usando bumerangues, pedras, fogo, eletricidade e diversas outras ferramentas, eles passam por fases variadas enfrentando dinossauros e resgatando pessoas raptadas por uma tribo rival. Divertido e bem colorido, o game mantém sua qualidade até os dias atuais.
Captain Commando
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 1995
Mestre dos jogos de briga de rua, a Capcom apostou em um cenário futurista em Captain Commando, que traz como protagonistas um super-herói, uma múmia, um bebê e um ninja. Os protagonistas dão o tom da aventura que passa por cenários bastante variados e traz alguns dos inimigos mais criativos que o mundo dos games já viu. Também ajuda que o gameplay é bem divertido e traz um sistema de armas e equipamentos bastante variados.
Samurai Shodown
- Desenvolvedora: SNK
- Ano de lançamento: 1993
Samurai Shodown é um jogo que desde suas raízes se diferencia por trazer um sistema de combates mais cadenciado, no qual todos os golpes contam. Situado no Japão feudal, o game traz um elenco de personagens bem variado e mecânicas como um entregador que joga bombas e frangos no meio da partida, elementos que podem acabar mudando o fluxo de uma luta.
Fatal Fury Special
- Desenvolvedora: SNK
- Ano de lançamento: 1993
Fatal Fury Special é uma espécie de mistura entre os dois primeiros jogos da série de luta, trazendo inclusive a possibilidade de controlar seus chefes e até mesmo Ryo Sakazaki, de Art of Fighting. Usando um sistema inovador de dois planos de combate, o game tem bases bastante sólidas que resistiram muito bem à passagem do tempo.
Street Racer
- Desenvolvedora: Vivid Image
- Ano de lançamento: 1994
Dizer que Street Racer é um mero clone de Mario Kart seria fazer um desserviço a esse jogo de corrida não exatamente original, mas muito divertido. O jogo trazia um elenco de personagens variados e com poderes únicos, pistas repletas de desafios e uma inteligência artificial que se adaptava à maneira como cada pessoa joga. E o melhor de tudo é que dá pra aproveitar tudo em um multiplayer com suporte a até quatro jogadores no Super Nintendo.
Super Double Dragon
- Desenvolvedora: Technos
- Ano de lançamento: 1992
Responsável por popularizar o gênero dos beat’em ups, Double Dragon chegou ao Super Nintendo com uma versão especial para os consoles de mesa. O game apresenta a luta dos protagonistas Billy e Jimmy Lee contra a gangue Shadow Warrior, apresentando cenários variados e uma dose generosa de desafios.
The Lost Vikings
- Desenvolvedora: Silicon and Synapse
- Ano de lançamento: 1993
Antes de se transformar na Blizzard, a Silicon and Synapse já fazia sucesso com jogos como The Lost Vikings, que mistura ação e quebra-cabeças de maneira genial. O jogo traz três protagonistas com habilidades únicas que devem se alternar entre si para sobreviver a um mundo futurista. No multiplayer, cada pessoa controla um personagem, e é preciso se coordenar bem para conseguir chegar ao final de cada fase.
Donkey Kong Country
- Desenvolvedora: RARE
- Ano de lançamento: 1994
Reboot da série clássica de Donkey Kong, o jogo da RARE revolucionou a franquia ao transformá-la em uma experiência de plataforma com gráficos de ponta. Enquanto no modo single player o jogador pode alternar entre dois protagonistas, no multiplayer cada jogador é responsável por um dos macacos que estrelam a aventura.
Secret of Mana
- Desenvolvedora: Squaresoft
- Ano de lançamento: 1993
Segundo jogo da série Mana, Secret é um RPG de ação bastante tradicional, no qual os jogadores partem em uma jornada para salvar o mundo. O que ajudava a diferenciar ele em meio a várias opções do gênero era o fato de que ele podia ser aproveitado em multiplayer para até três jogadores, cada um deles controlando um dos protagonistas.
Metal Warriors
- Desenvolvedora: LucasArts
- Ano de lançamento: 1995
Metal Warriors é um jogo de ação futurista com progressão lateral no qual controlamos robôs gigantes e temos que completar um total de nove missões. Os jogadores podem escolher entre seis tipos diferentes de roupas mecânicas, cada uma trazendo um ataque baseado em uma mecânica única. Embora tenha recebido um lançamento limitado na época, o game acabou virando umas das referências entre o vasto catálogo do Super Nintendo com o passar do tempo.
Super Smash TV
- Desenvolvedora: Beam Software
- Ano de lançamento: 1990
Hoje em dia, Super Smash TV parece muito a proposta de um reality show que poderia estar em uma plataforma de streaming. Em um futuro distante, dois soldados topam participar de um programa televisivo repleto de violência em que é preciso matar uma grande quantidade de oponentes para ganhar prêmios que vão de torradeiras elétricas até geladeiras. Tudo isso resulta em um jogo bem divertido e desafiador, especialmente em seu modo multiplayer.