Akira Toriyama, o criador do icônico mangá Dragon Ball, explicou recentemente os motivos por trás de sua decisão de parar de desenhar mangá. Em uma entrevista, Toriyama fornece uma visão fascinante sobre o processo criativo por trás de uma das obras mais amadas de todos os tempos.
Por vários anos, Akira Toriyama foi um dos mangakás mais renomados do mundo, sendo mais conhecido por ter criado a icônica franquia Dragon Ball. Entretanto, mesmo com a produção de uma nova série de mangá na franquia, Dragon Ball Super, Toriyama não tem participado do processo criativo de desenho.
Ao invés disso, a responsabilidade tem sido passada para Toyotarou, um artista japonês que já trabalhou em outros projetos relacionados a Dragon Ball. Recentemente, em uma entrevista para o próximo filme Sand Land, Toriyama revelou o porquê de ter parado de desenhar mangá.
Ele sempre trabalhou com um porta-canetas em particular, que tem uma tendência a perder em seu espaço de trabalho. Segundo Toriyama, usar outro porta-canetas “simplesmente não parecia certo”. A resposta pode parecer irônica, mas faz sentido, considerando o tempo que ele usou o porta-canetas em questão.
Para que seu trabalho seja criativo, as ferramentas de Akira Toriyama são bem importantes
Segundo um tweet compartilhado por Derek Padula, estudioso de Dragon Ball, Akira Toriyama tem utilizado o mesmo porta-canetas há mais de cinquenta anos. A citação foi retirada do livro Dragon Ball: El manga legendário, publicado em 2008 e traduzido para o inglês por Padula.
Embora Toriyama possua inúmeros porta-canetas, ele sempre volta a utilizar o mesmo, que agora perdeu mais uma vez, como afirmado na citação compartilhada pelo Anime Senpai.
Essas informações oferecem um vislumbre da relação entre um artista e sua ferramenta de trabalho, mostrando como até mesmo pequenos objetos podem ter grande importância no processo criativo.
“‘SAND LAND’ foi finalizado digitalizando o manuscrito de papel pintado em um computador e usando software para aplicar cores sólidas e meus próprios tons. Provavelmente quase não dormia… Depois de terminar todos os episódios, perdi meu amado porta-canetas de madeira que eu usava desde antes da minha estreia. Era um porta-canetas que se tornou familiar à minha mão por um longo tempo, sendo esculpido e desgastado com uma faca e lixa. Era um porta-canetas que se tornou familiar à minha mão durante um longo período de tempo. Eu comprei um novo porta-canetas e tentei afiá-lo de um jeito ou de outro, mas simplesmente não parecia certo. Desde então, tenho usado isso como desculpa para quase não desenhar nenhum mangá (risos).” – Afirma Akira Toriyama.
Considerando o senso de humor presente em Dragon Ball, não seria surpreendente se a perda do porta-canetas fosse uma das muitas piadas criadas por Akira Toriyama. Entretanto, se for verdade, a razão pela qual ele parou de desenhar mangá não é aquela que muitos fãs esperavam.
Normalmente, os mangakás sofrem de intensa pressão e tensão devido a prazos apertados e trabalho árduo, o que seria a razão mais óbvia para a pausa criativa de Toriyama. No entanto, a razão oficial é a falta de uma de suas ferramentas favoritas para criar mangá.
Dado o trabalho prolífico de Toriyama e sua preferência por utilizar a mesma ferramenta, é compreensível que a perda do porta-canetas seja um motivo relevante para sua pausa criativa.
Desde 2015, Dragon Ball Super tem sido serializado, com a escrita ainda a cargo de Akira Toriyama. As ilustrações para a série foram confiadas a Toyotarou, e a recepção dos fãs tem sido extremamente positiva, transformando a série em um best-seller.
Apesar da perda do porta-canetas, Akira Toriyama terá seu próximo trabalho, Sand Land, lançado no Japão em agosto deste ano, permitindo aos fãs apreciarem mais uma criação do renomado mangaká nas telonas.
Confira também:
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
- Entenda por que Vegeta chama Goku de Kakaroto em Dragon Ball
- Entenda por que Vegeta não pode se transformar em Super Saiyajin 3 em Dragon Ball
- Cosplayer recria a Bulma de pijama do arco de Namekuzei em Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.
Dragon Ball Super pode ser conferido por completo na Crunchyroll.
No post de hoje comentamos sobre: Confira a revelação do criador de Dragon Ball sobre por que ele deixou de desenhar mangá.