Comida em animes parece ser sempre muito deliciosa, mas afinal, o que torna essas comidas tão atraentes?
Afinal, por que a comida dos animes parece sempre ser tão boa?
O vapor subindo de uma tigela de Ramen quente, ou a textura suave e brilhante de Omurice, os animadores japoneses realmente têm uma maneira de brincar com visuais de comida que despertam um sentimento legal nos espectadores.
Em outras formas de mídia, como as animações ocidentais , a comida geralmente é tratada como um elemento de fundo no quadro, consequentemente sendo animada com o mínimo de esforço. As animações japonesas, por outro lado, fazem da comida o ponto focal do quadro, o que, por sua vez, faz com que os pratos pareçam quentes e cheios de alma.
Outro fator que contribui para o fato de a comida na tela parecer muito mais tentadora em comparação com a vida real é a arte da ênfase. A comida no anime parece boa simplesmente porque os animadores podem elevar certos recursos e aproximá-los da perfeição. Além disso, os pratos animados pertencem à percepção dos espectadores sobre a comida, o que significa que os pratos são apresentados de uma maneira que sacia o viés da mente de como a comida deve ser.
As condições rigorosas para pregar comida no anime não são simplesmente uma questão de raciocínio intrínseco, pois a verdadeira força por trás desse aspecto das animações é ‘Washoku’, um termo usado para descrever a cultura alimentar japonesa.
Washoku em si é um princípio, definindo todos os costumes e regras tradicionais referentes à produção e processamento de alimentos. Esses princípios fundamentais foram preservados por séculos e são claramente evidentes nos métodos culinários do século 21 no Japão.
Considerando a importância que a cultura alimentar tem na sociedade japonesa, é natural que a mídia básica do país incorpore os mesmos valores em suas animações. A comida também tem uma importância considerável na cultura do Japão, já que os pratos tradicionais são uma parte central de todos os festivais culturais. O país leva essa reverência ainda mais longe ao celebrar as frutas da estação com festivais durante todo o ano.
Como é evidente no conceito de Washoku, a comida está profundamente arraigada em todos os aspectos da sociedade japonesa, forçando os animadores a detalhar excessivamente e acertar esse aspecto do anime. No entanto, outro fator por trás da consideração supérflua do Japão pela comida está na religião. A religião majoritária do país é o ‘Xintoísmo’, uma crença que adora espíritos que se encontram dentro de todos os seres vivos e não vivos, e para adorar esses espíritos, oferendas são feitas na forma de alimentos deliciosos.
Com tamanha importância religiosa atribuída à comida, não é surpresa que um tremendo esforço seja feito para aperfeiçoar os efeitos visuais da comida e quaisquer emoções que possam surgir com as vistas de dar água na boca. Juntando todos esses fatores, a comida tem um valor imenso na cultura japonesa e na sociedade como um todo, o que deve se refletir na mídia do país, especialmente no anime.