Dragon Ball Z é a parte da franquia mais popular até hoje entre os fãs, mas o Dragon Ball original fez algumas coisas de forma muito superior a sua sequência.
5 coisas que o anime original de Dragon Ball faz melhor que Dragon Ball Z
Sem mais delongas, confira a lista completa abaixo:
Domínio das artes marciais
Embora apresentasse alguns elementos sobrenaturais desde o início, Dragon Ball começou a vida com um foco muito mais pesado nas artes marciais do que seu sucessor. Muitas das histórias anteriores da série giram em torno do treinamento de Goku, com novas técnicas muitas vezes desempenhando um papel importante em suas vitórias, em vez do Saiyajin simplesmente confiar na força bruta ou transformações chamativas como ele acaba fazendo mais tarde.
Ritmo melhor
Por mais icônica que seja a luta de Goku com Freeza, muitas pessoas se lembram dela pelas razões erradas. A contagem regressiva de cinco minutos para a destruição de Namekusei é talvez a principal delas e muitas vezes é ridicularizada devido ao fato de que esses supostos cinco minutos de alguma forma conseguem abranger vários episódios de mais de 20 minutos. Dragon Ball Kai melhorou um pouco o ritmo dessa sequência, embora, em última análise, esse seja um problema que assola a maior parte de Dragon Ball Z de uma forma ou de outra.
Foco na aventura
A luta pode sempre ter desempenhado um papel central em Dragon Ball, mas a série original fez questão de explorar alguns temas e ideias adicionais também. Muitos episódios tinham um foco pesado em amizade e aventura, com esses dois motivos trabalhando juntos incrivelmente bem e complementando perfeitamente a narrativa abrangente de artes marciais que realmente definiu a série. Infelizmente, tudo isso mudou nos anos que se seguiram.
Episódios de humor e diversão
Uma das principais consequências da mudança de foco mencionada acima foi que o tom de Dragon Ball Z era muito mais sério do que em Dragon Ball. Isso, por sua vez, significava que havia muito menos oportunidades para diversão e humor. Para ser justo, isso não é exatamente um grande problema ao olhar para Z como uma série independente, especialmente considerando seu público-alvo, mas criou uma desconexão bastante flagrante entre ela e seu antecessor.
Melhor desenvolvimento de personagem
Definitivamente, há um argumento a ser feito de que parte do humor encontrado nos primeiros episódios de Dragon Ball não envelheceu muito bem, embora ainda funcione devido ao fato de Goku ser uma criança. Isso também permite um crescimento intenso do personagem, com Goku forçado a amadurecer em um ritmo bastante rápido devido às situações sérias em que ele se encontra.
Goku também não é o único personagem com um arco interessante em Dragon Ball. Tanto Piccolo quanto Chien são incrivelmente bem desenvolvidos, mudando gradualmente de inimigo para amigo ao longo da série clássica de anime. Os fãs de DBZ podem apontar para o arco de redenção de Vegeta como um exemplo da habilidade de Z de explorar habilmente seus personagens também, mas, quando tudo está dito e feito, o arco de Vegeta é incrivelmente semelhante ao de Piccolo, apenas estendido por um período muito maior de tempo.
Confira também:
- Afinal, o “Piccolo Laranja” é mais forte que Goku em Dragon Ball Super?
- Como Piccolo conseguiu sua nova transformação em Dragon Ball Super: Super Hero?
- Afinal, o Piccolo Laranja é canônico em Dragon Ball Super?
- Goku quase criou o pior vilão da história de Dragon Ball
- Personagem de Dragon Ball já apareceu em Naruto e quase ninguém percebeu
Dragon Ball Super pode ser conferido por completo na Crunchyroll.