Ano passado, no anúncio oficial do Playstation 4, uma novidade misteriosa foi revelada: A nova engine Panta Rhei, criada pela Capcom.
Até aqui não vimos a engine em ação, mas uma nova screenshot de Deep Down, que ilustra essa matéria, chamou a atenção e recolocou a Panta Rhei em evidência. Aproveitando isso, o gerente sênior da empresa, Masaru Ijuin, discutiu um pouco sobre a nova engine em um post no blog oficial.
Ijuin explicou que a MT Frameworks, engine da empresa para a velha geração, estava começando a ter problemas com as exigências de hardware da geração atual, apesar de ainda ser considerada uma engine poderosa. Aí vinha a questão: Atualizar a MT Frameworks ou criar uma nova engine?
Apesar da primeira opção ter sido cogitada, eles decidiram construir a Panda Rhei do zero, para atender as exigências da produção de um jogo para PS4 e Xbox One, que precisam de um trabalho “oito ou dez vezes maior do que é necessário para produzir um jogo da geração atual.
A intenção da empresa, porém, é continuar usando a MT Frameworks, exceto em jogos para PS4 e Xbox One. Um infográfico foi lançado para ilustrar o uso de cada uma das engines.
Apesar da aparente dificuldade, pelo menos inicial, em ter que fazer uma mesma equipe trabalhar com duas engines diferentes, Ijuin acha que vai valer a pena: “A Panta Rhei foi desenvolvida pra alcançar o desempenho máximo dos consoles da nova geração, mas para fazer jogos mais empolgantes, é preciso passar por um processo de teste e erro, para ajustar parâmetros, de acordo com a forma que os jogos são jogados”.
Sobre Deep Down, título exclusivo do PS4 e o único anunciado com a Panta Rhei até aqui, Ijuin garante que os jogadores “ficarão impressionados com o realismo da renderização do fogo no jogo”, já que a engine permite a criação de uma fluidez impressionante nas chamas, causando empolgação geral entre os produtores. Se isso é um sinal de piromania ou sinal de um visual impressionante, em breve saberemos.
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