Se toda retrospectiva do ano tivesse que ter obrigatoriamente um nome, um dos nomes viáveis para a retrospectiva de games de 2013 seria “O ano do Kickstarter”. Isso porque a ferramenta de arrecadação realmente se solidificou esse ano, especialmente no meio indie, e já arrecadou mais de $200 milhões.
O Kickstarter divulgou estatísticas sobre todas as categorias suportadas pelo site, 13 no total, durante esse ano. Foram $920 milhões arrecadados entre 13 categorias. Os games lideram a lista como a categoria que mais arrecadou, sendo $178.15 milhões dos $789 milhões arrecadados em campanhas bem-sucedidas (entre todas categorias).
O ponto negativo fica por conta da porcentagem de conclusão de projetos. Apesar da quantia levantada, apenas 35,08% das campanhas de jogos alcançaram sua meta, estando bem abaixo dos projetos de dança, com mais de 70%, e de música, com 55%. Tudo bem que as metas são provavelmente menores, assim como o número de projetos, mas não deixa de ser um sinal de alerta.
E eis a pergunta: Dos jogos financiados pelo Kickstarter nesse ano, já lançados ou ainda não, qual é o projeto que mais te chama atenção ou o mais esperado? Conte pra gente nos comentários.