No último capítulo de Life is Strange: Colors, você deverá condenar ou perdoar um personagem que fez coisas horríveis na história. Esta escolha é o ápice do jogo e acontece durante uma cena emocionante onde Alex confronta essa pessoa na frente de todos os moradores da aparentemente pacata Haven Springs. Neste guia, você confere as consequências de condenar ou perdoar em Life is Strange: True Colors, mas fique atento: você encontrará GRANDE SPOILERS a seguir, que podem estragar a sua experiência com o game. Por isso, siga com cuidado.
Sem dúvida nenhuma, essa decisão é a mais intensa, poderosa e comovente de toda a narrativa. Como ela se manifesta depois de uma cena bem forte, pode ser que você se deixe envolver e faça sua escolha baseada nisso. Vale lembrar que não existe uma resposta certa ou errada, mas a opção que você seguir revelará algo sobre Alex. Vamos falar sobre isso a seguir. Novamente, GRANDES SPOILERS à frente, então não diga que não foi avisado!
Condenar ou perdoar em Life is Strange: True Colors?
A opção de perdoar significa que Alex entendeu a sua perda, suas emoções e que encontrou um lar em Haven Springs. É uma decisão que foca na narrativa empática do jogo, ao invés de acentuar o ódio. Condenar, no entanto, apresenta o oposto em termos de desenvolvimento da personagem, já que Alex revisita o seu passado, os caminhos que a sua vida tomou, suas emoções negativas e as pessoas que encontrou nesse novo capítulo de sua jornada.
Na cena em que a protagonista confronta esse personagem, há uma espécie de votação, onde cada um dos moradores diz se acredita ou não na versão apresentada por Alex. Esse ódio da decisão condenatória também envolverá quem agiu contra a protagonista nessa votação. Todos os sentimentos ruins serão trazidos à tona nessa momento, então você terá uma explosão de dois estados de espírito diferentes dependendo da sua decisão.
Agora, vamos falar mais claramente sobre essa pessoa que desperta essas sensações em Alex. Se você já concluiu a trama, sabe que estamos falando sobre Jed, que durante todo o jogo é considerado o herói da cidade. No final, você descobre que ele cometeu um erro e fez um acordo com a Typhon para cobrir uma mentira; e o que poderia somente envolver a vida de Jed em Haven acaba respingando na história de Alex e na morte de seu irmão, Gabe.
Como já mencionamos anteriormente, escolher entre condenar ou perdoar Jed em Life is Strange: True Colors tem relação com o modo como você levou Alex por sua jornada. Você tomou decisões mais empáticas ou usou seu poder apenas para interesse próprio? De qualquer modo, Jed irá cair aos prantos independente da sua opção, e a verdade finalmente será revelada em Haven Springs. Você ainda terá mais uma oportunidade, no final da trama, de escolher o futuro de Alex, então encare esse momento de confronto como um desenvolvimento do arco da protagonista.
Pensando em tudo isso que te falamos, qual será a sua decisão final? Conte para a gente nos comentários!
Confira também:
- Compre produtos da franquia Life is Strange
- Life is Strange: True Colors – Review
- Life is Strange: True Colors – Será que você deve absorver a Raiva de Charlotte?