InícioGamesNew Pokémon Snap – Review

New Pokémon Snap – Review

O Nintendo 64 foi um console que deu a GameFreak uma liberdade para tentar coisas novas com a franquia Pokémon. Ao invés de portar a fórmula dos jogos portáteis para o console de mesa, a desenvolvedora decidiu criar jogos novos, usando ideias totalmente diferentes como Pokémon Stadium, Hey you, Pikachu e claro, Pokémon Snap.

PUBLICIDADE

Pokémon Snap foi um jogo completamente diferente de tudo que a GameFreak já havia feito, indo de um RPG por turnos para um jogo em primeira pessoa onde o objetivo é tirar fotos dos Pokémon que vivem em um determinado mapa. Esta simples ideia repleta de charme foi o suficiente para criar um jogo repleto de charme e que milhões de pessoas amam até hoje. Agora, mais de 20 anos depois, uma continuação direta do jogo de Nintendo 64 foi lançada. Mas será que New Pokémon Snap consegue corresponder às expectativas deixadas por duas décadas de espera? Vamos descobrir.

PUBLICIDADE

Assim como seu antecessor, New Pokémon Snap é um jogo em primeira pessoa on-rails – o que significa que não podemos mover nosso personagem livremente, ele sempre é obrigado a seguir um caminho pré-determinado em cada fase, como se estivesse em trilhos – onde o objetivo é observar o comportamento dos Pokémon e tirar as melhores fotos possíveis das criaturinhas.

New Pokémon Snap

Este conceito é muito simples, e não precisa de muito para que qualquer pessoa entenda o que precisa fazer, independente de sua experiência com videogames, o que é perfeito para um jogo casual como este. O gameplay de New Pokémon Snap é extremamente intuitivo, e acima de tudo, divertido.

Há um certo charme no mundo de New Pokémon Snap que chega a ser difícil de explicar. Ver vários Pokémon vivendo suas vidas normalmente é algo que nunca vemos nos jogos principais da franquia, e é por causa disto que cada interação entre os pokémon deixa o jogador automaticamente interessado. Ver um pichu e um grookey correndo e brincando juntos é extremamente fofo, enquanto ver uma mãe Kangaskhan colocando seu filhote em sua bolsa para protegê-lo caso você interaja com ele é um momento pra lá de legal.

Poder ver o comportamento dos Pokémon que tanto amamos ao longo dos anos em primeira mão é algo incrível, e para mim, é a melhor parte do jogo.

New Pokémon Snap

PUBLICIDADE

Mas como exatamente New Pokémon Snap funciona? Assim como a mecânica principal do jogo, o seu objetivo também não é nada complexo. Somos enviados a Região Lental para ajudar o Professor Mirror a pesquisar um fenômeno conhecido como o Fenômeno Illumina, uma espécie de mutação misteriosa que faz alguns Pokémon brilharem a noite.

Para ajudar na pesquisa, somos enviados para as mais diferentes partes de Lental, e precisamos tirar o maior número de fotos possível dos pokémon que vivem na área, tanto para entender melhor seu comportamento como para tentar descobrir mais sobre o Fenômeno Illumina. Cada uma das fases do jogo dura algo em torno de 3 à 5 minutos, e cada uma delas é completamente diferente da outra, tanto na ambientação quanto nos tipos de Pokémon presentes nelas.

Florestas, vulcões, desertos, praias e até mesmo o fundo do oceano são apenas algumas das fases de New Pokémon Snap, e esta variedade é muito bem vinda. Cada nova fase desbloqueada é recheada de novos Pokémon, que por sua vez possuem comportamentos e interações inéditos.

PUBLICIDADE

Mas isto não é tudo. Cada fase possui quatro níveis diferentes, que são desbloqueados conforme você tira fotos dos Pokémon que vivem nela. Cada um destes níveis traz pequenas alterações à fase, como um possível caminho alternativo, ou um Pokémon que não podia ser visto antes. Como se não fosse o bastante, muitas fases de New Pokémon Snap também possuem variações noturnas, com Pokémon diferentes e quatro níveis para serem desbloqueados.

Isto torna New Pokémon Snap um jogo absurdamente rejogável. Sempre há uma nova interação para se ver ou um novo mistério para se desvendar. O jogador é recompensado por prestar atenção nos Pokémon e interagir com eles com novas formas de interagir e novos comportamentos para se observar. Enquanto a história principal pode ser terminada em cerca de 6 ou 8 horas, o jogo pode passar facilmente das 30 horas, tamanha é a quantidade de conteúdo adicional presente nele.

PUBLICIDADE

Para completar a entrada de cada Pokémon na sua PhotoDex, é preciso fotografá-los realizando 4 ações diferentes. Porém, o jogo dá pouquíssimas dicas sobre o que fazer para que os Pokémon realizem estas ações, o que induz o jogador a ser criativo quando se encontrar com cada Pokémon. Enquanto algumas interações são simples de se encontrar, outras podem precisar de ações bem específicas, como fazer um pokémon seguir um rastro de maçãs até se encontrar com um Pokémon diferente, por exemplo.

Estes detalhes tornam toda fase jogada uma experiência diferente, o que é ótimo. Entretanto, para desbloquear os níveis posteriores de cada fase (principalmente o nível 4), é necessário uma quantidade muito alta de pontos, o que significa que é necessário revisitar cada fase muitas vezes. Isto pode ser um atrativo para muitos jogadores, enquanto outros podem acabar achando a experiência repetitiva.

PUBLICIDADE

No mais, New Pokémon Snap é um jogo repleto de charme que pega todas as melhores partes do jogo original e as melhora, com uma maior quantidade de fases, variações de cada fase e claro, de Pokémon. O gameplay é extremamente intuitivo e simples de se entender, e o jogo como um todo é simples de se jogar, o que torna a experiência do game casual e altamente relaxante. Com um alto fator de rejogabilidade e a possibilidade de enviar suas fotos e ver as fotos de outros jogadores pela internet, New Pokémon Snap com certeza é um sucessor digno do jogo de Nintendo 64, e uma ótima escolha para todos os fãs da franquia Pokémon.

Review elaborado com uma cópia do jogo cedida pela Nintendo do Brasil.

PUBLICIDADE

Resumo para os preguiçosos

New Pokémon Snap consegue superar seu antecessor em todos os quesitos, pegando as melhores partes dele e as trazendo para a era moderna. O jogo é lotado de conteúdo e possui um fator de rejogabilidade muito alto, além de ser simples de se entender e mais simples ainda de se jogar. New Pokémon Snap é um jogo casual e relaxante, perfeito para a toda família, apesar de não possuir legendas em português.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Simples de entender e mais simples ainda de se jogar
  • Alto valor de rejogabilidade
  • Ótimos gráficos
  • Muitos segredos para se descobrir ao observar o comportamento dos Pokémon

Contras

  • Não possui legendas em português
  • É preciso revisitar certas fases muitas vezes para desbloquear as novas versões da mesma, o que pode pode tornar o jogo repetitivo para alguns jogadores
PUBLICIDADE
David Brito
David Britohttp://criticalhits.com.br
Fã de Roguelikes e J-RPGs, David passa a maior parte do seu tempo livre testando novos jogos e lembrando a todos o quanto ele ama a franquia Persona.