Assistir a Cavaleiros do Zodíaco em ordem cronológica pode ser um desafio para quem está começando o anime neste momento, e se esse é o seu caso, você chegou ao lugar certo.
No post de hoje, nós ensinamos a você como acompanhar cada um dos animes na ordem cronológica da história.
Ordem cronológica dos animes e sagas de Cavaleiros do Zodíaco
Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas
Lançada entre junho de 2009 e julho de 2011, Lost Canvas é um prequel e se passa 243 anos antes da trama original de Cavaleiros do Zodíaco.
Apesar da diferença de tempo, a trama tem personagens semelhantes e apresenta uma versão alternativa da Guerra Santa contra Hades, além de contar com a aparição dos personagens Dohko e Shion enquanto jovens. Ambos os personagens aparecem depois, já velhos, como mestres de Shiryu e Mü.
Essa série não é considerada canônica.
Os Cavaleiros do Zodíaco – Episódio G
Dando sequência à nossa ordem cronológica de animes e sagas de Cavaleiros do Zodíaco, temos o Episódio G. Até o presente momento, este mangá ainda não foi adaptado em anime.
A história deste mangá se passa sete anos antes dos eventos do mangá original de Saint Seiya e seis anos após a morte do Cavaleiro de Ouro de Sagitário, Aiolos, o irmão do personagem principal de Episode.G. Ele se passa em um universo fictício onde os deuses gregos reencarnam ciclicamente na Terra, muitas vezes travando guerra entre si pelo domínio, e retrata a batalha dos Cavaleiros de Ouro, guerreiros com poderes sobre-humanos que lutam pela Paz e Justiça em nome da Deusa Athena, para proteger a Terra dos deuses Titãs recentemente despertados.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá não é considerado canônico na história, mas muitos fãs dos Cavaleiros gostam bastante dele e recomendam sua leitura.
Saint Seiya: Saintia Shō
O próximo anime da nossa ordem cronológica dos Cavaleiros do Zodíaco é outro spin-off. Saint Seiya: Saintia Shō se passa antes dos acontecimentos dos Cavaleiros originais, e apresenta uma nova classe de personagens, as Saintias, ou Cavaleiras.
O mangá de 16 volumes começou a ser adaptado pela Toei em 2018, recebendo 10 episódios, mas acabou sendo cancelado, então se você quiser acompanhar essa obra, você terá que ler o mangá.
Os Cavaleiros do Zodíaco (anime clássico)
Guerra Galática
Após vários animes, e um mangá, chegamos ao anime principal da nossa ordem cronológica dos Cavaleiros do Zodíaco. Uma das sagas mais queridas de Cavaleiros do Zodíaco e a introdução da série para o público brasileiro na extinta TV Manchete. Essa saga conta a história de Seiya e seus companheiros escolhidos para servirem à uma garota chamada Saori, reencarnação da deusa Athena.
O grande torneio, que promete a armadura de ouro de Sagitário para o vencedor, é onde conhecemos os Cavaleiros de Bronze, como Seiya de Pégaso, Shiryui de Dragão e Hyoga de Cisne.
A Batalha das Doze Casas
Definitivamente a Saga mais conhecida de CdZ e já fazendo a transição da franquia para a Bandeirantes, no Brasil, a Batalha das Dozes Casas é um dos arcos mais icônicos dos animes.
Os heróis Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun lutam uma batalha contra o tempo, tendo que passar pelas Doze Casa dos Cavaleiros de Ouro para salvar Athena, que foi atingida por uma flecha envenenada e só pode ser salva… pelo vilão!
Batalha de Asgard
Após o final da primeira grande saga, a ordem cronológica dos Cavaleiros do Zodíaco nos leva a um arco que não existiu no mangá, sendo original do anime.
Athena não é a única divindade que reencarna. Pelo contrário, é um hábito comum dos deuses do universo de Cavaleiros do Zodíaco.
Hilda de Polaris é escolhida para receber o deus Odin, da mitologia nórdica. Até aí tudo bem. O problema é quando Poseidon, um deus grego como Athena, começa a controlar Hilda/Odin e declara guerra contra a protegida de Seiya.
Batalha de Poseidon
Com o plano de controlar Odin tendo falhado, Poseidon reencarna em Jullian Solo e sequestra Saori, a levando nas profundezas do Mar Mediterrâneo.
Lá descobrimos que o vilão planeja destruir a Terra (claro!) e os Cavaleiros de Athen precisam encontrar uma forma de salvar a deusa da sabedoria e impedir que todo mundo morra.
Cavaleiros do Zodíaco – Saga de Hades
Santuário
Após o final do anime clássico, a ordem cronológica dos eventos dos Cavaleiros do Zodíaco continua nos Ovas de Hades.
O deus do submundo, Hades, ressuscita espectros para (adivinhe) atacar Athena e dominar o mundo. E ele ainda conta com ajuda de alguns Cavaleiros de Prata e de Ouro para enviar um exército para invadir o Santuário de Athena.
Inferno
O plano de Hades inicialmente funciona, com Seiya e Rhadamenthys caindo no Portal do Inferno, e Shun, Hyoga e Shun decidindo ajudá-lo… Indo pra lá também.
Eles precisam levar a armadura de Athena para Saori como única forma de escapar, mas estão no território de Hades e não será nada fácil escapar do vilão.
Campos Elíseos
A última parte da Saga de Hases, Campos Elíseos é também um mundo onde apenas os deuses podem entrar e onde os Cavaleiros de Athena decidem encerrar de vez a ameaça do deus do submundo.
Filme Cavaleiros do Zodíaco – Soul of Gold
A sequência da ordem cronológica dos animes e sagas de Cavaleiros do Zodíaco é um spin-off voltado para os Cavaleiros de Ouro (ao invés dos Cavaleiros de Bronze de Athena), onde eles precisarão enfrentar os Guerreiros Deuses em Asgard.
O grande vilão é Loki, que planeja utilizar os Cavaleiros de Ouro para alimentar a semente do mal de Yggdrasil e reviver o verdadeiro mal na Terra.
Omega
A última da ordem cronológica dos Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Ômega se passa 25 anos após a conclusão da Guerra Santa contra Hades.
Novos personagens se juntam aos clássicos da franquia para enfrentar o deus Marte – que criou uma jovem com um forte cosmo para usurpar Athena.
Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco é uma série japonesa de mangá e anime escrito e ilustrada por Masami Kurumada.
A obra foi publicada originalmente na revista Weekly Shonen Jump de dezembro de 1985 e janeiro de 1990, e o anime foi adaptado pela Toei Animation entre 1986 e 1989.
No Brasil, Os Cavaleiros do Zodíaco fizeram um estrondoso sucesso ao serem exibidos na TV Manchete, e foram responsáveis pela popularização dos animes no país.
Atualmente, você pode assistir ao anime Os Cavaleiros do Zodíaco na Netflix.