Faltando poucos meses para o fim do ano, os fãs da PlayStation ainda possuem múltiplas questões pertinentes ao vindouro PS5. Além da falta de detalhes sobre expansão da retrocompatibilidade e jogos disponíveis no lançamento do console, também há outras dúvidas referentes ao uso de acessórios e dispositivos adicionais no novo console da Sony.
Contudo, as questões a respeito de periféricos e itens essenciais foram respondias hoje (03), graças a um novo texto publicado através do PlayStation Blog.
Em suma, a Sony oficializou algumas questões referentes a compatibilidade de acessórios no vindouro PS5. Tal texto incluiu a compatibilidade de periféricos como o PSVR e até mesmo o uso do DualShock 4 (controle atual da marca), em seu novo console.
Logo abaixo você confere os pontos mencionados pela marca no texto oficial.
-
Periféricos especiais, como volantes para games de corrida, e arcade sticks para jogos de luta licenciados oficialmente pela PlayStation, funcionarão com jogos PS5 e jogos PS4 compatíveis.
-
Os headsets sem fio Platinum e Gold, além de outros headsets que se conectam pela entrada USB ou áudio funcionarão no PS5 (o app do headset não será compatível com o PS5)
-
O controle sem fio DualShock 4 e outros controles licenciados oficialmente pela PlayStation funcionarão em jogos PS4 compatíveis.
-
Tanto os controles PS Move quanto o controle Aim para PlayStation VR funcionarão em jogos PS VR compatíveis com o PS5.
Em suma, é importante ressaltar algumas questões citadas no texto. Por exemplo, foi mencionado que os jogos específicos do PS5 – produzidos pela Sony – não terão compatibilidade com o controle DualShock 4. E isso porque, como a PlayStation tem mencionado nos últimos meses, a ideia é tirar o máximo proveito do novo hardware e seus acessórios, e consequentemente, há funcionalidades que o controle atual não permite o uso. No caso de jogos 3rd party, o texto menciona que é necessário consultar a desenvolvedora para descobrir se há suporte, ou não. Por outro lado, o uso do PSVR está definido para o PS5, e isso serve para tranquilizar os jogadores da realidade virtual. Por fim, a PS Câmera também será um periférico cuja funcionalidade está garantida no PS5.
Tal anúncio gerou uma certa divisão no público, separando aqueles que gostariam de manter o controle atual e parte dos jogadores que não se importam. No fim das contas, observando a questão pelo lado da própria PlayStation, faz sentido que os jogos específicos do PS5 requeiram o novo controlador DualSense.