A Digital Foundry e a Eurogamer fizeram uma série de vídeos comparando PCs com configurações equivalentes às do PlayStation 4 e do Xbox One para ver como seria o resultado prático. Como o PlayStation 4 tem cerca de 50% a mais de poder que o Xbox One, o PC com as configurações semelhantes à do PS4 ganhou em todos os testes. Na tabela abaixo é possível ver os resultados resumidos:
Jogos | Xbox One | PS4 | Diferença percentual |
---|---|---|---|
BioShock Infinite, DX11 Ultra DDOF | 31.8fps | 38.2fps | 20.4% |
BioShock Infinite, DX11 | 40.5fps | 49.5fps | 22.7% |
Tomb Raider, Ultimate (TressFX) | 22.4fps | 29.8fps | 33% |
Tomb Raider, Ultra | 39.5fps | 50.3fps | 27.3% |
Tomb Raider, High | 56.8fps | 69.6fps | 22.5% |
Hitman Absolution, Ultra | 37.2fps | 45.2fps | 21.7% |
Hitman Absolution, High | 44.1fps | 52.6fps | 19.3% |
Sleeping Dogs, Extreme | 20.3fps | 26.2fps | 29% |
Sleeping Dogs, High | 40.2fps | 50.9fps | 26.6% |
Metro: Last Light, High | 25.5fps | 30.0fps | 17.6% |
No vídeo abaixo, é possível ver uma comparação entre os dois PCs rodando o jogo Crysis 3:
O que podemos tirar de tudo isso? Bom, o PS4 tem uma clara vantagem de hardware, mas esses dois PCs em questão rodaram usando o mesmo sistema operacional, o que garante uma óbvia vantagem para o PC de melhores configurações.
O Xbox 360 também tinha hardware inferior ao PS3 e mesmo assim teve vários jogos com qualidade superior à do console da Sony por causa da facilidade de programar para ele em relação ao concorrente. Tudo vai depender de que sistema operacional vai rodar por trás dos consoles, mas como o hardware dessa geração segue uma arquitetura bem mais conhecida pelos desenvolvedores, é bem provável que os jogos de PS4 vão ser mais bonitos que os de Xbox One.
Resta saber o quão mais bonitos eles vão ser.
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