O código fonte do Xbox original vazou na internet no começo desta semana.
De acordo com o site The Verge, que fez a verificação dos arquivos, ele já estava disponível há algum tempo entre entusiastas.
O código em questão conta com o kernel do sistema operacional do console, que era uma versão modificada do Windows 2000. Para quem nunca usou ele na vida, o Windows 2000 era uma versão para servidores do sistema operacional da Microsoft, e acabou servindo de base para o Windows XP posteriormente.
Além do kernel, também foram disponibilizados na internet emuladores do console, documentação oficial da Microsoft e também o kit de desenvolvimento para ele.
E como isso impacta a sua vida? Bom, se você joga algum jogo de Xbox original via emuladores, é provável que estes irão receber melhorias dramáticas nos próximos meses e anos.
Devido ao kernel customizado, os emuladores, apesar de rodarem muitos dos jogos do console, não conseguiram recriar o ambiente da Xbox Live dentro dos seus programas, o que pode ser possível agora.
Além disso, é provável que a performance destes acabe melhorando sensivelmente também, afinal de contas, muitas das conquistas de compatibilidade de emuladores acabam sacrificando a performance.
Para completar, a cena de homebews do console pode acabar também sendo beneficiada graças às ferramentas e documentação agora disponíveis para ele.
Além do código do Xbox original, o código do Windows NT 3.5 também foi disponibilizado.
A Microsoft ainda não se manifestou sobre o ocorrido.