Mass Effect é uma das franquias de longa data que a BioWare guarda com um certo apreço. Sua trilogia original foi alvo de múltiplas críticas positivas na geração passada, e até hoje, os fãs esperam pacientemente por uma coletânea remasterizada. No entanto, mesmo com o interesse do estúdio em torno da franquia, não há como estipular quando veremos a saga de Shepard novamente.
E por falar no comandante da saga, foram divulgadas novas estatísticas que comprovam a tendência ao lado “bom” por parte dos fãs. Em suma, o antigo designer cinemático de Mass Effect confirmou que, cerca de 92% dos jogadores optaram pela jornada Paragon ao invés do vilanesco Renegade.
Por meio do Twitter, John Ebenger partilhou que os jogadores seguiram (em maior parte) o “caminho do bem” ao longo da trilogia.
Embora os desenvolvedores tenham se dedicado a promover um conteúdo diferente do caminho padronizado, os jogadores de Mass Effect optaram por auxiliar o máximo de pessoas possível. Sendo assim, o caminho Paragon foi o mais trilhado ao longo do mundo, deixando de lado a ideia de ser um vilão sem escrúpulos.
Desde 2017 a franquia Mass Effect está na “geladeira” da Electronic Arts. Apesar de Andromeda ter sido um título interessante, sua popularidade sequer chegou próxima do patamar atingido pela trilogia original. Além disso, depois do lançamento do game, a BioWare virou seu foco para outras produções – sendo uma delas o próximo Dragon Age. No momento, o estúdio está focado em uma reinvenção de Anthem, que trará novos recursos e sistemas requisitados pelos jogadores. Em adição, não há como prever quando a BioWare apresentará seu próximo game original.
Infelizmente, tudo indica que o novo título do estúdio seja voltado para a próxima geração de consoles. Além disso, existem poucas probabilidades de Mass Effect retornar nos próximos anos.