Dragon Ball GT pode não ter sido o melhor encerramento possível para a série Dragon Ball de acordo com os fãs, tanto que a nova leva de mangás, animes e filmes da série se passam antes desses eventos. Mas uma coisa ninguém pode negar: a transformação em Super Saiyajin 4 é incrível e vamos defendê-la!
Essa era tida como a forma mais poderosa dos Saiyajins até chegar Dragon Ball Super com seus ki divinos e deuses para mudar o rumo da história. Em Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, somos apresentados a forma Super Saiyajin Deus.
A transformação em Super Saiyajin Deus Super Saiyajin foi apenas uma evolução natural, uma forma extremamente poderosa e eficiente da evolução dos poderes Saiyajins. Mas esteticamente não é lá muito diferente da transformação original em Super Saiyajin além dos cabelos dourados.
Mas em questão de poder, qual transformação é a mais forte?
Os multiplicadores em números ficaram para trás na Saga Freeza, quando os poderes de luta começaram a ficar tão gigantescos que se tornaram irrelevantes no final das contas. O que existem hoje são estimativas não oficiais de fãs, além do fato do poder base dos guerreiros Saiyajin estar sempre aumentando, o que faz com que o nível de poder de luta de cada transformação esteja sempre em alteração.
Para facilitar as histórias e roteiros, os níveis de poder são mais qualitativos do que quantitativos em suas descrições. Não temos mais “ele é 10x mais forte” e sim “ele é muito mais forte”.
Dito isso e não tendo comparação entre os inimigos enfrentados por essas duas formas é muito complicado traçar um paralelo entre as duas transformações.
A não ser que você considere a série Super Dragon Ball Heroes como um indicativo!
Nesse anime promocional não-canônico, mas ainda oficial e feito pela Toei Animation, o “nosso” Goku Super Saiyajin Blue enfrentou um Goku Xeno Super Saiyajin 4.
Esse Goku Xeno é de uma linha do tempo que se diferenciou da “nossa” linha do tempo logo após a Batalha dos Deuses, então essa versão Super Saiyajin 4 já contém o ki divino – ao contrário do SSJ4 de Dragon Ball GT, onde esse conceito não existia.
No mangá, o Goku SSJBSSJ(!) venceu o confronto, enquanto no anime o resultado foi meio que um empate.
Essa batalha é o mais próximo que temos de alguma informação relevante a respeito dessas transformações, que aparentemente tem um nível parecido de poder – se contarmos com o ki divino da versão Xeno.
Mas no único lugar que temos um resultado decidido, o mangá de Super Dragon Ball Heroes, o Goku Super Saiyajin Blue superou o Goku Super Saiyajin 4 e, por enquanto, é isso que podemos dizer sobre as transformações.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.