InĆ­cioAnimeOpiniĆ£o: por que diabos o Netflix resolveu estragar completamente as legendas de...

OpiniĆ£o: por que diabos o Netflix resolveu estragar completamente as legendas de Neon Genesis Evangelion?

Evangelion Ć© tido como um dos mais conceituados animes de todos os tempos, e foi uma verdadeira alegria ver esta produĆ§Ć£o estreando na Netflix apĆ³s anos sem nenhuma forma de fĆ£s de anime poderem consumi-la de uma maneira legal.

PUBLICIDADE

Quando finalmente o dia de estreia chegou, infelizmente o que descobrimos Ć© que a plataforma de streaming decidiu tomar umas certas liberdades com a produĆ§Ć£o japonesa que acabaram impactando de forma negativa a experiĆŖncia de novos e antigos fĆ£s que estavam ansiosos para assistir Ć s aventuras de Shinji, Asuka, Rey e companhia.

A primeira grande reclamaĆ§Ć£o dos fĆ£s Ć© o fato de que a mĆŗsica de encerramento, Fly me to the moon, foi removida totalmente do anime, supostamente porque a plataforma de streaming preferiu nĆ£o pagar pelos direitos dela.

PUBLICIDADE

Eu nĆ£o preciso nem dizer que a experiĆŖncia nĆ£o Ć© a mesma sem ela, atĆ© porque ela fez parte de uma das cenas mais icĆ“nicas do anime, mas nĆ£o vou me desenvolver muito aqui para evitar os spoilers para quem estĆ” assistindo ao anime pela primeira vez ou nĆ£o se lembra de todos os detalhes dele.

JĆ” a segunda reclamaĆ§Ć£o Ć© o fato de que os responsĆ”veis pelas legendas do anime, pelo menos em portuguĆŖs, fizeram um serviƧo porco demais.Ā As legendas de Evangelion estĆ£o cheias de maneirismos atuais que simplesmente nĆ£o fazem o menor sentido no contexto dos personagens.

Frases como “estou muito pistola”, “hoje estou sem tempo, irmĆ£o” e “os humilhados serĆ£o exaltados” aparecem soltas no meio das conversas entre os personagens em momentos que parece atĆ© que o responsĆ”vel pela localizaĆ§Ć£o do anime decidiu que ele vai ficar anacrĆ“nico em 2 ou 3 anos, quando essas expressƵes usadas no Twitter e no Facebook caĆ­rem em completo desuso.

Quem assistiu a Yuyu Hakusho na dĆ©cada de 90 pode argumentar que neste anime a TV Manchete tomou a mesma decisĆ£o e lĆ” todo mundo fala bem, jĆ” aqui estĆ£o reclamando sĆ³ porque Ć© da Netflix, mas nĆ£o Ć© este o caso. Na Ć©poca, expressƵes como “Ah, eu tĆ“ maluco” e outras pelo menos realmente parecem que seriam usadas pelos personagens.

JĆ” aqui, temos uma Asuka do nada falando em “Humilhados sendo exaltados” no meio de uma situaĆ§Ć£o de vida ou morte onde ela claramente nĆ£o estava pensando em fazer uma piada. SĆ³ faltou mesmo pro acabamento ficar um verdadeiro lixo o Shinji comeƧar a responder os superiores deles com gifs da Gretchen.

PUBLICIDADE

No fim das contas, parece atĆ© que a Netflix colocou alguĆ©m que nunca mexeu com animes antes para realizar este tipo de trabalho, jĆ” que este Ć© o tipo de coisa que nunca verĆ­amos num fansub sĆ©rio, por exemplo, ou no Crunchyroll, referĆŖncia quando falamos de animes e legendas de animes.

PUBLICIDADE
Eric ArrachƩ
Eric ArrachƩhttp://criticalhits.com.br
Eric ArrachĆ© GonƧalves Ć© o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, apĆ³s vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrĆ”s do sonho.