A Microsoft tomou mais uma decisão um tanto estranha (e contra a tendência do mercado, diga-se de passagem) em relação aos jogos independentes no Xbox One. A exemplo do que acontece no Xbox 360, desenvolvedores indies devem fechar um acordo com alguma grande publisher, como Microsoft ou alguma outra, caso queiram ver o sonho de ter um jogo seu no Xbox One.
Essa decisão é exatamente o oposto do que a Nintendo e a Sony decidiram para o PlayStation 4/Vita e para o Wii U/3DS. O site Gamasutra (conhecido por tratar também da área de negócios do mundo dos jogos) entrou em contato com diversos desenvolvedores independentes e poucos deles estão trabalhando em algum jogo para o novo console da Microsoft, sendo que alguns que estão interessados sequer receberam uma ligação de volta da companhia até o momento.
Estranho isso, não? Parece que a Microsoft está trilhando um caminho diferente do escolhido pela Sony. Ao invés de se focar nos jogos, o Xbox One está mais para uma “central de entretenimento all in one” com os jogos ocupando um papel secundário, enquanto o PlayStation 4 é só amor com os indies.
Daqui alguns anos nós vamos descobrir quem vai se arrepender dessa decisão de filosofia.