Segundo a Folha de São Paulo, os Correios estão estudando a possibilidade de implementar um novo sistema de entregar compartilhadas de produtos, similar ao que já acontece com em aplicativos como Uber, iFood e Rappi.
De acordo com fontes envolvidas com projeto, a ideia é fazer uma espécie de “Uber das encomendas”, em que o usuário possa solicitar ou enviar um produto e acompanhar o seu trajeto pelo aplicativo. No entanto, ainda não foi definido se a estatal fechará parceria com alguma dessas grandes empresas do mercado ou se criará o seu próprio serviço.
Inicialmente, o projeto não prevê a terceirização dos serviços, mas sim a melhoria da atual estrutura de entregas, ou seja, seria adotado um modelo híbrido que beneficiaria ambas as partes.
A implementação desse modelo ainda depende da finalização de estudos técnicos e de viabilidade econômica, para analisar se a proposta é possível de ser realizada. Caso seja aprovado, o projeto ainda passará por uma fase piloto, sendo testado em apenas algumas cidades.
Outro estudo que está sendo feito é uma nova forma de coleta de encomendas, que planeja a instalação de armários automatizados em shoppings e estações de trem e metrô, em que o usuário poderia fazer o pedido pelo aplicativo e retirar os seus produtos nesses locais.