Acho que não é novidade pra ninguém que sou um baita fã do trabalho da Bethesda, até por que ultimamente, meus posts andam privilegiando notícias desta publisher mais do que qualquer outra.
Algo que me conquistou nos jogos da produtora foi a possibilidade de escolher meu próprio caminho. Tá, eu sei que no fim eu estou seguindo o que o jogo tem programado pra mim, mas me refiro ao fato de que posso chegar ao objetivo final da forma como eu preferir. Posso escolher entre ser um cara gente boa que ajuda todo mundo que vê pela frente, ou um assassino sem vergonha que mete bala em todo mundo só pra colher o loot.
Esse tipo de coisa acontece em quase todos os jogos da Bethesda, seja em Fallout ou na série The Elder Scrolls. Dito isso, resolvi fazer uma lista com o que eu defino como os meus “cinco melhores causos de Skyrim”, que na verdade são as 5 momentos mais me chamaram atenção durante as minhas jogatinas, vamos a eles.
5 – O momento em que descobri que Skyrim era diferente dos demais jogos do gênero
Quando comecei a jogar Skyrim eu esperava algo grandioso, mas não imaginava que seria tanto. Antes que alguém me chame de puxa saco, relembrem o estilo dos jogos que eram lançados antes do quinto capítulo da saga The Elder Scrolls. Por mais que muitos deles as vezes tivessem bons elementos de RPG, muitas vezes o mapa era um fator limitante na qualidade final, pois tinha uma penca de calabouços repetitivos e os lugares pelos quais você tinha que passar eram genéricos e alem de tudo, sem graça.
O momento em que percebi que Skyrim era diferente foi logo na chegada a cidade de Riverwood, após aceitar a missão de recuperar a Garra de Dragão roubada do comerciante local. Veja bem, eu já tinha entrado na mina próxima a entrada da cidade e meu primeiro pensamento foi: “aposto que todas as dungeons vão ser extremamente parecidas com essa.”
Saí da cidade meio perdido sem saber pra onde ir, até que achei o caminho nas montanhas. Depois de me maravilhar com as batalhas no meio do percurso e de entrar em todas as construções possíveis em busca de algo que valesse algum dinheiro, cheguei a Bleak Falls Barrow e contemplei aquela construção enorme, repleta de inimigos. Investiguei a área para ter uma noção do que enfrentaria, mas toda a minha cautela não foi suficiente para prever a ação dos arqueiros. Saquei minha espada e fui dilacerando um a um até a porta principal.
Após abrir a porta e me dar conta que aquilo não era uma dungeon genérica, fui aos poucos descobrindo tudo que o jogo me preparava em cada uma dessas situações inusitadas. Quests inseridas dentro de outras quests, animais exóticos prontos pra arrancar minha cabeça com apenas um hit e no final de tudo, um porta enigmática com uma senha escondida que me possibilitava alcançar novos poderes e novos loots. Nesse momento, eu me tornei o Skyrim boy.
4 – Descobrir que alguém sempre está te observando
Em um determinado momento do jogo, decidi que ajudaria o menino Aventus Arentino a vingar-se da sua antiga cuidadora, Grelod the Kind. Depois de armar uma emboscada pra dona envolvendo uma cama, um vaso e uma quina de armário, voltei a casa do menino para completar a missão e me certificar de que estava tudo certo. Recebi minha recompensa e pensei: mais um trabalho bem feito.
Entretanto, ao seguir adiante me deparei com um mensageiro que nunca tinha visto antes. Depois de quase arrebentar as fuças do infeliz acreditando que tratava-se de um bandido maluco que tentava me emboscar, recebi uma carta estranha sem remetente, com a marca de uma mão e os dizeres: nós sabemos. Confesso que fiquei meio ressabiado com o conteúdo, mas não dei muita bola.
Ao levar o meu personagem para descansar na cama cheia de pulgas de uma estalagem na beira da estrada, eis que acordo em um lugar totalmente estranho com uma moça simpática me mandando escolher entre três pessoas para assassinar. Ali eu estava sendo convidado pela primeira vez a fazer parte da Dark Brotherhood, e confesso que de todas as facções do jogo, essa foi a que mais me impressionou na forma como fui chamado.
3 – Completar missões das facções que realmente te levam para algum lugar
Talvez uma das coisas que mais faça Skyrim ser o sucesso que é, seja a quantidade de vezes que o jogo te trata como o escolhido. Alem de ser o único infeliz em muito tempo capaz de entender a língua dos dragões e de ficar berrando palavras estranhas por ai, no meio da história você pode escolher fazer parte de uma das facções do jogo , e com isso é possível realizar uma série de missões extras que muitas vezes te fazem sentir mais emoção do que as missões principais.
Uma das facções com as quais eu joguei com com a Thieves Guild. Alem de receber várias missões que me mandavam saquear coisas ou lugares sem derramar muito sangue, fui incumbido da tarefa de assumir uma posição maior dentro da administração da mesma e por fim, tomei o título lendário de nightingale, o que me garantiu uma armadura única no jogo, alem de um desfecho épico para as quests da facção. Depois de terminar as tarefas, decidi que daria um jeito de finalizar todas as faction missions do jogo, coisa que até agora ainda não terminei.
2 – Wabbajack
Se você não conhece o Wabbajack, PULE ESSE TÓPICO IMEDIATAMENTE por que eu não quero estragar o jogo de ninguém dando spoiler desse divertido item. Pra resumir a história, Wabbajack é um cajado único recebido após uma determinada quest ser completada.
O que deixa esse item tão legal é que você nunca sabe o que vai acontecer, pois toda vez que é usado, o cajado libera um feitiço diferente. Você pode dar dano soltando uma inofensiva fireball, ou transformar seu inimigo em cinzas, ou em uma galinha, ou em um carneiro, ou em um coelho e por ai vai.
No meu caso, eu fui trolado pelo Wabbajack, pois logo após conseguir o cajado, resolvi dar uma de arruaceiro e arranjar confusão em Whiterun só pra testar os possíveis efeitos que poderiam acontecer. Após ter matado a grande maioria dos guardas, resolvi atacar uma inofensiva senhora e dizimar parte da população da cidade. O que eu não sabia, era que o cajado iria transformar a lazarenta em um Dremora Knigth sedento por sangue, e acho que nem preciso dizer que fui morto rapidamente.
Existem uma série de eventos que podem ser desencadeados através o Wabbajack, se você não acredita, procure no youtube e veja por sí só.
1 – Enfrentar os Dragões pela primeira vez
Veja só, Skyrim é um jogo que marca nos primeiros momentos de gameplay. Alem de toda a jogabilidade inovadora, das modificações nas mecânicas de cast das magias e tudo mais, ainda temos que encarar os dragões, coisa que me impressionou pra caramba.
Quando eu comprei o jogo, sabia que teria de enfrentar dragões, mas imaginava algo mais simples ou mais simplório. Quando me deparei com um inimigo que voava, cuspia fogo e lutava com vários NPC’s ao mesmo tempo tanto em terra quanto no ar, eu me senti completamente parte daquilo. Pra mim, isso foi de longe uma das coisas mais interessantes de Skyrim, e alem disso, algo responsável pela sensação de imersão do jogo.
Bom, esses foram os meus “cinco momentos” preferidos de Skyrim. Tem algo legal a acrescentar ou alguma situação inusitada pra compartilhar? Deixa ai nos comentários pra sabermos quais foram as experiências que os leitores passaram nesse quinto capítulo de The Elder Scrolls.
Comments are closed.