Muitos ninjas incríveis foram trazidos de volta à vida durante a Quarta Grande Guerra Ninja por Kabuto para lutarem contra a sua vontade.
Porém, alguns ninjas foram simplesmente esquecidos, sem nenhum motivo plausível para isto. Dois ótimos exemplos disto são Hatake Sakumo, o pai de Kakashi, e Might Duy, o pai de Guy e o tema deste post.
Apesar de Duy ser considerado um ninja sem talento algum, e nunca ter sido capaz de sequer passar pelo Exame Chunin, ele ainda teria feito um estrago maior do que a maioria dos ninjas revividos por Kabuto durante a guerra. O motivo disto? Ele foi capaz de abrir o Oitavo Portão de Chakra pouco antes de morrer.
Como muitos de vocês lembram, Duy abriu todos os Oito Portões Internos para poder salvar a vida de seu filho, e dos amigos dele. Might Duy lutou bravamente contra os Sete Espadachins da Névoa, e conseguiu matar quatro deles antes de morrer de exaustão.
Apesar deste ser um ótimo motivo para trazer o personagem de volta, este também pode ter sido o motivo pelo qual ele não foi reanimado. Pensem bem: quando alguém é revivido pelo Edo Tensei, este alguém se torna imortal, e recebe uma quantidade ilimitada de chakra. Se Duy fosse revivido, ele poderia ficar constantemente com o Oitavo Portão aberto sem sofrer com os efeitos colaterais, e ninguém teria chance de pará-lo.
Ao ver as coisas por este lado, podemos entender porque os produtores de Naruto Shippuden decidiram por não reviver o personagem.