O time de desenvolvimento de PlayerUnknown’s Battlegrounds emitiu uma nota pedindo desculpas pelos problemas de servidores que ocasionaram uma série de reviews negativos no jogo nas últimas semanas.
Ontem mesmo noticiamos que o jogo havia recebido recentemente cerca de 15 a 20 mil reviews negativos no Steam por causa desses problemas de servidor, principalmente na China, onde a companhia inclusive começou a fazer propaganda de um cliente de VPN nas telas de carregamento do jogo.
Segundo a BlueHole, o problema principal que tem afetado a companhia é o… sucesso. Isso mesmo, a quantidade de jogadores que tem comprado e jogando PUBG é tão grande que a companhia tem tido dificuldades de suprir a demanda de servidores deles, tanto que não é tão incomum assim não conseguir logar no jogo quando ele bate a marca de mais de 1,5 milhão de jogadores, principalmente nos finais de semana.
“Nosso time de desenvolvimento continua dando upgrade na nossa arquitetura de serviço para atender ao crescente aumento de jogadores e resolver os problemas emergenciais que esses picos de acessos tem gerado. Apesar dos nossos esforços diários, nós encontramos alguns problemas nas horários de pico e não conseguimos resolver esses problemas da forma como nós gostaríamos ter resolvido”.
Segundo a companhia, inicialmente eles criaram uma estrutura geral de servidores que comportaria 1 milhão de jogadores simultâneos procurando por partidas, mas o sucesso do jogo acabou sendo explosivamente maior do que até a própria BlueHole imaginava e a quantidade de jogadores contínuos no game acabou crescendo de maneira mais rápida do que a velocidade do time de desenvolvimento de reprogramar o sistema de lobbys, e por isso os problemas de conexão começaram a aparecer.
PUBG recentemente bateu a marca de 1,6 milhão de jogadores, e parece que logo logo o jogo chega aos 2 milhões de usuários simultâneos, afinal de contas, esse número aumenta a cada final de semana.
Se eu fosse a BlueHole, já estaria pensando numa estrutura com capacidade para 3 milhões de usuários, só para me adiantar.
PlayerUnknown’s Battlegrounds está disponível para PC.