Hideo Kojima e a Konami têm batido cabeça há alguns anos, mais especificamente, desde meses antes do lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mas recentemente, o lendário designer de jogos teve coisas positivas a dizer sobre a sua ex-empregadora.
Em entrevista ao site Toyokeizai, Kojima comentou sobre os pontos positivos na carreira dele dentro da Konami, e um dos pontos mais positivos foi que a companhia sempre deu a ele a liberdade que ele precisava para fazer os jogos que ele queria.
“O que eu gostaria de agradecer à Konami é que sempre que eu propus algo que eu gostaria de criar, eles me deixavam seguir em frente. Eu não era obrigado por eles a fazer o que eles queriam que eu fizesse, e eu sou agradecido por isso”.
Kojima entrou na Konami quando a indústria de games ainda dava os seus primeiros passos, e o time de desenvolvimento da companhia consistia de apenas 5 pessoas. “Eu lembro como eu só dormia 3 horas todos os dias naquela época”, disse ele em entrevista.
Segundo Kojima, quando ele pedia para fazer um jogo, ele só tinha que enviar a proposta descrevendo o objetivo do jogo e dar o tempo de desenvolvimento do game. Após isso, a carta branca era concedida e ele começava o desenvolvimento. “Foi assim do começo ao fim. Por causa disso, eu sou a pessoa que eu sou hoje”.
O próximo projeto de Hideo Kojima é Death Stranding, em parceria com a Sony. O jogo será lançado em 2018 ou em 2019.