A Square Enix tem experiĂªncia de sobra quando o assunto Ă© lançar jogos de qualidade. Harvestella, por exemplo, Ă© a tentativa da Square em reproduzir o sucesso de jogos como Rune Factory e do sucesso Stardew Valley, com orçamento mais contido do que jogos AAA.
Harvestella Ă© um jogo que mistura dois gĂªneros diferentes em um projeto, no mĂnimo, ambicioso. A proposta Ă© simples: o jogador deve produzir seus prĂ³prios recursos a fim de encontrar maneiras de avançar na histĂ³ria do game, que se desenrola como um tĂpico de um RPG de aĂ§Ă£o.
Como nĂ£o poderia deixar de ser, Harvestella tem as complexidades tĂpicas de um jogo produzido pela Square Enix. Em termos de histĂ³ria, Ă© contado que o mundo do jogo possui quatro cristais responsĂ¡veis por alternar as estações do ano. Do nada, os cristais começam a se comportar de maneira diferente e criam uma nova estaĂ§Ă£o de apenas um dia chamada “Quietus”. Nesta estaĂ§Ă£o, o mundo Ă© coberto por uma nĂ©voa estranha e tudo que se aventura nela, morre.
O jogo começa com o jogador acordando misteriosamente em uma vila apĂ³s o Quietus, sem lembrar de absolutamente nada. ApĂ³s ser cuidado pelos moradores, o jogador Ă© transferido Ă uma espĂ©cie de GalpĂ£o, que serve como inĂcio da sua jornada pela agricultura!
Depois de um certo tempo, acaba-se descobrindo que o distĂºrbio dos cristais parece ser mais sĂ©rio do que se imaginava, e cabe a vocĂª descobrir exatamente o que estĂ¡ acontecendo e tentar evitar o pior.
Enquanto Harvestella nĂ£o estĂ¡ te obrigando a descer o braço em monstros aleatĂ³rios, o gameplay Ă© bem tĂpico dos jogos de fazenda que conhecemos. Plante, cuide dos seus canteiros, colha e ganhe dinheiro. Conforme o tempo vai passando, plantações e recursos mais complexos vĂ£o ficando disponĂveis, renovando o interesse por descobrir novas possibilidades.
Talvez o ponto mais interessante de Harvestella seja justamente o motivo pelo qual vocĂª continua cultivando sua terra. NĂ£o Ă© sĂ³ mais para ganhar dinheiro e ir melhorando sua fazenda. O objetivo agora Ă© salvar o mundo, e a forma como vocĂª cuida de sua fazenda trarĂ¡ mais ou menos benefĂcios durante a sua jornada.
Harvestella conta com todos os aspectos que um bom jogo de fazenda deveria ter. O calendĂ¡rio de 30 dias Ă© utilizado para dividir as estações do ano, e cada estaĂ§Ă£o conta com um conjunto especĂfico de plantas a serem cultivadas. É preciso gerenciar seu tempo e energia para conseguir dar conta de todas as tarefas, alĂ©m de claro, se um cidadĂ£o ativo da vila.
O sistema de progressĂ£o Ă© um tanto quanto esquisito, jĂ¡ que para liberar novas capacidades e habilidades, o jogador precisa realizar tarefas especĂficas como colher determinada quantidade de uma fruta especĂfica que vai te permitir usar a enxada mais vezes. AtĂ© que funciona bem, mas por ser um tanto diferente do que estamos acostumados, faz com que Harvestella quase soe como um jogo mobile.
Apesar de no inĂcio as coisas parecem bastante promissoras, com o tempo percebe-se que a parte do cultivo Ă© bastante limitada e poderia ser melhor. Mesmo apĂ³s a criaĂ§Ă£o de animais estar disponĂvel, Harvestella nĂ£o consegue ser um jogo de fazenda que estimule ou que te mantenha interessado mesmo apĂ³s o inĂcio de um novo ano. É literalmente como se o jogo te pedisse para focar mais na parte de RPG e relevar a falta de graça em continuar melhorando sua fazenda.
De fato Harvestella brilha no quesito RPG. Chega a ser impressionante ver seu grupo viajando para outras cidades e desbravando o mapa, se aventurando por masmorras e mistĂ©rios sem fim, ao mesmo tempo em que o jogo te faz lembrar que vocĂª talvez tenha esquecido de dar a devida atenĂ§Ă£o Ă sua plantaĂ§Ă£o de trigo.
A cadĂªncia entre estas duas mecĂ¢nicas, fazenda e RPG, Ă© surpreendentemente funcional e divertida. O Ăºnico ponto negativo Ă© o fato da fazenda se mostrar tĂ£o limitada a partir de determinado momento, o que acaba gerando atĂ© uma frustraĂ§Ă£o em continuar a melhora-la. Com o tempo, sua fazenda pode acabar tornando-se um fardo, jĂ¡ que nĂ£o mantĂ©m o mesmo nĂvel visto no começo do jogo, onde tudo Ă© novidade e realmente interessante.
O combate de Harvestella tambĂ©m chama atenĂ§Ă£o por se apresentar como um sĂ³lido hack n’ slash. Particularmente acho que essa foi uma escolha bem adequada para o estilo de jogo, pois a adiĂ§Ă£o de um complexo sistema de turnos poderia deixar o gameplay pesado e gerar uma dificuldade artificial inĂºtil. Esse formato mais fluĂdo torna as batalhas mais divertidas e o jogo como um todo, muito mais leve.
Mas nĂ£o se engane, jĂ¡ que apesar de simples, os combates podem ser bastante desafiadores. AlĂ©m de coordenar seus companheiros, o jogador precisa estar sempre atento Ă s fraquezas do inimigo e conferir se possui os itens necessĂ¡rios para causar o maior dano possĂvel. NĂ£o Ă© nada extremamente complexo e inovador, mas consegue segurar bem o tranco e manter o interesse. Vale mencionar tambĂ©m, que o jogo conta com o caracterĂstico sistema de “Jobs” da Square Enix, o que por si sĂ³ jĂ¡ Ă© suficiente para chamar atenĂ§Ă£o de qualquer fĂ£ de Final Fantasy.
Em geral, Harvestella Ă© um bom jogo, que consegue apresentar uma mecĂ¢nica inovador que mistura fazenda e combate. Nenhum dos dois “subgĂªneros” Ă© melhor do que o outro, mas funcionam bem em conjunto.
A quantidade de tarefas Ă© realmente surpreendente e dificilmente vocĂª vai se pegar sem nada para fazer, pelo menos se souber se organizar. Os grĂ¡ficos tambĂ©m nĂ£o sĂ£o nada surpreendentes, mas sĂ£o bonitos e agradĂ¡veis, principalmente no que diz respeito ao design dos inimigos.
Acredito que o principal problema de Harvestella seja a falta de equilĂbrio entre os dois gĂªneros, jĂ¡ que em determinado momento, a parte de combate Ă© muito mais interessante do que cultivar sua fazenda. Em termos simples, a impressĂ£o que se tem Ă© que vocĂª atinge o Ă¡pice do desenvolvimento de sua fazenda muito antes de chegar ao final da histĂ³ria, o que realmente pesa e transforma o cultivo, cuidado com os animais e produĂ§Ă£o em geral, em algo bem enfadonho.
Ainda assim, nĂ£o dĂ¡ pra dizer que Harvestella Ă© um jogo ruim. Poderia ser muito melhor, mas Ă© divertido e acaba sendo uma das propostas mais interessantes que vi nos Ăºltimos anos.
Review elaborado com uma cĂ³pia do jogo para PC fornecida pela publisher. Jogo disponĂvel para Nintendo Switch e PC.
Resumo para os preguiçosos
Harvestella Ă© a tentativa da Square Enix em replicar o sucesso de Rune Factory e Stardew Valley. Apesar de nĂ£o ser tĂ£o bom quanto outros jogos no que diz respeito ao gerenciamento de sua fazenda, o jogo surpreende pela qualidade do sistema de combate e exploraĂ§Ă£o.
PrĂ³s
- Bom sistema de combate;
- Enredo sĂ³lido que mantĂ©m interesse do jogador;
- Boa mistura entre cultivo e exploraĂ§Ă£o.
Contras
- Gerenciamento da fazenda repetitivo;
- GrĂ¡ficos e visual poderiam ser melhor trabalhados.