InícioReviewsGTA V (PC) - Review

GTA V (PC) – Review

Há dois anos, a Rockstar mostrou pro mundo que, sim, ela continuava no auge, com o lançamento de GTA V. Na época de GTA 3 e seus outros capítulos, todo mundo tentou correr atrás do tempo perdido e fazer jogos “tipo GTA” que acabavam não sendo tão bons assim. Chegada a geração do Xbox 360 e PS3, a distância entre essas companhias e a Rockstar havia diminuído, com bons concorrentes como Sleeping Dogs e Saints Row surgindo como opções válidas. Alguns acreditavam, até, que a companhia poderia ser superada em alguns anos, até que GTA V chegou, mostrando um sandbox realmente massivo e completo. Tão a frente do seu tempo ele é, que dois anos depois, ainda é o maior sandbox do mundo, e mais uma vez causou um furor gigantesco ao finalmente chegar ao PC. A pergunta é: será que vale a pena comprar novamente o jogo? Vamos descobrir.

PUBLICIDADE

GTA V continua sendo o mesmo jogo de sempre. Você controla Michael, Franklin e Trevor em três histórias separadas que se cruzam. Michael é o cara que venceu na vida, aposentou-se e agora quer sair desse sossego para voltar a ter um pouco de aventura e sentir a adrenalina correndo nas veias. Franklin é o gangster que está tentando subir na vida e que acaba colando em Michael para aprender a como não acabar jogado numa calçada com a boca cheia de formigas ou a continuar sendo um zé ruela para sempre. Já Trevor, bom, Trevor é uma força da natureza, simplesmente falando.

PUBLICIDADE

Além da história massiva, que eu abordei no nosso review original do jogo, GTA V para PC ainda o bom e velho (afinal ele tem um ano) modo em primeira pessoa apresentado nas versões de Xbox One e PlayStation 4. Nele, você entra em primeira pessoa e tem uma percepção totalmente diferente do jogo, além de ficar bem mais fácil para trocar tiros com os inimigos, afinal de contas, é só usar o mouse e o teclado e derreter os gangster a bala dessa forma.

O modo online também continua como nas versões da nova geração, ou seja, com suporte para até 30 jogadores tocando o terror pela cidade. Ele chega completo também, ou seja, inclusive com as heists, que só liberam depois que você compra uma casa pra você. Eu nunca tinha dado muita atenção ao modo online até a chegada da versão de PC, mas vendo a facilidade que é de jogar, e a quantidade de amigos que jogam nesse modo, esse vai ser o modo onde eu certamente vou passar o grosso das horas jogando.

Mas e o que GTA V tem de novo? O Rockstar Editor. Ele basicamente é uma suíte de gravação de vídeos. Como vocês devem saber, a indústria de filmes baseados em GTA é absurdamente grande. Tem muito Youtuber que ganha dinheiro apenas com isso, todo dia lançando alguma presepada nova do modo online no seu canal. Até nós finalmente gravamos um vídeo em GTA Online, afinal de contas, é bem fácil usar o Bandicam e gravar meia dúzia de mortes, risadas e afins e achar que o dinheiro vai pingar na conta (ele não vai).

Para facilitar a vida desse pessoal, a Rockstar botou bastante trabalho num editor que não deve absolutamente nada a editores completos, como o Sony Vegas. Aqui você pode gravar, pausar, cortar, colocar efeitos, enfim, o Rockstar Editor realmente é uma ferramenta dedicada a um público específico, mas ela também é muito bem feita, e certamente é uma novidade que será usada por uma boa parcela de usuários, nem que seja pelo menos uma vez, para brincar um pouco. Obviamente, isso vai acabar gerando muitos filmes legais, ainda que por uma parcela reduzida do público, mas acredite, o número de vídeos de GTA pipocando por aí só tem a aumentar com essa ferramenta.

gta-v-pc-01

PUBLICIDADE

Além disso, também temos uma grande gama de possibilidades de ajustes gráficos no jogo. É possível fazer o game rodar numa configuração inferior à sugerida pela Rockstar, como o nosso amigo Tico está fazendo, e é possível também ver qual a configuração recomendada para a sua placa de vídeo graças ao medidor de memória Ram, que informa se você não está pegando pesado nos efeitos. Eu tive que desligar o Anti Aliasing no meu PC para que o jogo continuasse rodando a 60 FPS, mas isso foi uma troca justa, já que GTA fica muito mais interessante do que ele já era com esse framerate.

Na parte sonora, GTA V continua o mesmo de antes: excelente dublagem, legendas em português e o que vimos desde o PS3/Xbox 360. A novidade aqui é a chance de você poder adicionar rádios próprias, como já era de costume nas versões de PC e algumas rádios novas também. Basicamente o que esperávamos da Rockstar.

Antes de encerrarmos, vale responder à pergunta: eu já tenho o jogo em outra plataforma: vale uma segunda ou terceira compra? A resposta é depende. Caso você tenha o jogo no PS4/Xbox One, a resposta provavelmente é não, já que o jogo é basicamente o mesmo com um editor de vídeos. Se você não edita vídeos, não tem porque, a menos que a maioria dos seus amigos pretendam jogar a versão de PC. Caso você só tenha jogado ele no Xbox 360/PS3, aí a coisa já muda de cara, porque GTA V evoluiu bastante desde o seu lançamento em 2013. Nesse caso, ainda mais se o seu PC está dentro das configurações recomendadas, a resposta é sim, porque as melhorias são tantas que até parece um novo jogo.

PUBLICIDADE

Review elaborado com uma cópia de GTA V para PC fornecida pela Rockstar

Resumo para os preguiçosos

GTA V traz basicamente o que nós encontramos na versão de PS4 e Xbox One acrescido de rádios personalizadas e um editor de vídeo. Isso é o suficiente para justificar uma nova compra? Talvez não, mas o jogo continua sendo massivo e sensacional. Somado a isso ao modo online, há muito o que se fazer para matar o tempo. Caso você tenha jogado o game apenas no PS3 ou no Xbox 360, a compra é mais do que recomendada, já que as melhorais são tantas que nem parece o mesmo jogo. Caso você nunca tenha jogado GTA V, jogue, você não sabe o que está perdendo.

Nota final

90
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • O Director Mode certamente dá uma boa gama de ferramentas aos produtores de conteúdo dentro de GTA online
  • Amplas opções de ajuste gráfico
  • Toda a grandiosidade dos modos offline e online

Contras

  • Nenhuma grande novidade no lançamento, fora o Director Mode, para quem já tem o jogo no PS4/Xbox One
PUBLICIDADE

18 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.