InícioGamesAge of Empires II: Definitive Edition (Xbox) vale a pena? Análise -...

Age of Empires II: Definitive Edition (Xbox) vale a pena? Análise – Review

Age of Empires II Definitive Edition chegou recentemente ao Xbox, e a pergunta que temos que responder não é se o jogo é bom, pois isso todo mundo sabe que ele é, afinal, a franquia é um clássico dos jogos de estratégia, mas como esse jogo, desenvolvido originalmente para se jogar com um teclado e com um mouse se porta com o controle. Pois bem, é exatamente isso o que faremos hoje.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Caso você nunca tenha jogado Age of Empires II Definitive Edition, basicamente você terá que escolher uma das diversas civilizações disponíveis dentro do jogo e derrotar os seus inimigos dentro dos cenários disponíveis no jogo. Caso você esteja jogando o modo campanha, você conhecerá a história de diferentes civilizações que compõem o jogo em períodos específicos da história, como a luta de Joanna D’Arc para salvar a França da invasão Inglesa, William Wallace, o cara que inspirou a história de Coração Valente, ou as conquistas de Átila o Huno, além de diversas outras civilizações que foram introduzidas quando a Microsoft decidiu fazer um remake deste jogo.

Nessas campanhas, em algumas fases você terá que construir de fato os seus exércitos e derrotar os inimigos. Já em outros mapas, você terá uma missão em específico, como extrair tributo de um adversário, ou levar Joana D’Arc em segurança até a cidade de Orleans num mapa cheio de adversários mais fortes do que você.

Age of Empires II Definitive Edition vale a pena? Análise - Review

Além de civilizações europeias e do Oriente Médio, que é onde a maioria do conteúdo do jogo é focado, o jogo ainda conta com civilizações do leste, como a China e até mesmo civilizações pré-colombianas, ou seja, dá pra aprender bastante sobre a história de diversas civilizações ao redor do globo, até mesmo sobre algumas que a gente raramente vê serem abordadas em salas de aula do ensino médio.

Vale ressaltar, entretanto, que uma parte considerável dessas civilizações estão acessíveis apenas caso você compre os respectivos DLC delas, ou seja, apesar do jogo ter chegado via Game Pass, uma parcela dele ainda precisa ser adquirida fora do serviço para que você aproveite o game todo.

PUBLICIDADE

Fora as campanhas, ainda é possível jogar Age of Empires II Definitive Edition no modo clássico, que é você enfrentando um ou mais adversários construindo sua base, coletando recursos, criando unidades e mais. O jogo também conta com um sistema de matchmaking e de temporadas competitivas bem legal, o que ajuda a manter a comunidade engajada e ativa por bem mais tempo.

Age of Empires II Definitive Edition vale a pena? Análise - Review

Caso você não tenha jogado Age of Empires desde a época do Windows XP, assim como eu, a primeira coisa que a gente nota é que os gráficos do jogo melhoraram um monte. O jogo realmente está muito bonito e dentro do Xbox Series X, que foi o console que eu testei o jogo, a performance não sofre nenhum tipo de comprometimento, mesmo com o pau torando na tela e os exércitos se carneando cheios de unidades, o que é muito bom, já que tomar decisões rápidas fica difícil se o jogo não roda a contento.

PUBLICIDADE

A outra grande e óbvia mudança de Age of Empires II Definitive Edition na versão de console é que o esquema de controles foi completamente mudado para que você possa controlar os personagens com o joystick. A princípio, é um pouco estranho mas nem tanto assim, você move o cursor com um analógico e o mapa em si com outro, há atalhos para você selecionar unidades rapidamente, sejam elas peões ou soldados e também há botões para você criar estruturas rapidamente.

Sinceramente falando, comandar unidades geralmente é a parte mais tranquila do jogo, mesmo com os combates pegando fogo, mandar seus personagens atacarem, recuar e assim por diante é tranquilo. A parte que eu mais me confundi mesmo foi na hora de escolher o que cada estrutura do jogo deve produzir, como em quartéis e prefeituras, e na hora de usar comandos mais avançados nesses lugares, como mandar os peões automaticamente para um lugar ou outro.

Age of Empires II Definitive Edition vale a pena? Análise - Review

PUBLICIDADE

Às vezes, parece que eles não obedecem direito, ou que os atalhos de proporção que você define para a quantidade de peões que vai minerar, extrair madeira e comida não leva em consideração quanto você tem de cada recurso no momento, exigindo que você fique constantemente prestando atenção nessas unidades para que não fique sem recursos em um momento importante do jogo. Outra unidade que eu também não gostei tanto assim dos controles foram os transportes marinhos. Não foi uma nem duas vezes que eles acabaram descarregando as unidades em locais errados e me fazendo perdê-los e ter que voltar um save para corrigir o erro.

Para completar, outra coisa que eu não encontrei nas opções do jogo foi a opção de aumentar a velocidade que as partidas se desenrolam. Cada mapa de Age of Empires II Definitive Edition leva tranquilamente pelo menos meia hora para você terminar, e parece muitas vezes que as unidade se arrastam na tela. Uma opção de fazer todo mundo andar 50% ou 100% mais rápido seria ótimo, já que há diversos momentos em que você quer agilizar a sua vida, como naquela fase inicial de cada estágio onde todo mundo está apenas coletando recursos.

Mas e aí, Age of Empires II Definitive Edition vale a pena?

PUBLICIDADE

Age of Empires II Definitive Edition é uma boa adaptação de um clássico do PC nos consoles. Há coisas que não ficaram tão boas assim? Há, e também faltou algumas opções de qualidade de vida, como poder acelerar o jogo em certos momentos, mas no geral, quem jogou Age of Empires 2 lá no começo dos anos 2000 ou quem é veterano da versão atual de PC e quer conferir o jogo no console certamente vai gostar do que a Microsoft trouxe nessa versão.

Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X disponibilizada pelo Game Pass.

Resumo para os preguiçosos

Age of Empires II Definitive Edition é uma boa adaptação de um clássico do PC nos consoles. Há coisas que não ficaram tão boas assim? Há, e também faltou algumas opções de qualidade de vida, como poder acelerar o jogo em certos momentos, mas no geral, quem jogou Age of Empires 2 lá no começo dos anos 2000 ou quem é veterano da versão atual de PC e quer conferir o jogo no console certamente vai gostar do que a Microsoft trouxe nessa versão.

PUBLICIDADE

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Boa adaptação dos controles para Joystick
  • Belos gráficos e performance
  • Muitas civilizações e campanhas

Contras

  • Falta de algumas opções de qualidade de vida como acelerar o jogo
  • Parte do conteúdo é apenas via DLC pago
  • Nem todas as adaptações no controle ficaram boas
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.