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Afirmação da Ministra dos Esportes Ana Moser de que os eSports não são esportes repercute mal entre os jogadores

Nos últimos dias repercutiu mal entre personalidades dos eSports a declaração da Ministra dos Esportes, Ana Moser, de que os eSports não deveriam ser considerados esportes e, portanto, não deveriam receber investimentos do governo.

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Afirmação da Ministra dos Esportes Ana Moser de que os eSports não são esportes repercute mal entre os jogadores

A ex-jogadora de vôlei, na ocasião, classificou os eSports como entretenimento e não como esportes. Segundo comparação feita pela ministra, o fato de envolver treinamento e esforço não faz com que isso seja suficiente para classificar os eSports como esportes. Em sua análise, a indústria do entretenimento, na qual enquadrou os eSports, também traz isso, uma vez que a cantora Ivete Sangalo que usou como exemplo também precisa treinar para os seus shows.

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O que a ministra parece ter ignorado em sua análise é que os eSports são competitivos, envolvendo torneios, partidas, e campeões como em qualquer outro esporte. Tanto é que os melhores sites de apostas do Brasil trazem a categoria eSports para os seus apostadores apostarem nos resultados dos jogos e torneios. São sites de apostas esportivas e não de entretenimento.

Uma das principais personalidades envolvidas tanto com entretenimento como esportes, o streamer Casimiro se manifestou recentemente sobre o tema. Com duras críticas sobre a fala da ministra, Cazé afirmou que ela tem o direito a opinião dela, mas que ela não deveria desrespeitar os eSports nem demonstrar ignorância e um comportamento arcaico.

Atletas profissionais que participam dos campeonatos de eSports também emitiram sua opinião. Gustavo “Sacy” Rossi, campeão mundial de Valorant, afirmou que os esportes eletrônicos evoluíram muito na última década e criticou o posicionamento da Ministra dos Esportes uma vez que não se deve de forma alguma confundir esporte com entretenimento. Segundo ele, o treinamento dos atletas de eSports é totalmente focado em competição e não em entreter pessoas. Todos os dias os jogadores enfrentam outros atletas, com treinos em equipe e estratégias, o que faz dos eSports um esporte e não mero entretenimento na visão de Sacy.

Outra personalidade importante dos eSports, o streamer “Gaules” se pronunciou durante uma live afirmando que os eSports nunca precisaram do governo para classificar se os eSports são ou não um esporte e seguirão sem precisar.

O que são os eSports e um pouco de sua história

Se você acha que os eSports existem há apenas alguns anos, você está errado!

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A primeira competição oficial de videogame ocorreu em 19 de outubro de 1972. Os participantes competiram no jogo Spacewar, o prêmio principal foi uma assinatura de um ano na revista Rolling Stone.

Na década de 1980, as competições de eSports se tornaram populares. O Space Invaders Championship reuniu mais de 10.000 jogadores e tirou as competições de videogames das sombras.

Em 2005, o “CPL World Tour” (Cyberathlete Professional League) foi o primeiro evento de eSports a contar com premiação superior a um milhão de dólares.

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Entrando em cena em 2011, a Twitch deu aos eSports uma plataforma para alcançar alturas antes impensáveis. Enquanto os jogos competitivos eram anteriormente apreciados apenas por jogadores e fãs casuais, a transmissão online de torneios e eventos ao redor do mundo pela Twitch deu a qualquer pessoa interessada no esporte a chance de mergulhar nesse universo. Jogos como League of Legends e Dota 2 tornaram-se imensamente populares como esportes e com espectadores, trazendo milhões de visualizações únicas na Twitch. Ambos os jogos começaram a estabelecer seus próprios campeonatos mundiais, o que inspiraria grandes mudanças na forma como os esportes eletrônicos funcionariam dali em diante.

A partir de 2011, o eSports cresceram exponencialmente. 161 torneios de eSports foram realizados em 2009, mas em 2012 esse número disparou para 696 e continuou a aumentar.

No Brasil e no mundo as equipes esportivas tradicionais como o Flamengo também reconheceram os eSports e passaram a montar suas próprias equipes para competir, atraindo patrocínios milionários. Isso abriu uma série de novas oportunidades. O que era um nicho agora é mainstream esportivo e o futuro é incrivelmente brilhante.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.