InícioGamesÉ possível ser um gamer profissional só com um notebook?

É possível ser um gamer profissional só com um notebook?

Cite duas coisas imprescindíveis para um gamer profissional e a primeira será intercambiável com a segunda: ótimos gráficos e velocidade. Um bom jogo vem em terceiro, simplesmente porque a receita para o que faz um bom jogo varia muito de acordo com a preferência pessoal. Mas nenhum profissional dos jogos vai abrir mão nem de ótimos gráficos, nem de velocidade. Para os jogadores, é tudo ou nada.

PUBLICIDADE

Justamente por isso, alguns preferem desktops elaborados com várias placas gráficas, grande quantidade de RAM e processadores que poderiam abastecer uma cidade pequena apenas por uma experiência incomparável de jogo.

PUBLICIDADE

No entanto, como a indústria de PCs evoluiu, os jogos estão mais leves e as peças cada vez menores. Ter um PC gigante, em alguns casos, se tornou um empecilho. E, à medida que os tablets e notebooks mais poderosos deram seus primeiros passos na indústria dos games, eles trouxeram consigo a exigência básica dos jogadores: boa aparência e velocidade poderosa.

Os fabricantes de notebooks gamers buscam modernizar cada vez mais suas máquinas, mas a capacidade de recriar mundos fantásticos exige músculo gráfico e, na maioria das vezes, isso se reflete no valor do produto. No caso de jogos, esse músculo gráfico ocupa um grande espaço e isso e isso pode ser difícil de se encontrar em um laptop.

Mas, afinal, qual das duas opções é melhor para quem quer ser um profissional? Tudo depende do uso que você irá dar à máquina. A grande vantagem de um notebook é, claro, sua mobilidade, já que com ele você poderá ir a qualquer lugar. Isso é algo relevante para os que planejam trilhar uma carreira de gamer profissional, cheia de viagens e campeonatos.

Por outro lado, PCs são versáteis na hora da manutenção e dos upgrades, o que eleva seu custo-benefício. Nos desktops, é possível adicionar memória RAM, ter mais espaço para armazenamento ou melhorar a performance com uma melhor placa de vídeo ou um novo processador. Os upgrades possíveis em um PC são muitos e você poderá deixa a sua máquina com a sua cara ao longo do tempo, coisa impossível em um notebook gamer.

Os notebooks oferecem algo similar em algumas situações, como a possibilidade de mais memória, maior capacidade de armazenamento e placas de vídeo externas, dependendo do modelo. Tudo isso requer, claro, um orçamento bastante alto. A longo prazo, os notebooks perdem essa disputa porque não permitem upgrades e você terá que se contentar com a mesma placa de vídeo e o mesmo processador para sempre.

Quando o assunto é o preço, vale mais a pena montar um desktop mais simples do que investir em um notebook gamer da mesma qualidade. Caso você já tenha um monitor ou uma TV para usar com o PC, tudo sai mais em conta e por R$3.500 você pode sair jogando em sua própria máquina. Já com notebooks, o jeito é procurar pelos modelos mais competitivos do que investir em marcas famosas como a Dell, por exemplo. Mesmo quando falamos de um modelo mais competitivos de notebook, não espere gastar menos do que R$5.000 na máquina.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.