Dota 2 é um dos maiores jogos do Steam continuamente, mas, segundo um dos principais comentaristas do jogo, o cenário competitivo de Dota 2 estaria chegando num momento decisivo que pode dar início a um processo de declínio do jogo, a menos que a Valve faça algo a respeito.

Numa postagem no subreddit do jogo, o comentarista Toby Dawson enumerou uma série de problemas que a comunidade de Dota 2 enfrenta, como a falta de competições locais, falta de torneios financiados pelo público, que anteriormente haviam criado torneios como o The Summit e outras ligas experimentais como a Captain’s Draft, e esses torneios estariam sendo eclipsados pelo Major, e praticamente desaparecendo em detrimento desse grande evento.

Com menos torneios do tipo, há menos estímulo para que novos times profissionais surjam, afinal de contas, é menos dinheiro disponível para times pequenos, e o topo da pirâmide fica com praticamente todo o bolo de dinheiro disponível em torneios. Com o cenário não se renovando, é provável que os mesmos jogadores de sempre continuem por um tempo, mas quando eles deixarem o jogo, adeus cena, e essa é uma preocupação real de jogadores envolvidos com o cenário competitivo e também com comentaristas do jogo.

Além disso, ele também comentou os recentes problemas que a Valve teve com os criadores de conteúdos cosméticos para o jogo, dentro da marketplace de Dota 2, fora o fato da Valve não ter usado organizações com tradição na organização de torneios para o Major e acabando com qualquer segurança de emprego de casters e comentaristas, como ele.

O que vocês acham desses pontos levantados pelo comentarista? Deixem seus comentários.


Você já faz parte do nosso Grupo no Facebook? Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! Link para o grupo: https://www.facebook.com/groups/criticalhitscombr/. Já está lá? Curta também a nossa página do Facebook!

Gostou? Compartilhe!


Torne-se um patrão do site!

Você sabia que ao tornar-se um patrão do Critical Hits, você ajuda o site a continuar crescendo e ainda ganha vantagens exclusivas como acesso a um design mais clean sem propagandas, Critical Cast 5 dias antes de todo mundo e acesso ao nosso grupo secreto no Facebook/Whatsapp? Torne-se já um patrão você também!

Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?




Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

  • Hallison Siqueira

    Namoral… a cagada ja começa qnd peruanos, argentinos vem jogar em Server BR….. deveriam existir bloqueios pra esse tpo de atitude. Eu mesmo ja dei um tmepo de dota. Impossivel subir ranked jogando em Server BR. Nao existem MMR alto em server BR e qnd acha game, vc joga com esses imbecis peruanos e argentinos

    • Shavo Fernandes

      Tá falando do cenário profissional com campeonatos , não o que o seu bracket mmr dita

      Abraço

    • Anderson Lima

      Nego tá perdidaço

    • Leonardo Garzedim Junior

      Foda que Peruano ainda vem no server que fica a 5600 KMS de distancia e fica chorando de LAG.
      Aí vc ve aquela propaganda da Gameleap ” Ganhar é bom certo? Mas vc não consegue porque teu time feeda e foda todas as partidas, certo? Errado!”
      CEEERTO CARALHO! Quem fez essa propaganda nunca viu um peruano dando escandalo no mic, apanhando mais que puta palestina em Israel e culpando todo mundo.
      Fora o Treant de SB, Magina de Blink e outras coisas lindas que fazem

      • Igor Mendes

        Tem peruano com BR junto porq é um server pra América do Sul, se o seu dota tá em português vc vai ver server BR, mas se vc colocar em espanhol, vc vai ver só um “server América do Sul”! Eles jogam com BRs sem opção

        • Frederico Vieira

          Isso é foda!

  • Guilherme Henrique

    n jogo dota2 . mas ja cheguei a procurar games no youtube. n achei muitos. a comunidade parece bem pequena. :P

    • João Victor

      Aqui no Brasil é pequena de fato. Culpa da produtora, Valve. Só agora, depois de 7 anos de jogo, que ela olhou para a América do sul (abriu qualificatórias para os maiores campeonatos organizados por ela). Porém, é necessário fazer muito mais ainda.

      • Guilherme Henrique

        provavelmente. eu tentei jogar sozinho mas é dificil. e no youtube n tem quase nada explicando como jogar direitinho e tals. prefiri ficar no lolzin mesmo que eu ja jogo a anos :P . fora que conteudo pra lol é só vc espirrar que ja acha kkk.

        • Igor Mendes

          Vc tentou jogar e achou difícil né. Dota é difícil mesmo, não dá pra sair do lol e entrar no dota! Continue com o lol, vc faz bem!

          • Guilherme Henrique

            pois é cara. tudo diferente. com exceção da mirana que eu jogava na casa de um amigo contra bots kkk. fora isso a jg é mt diferente e tem muito personagem desbalanceado que da 2 golpe ranca a nossa vida toda.

  • Antonio Fernandes

    dota já existe há tanto tempo, qdo surgiu o dota 2 falavam que o dota 1 iria acabar, mas até hoje há jogadores de dota 1 e dota 2. Provavelmente este comentarista deve estar recebendo algo da empresa organizadora dos eventos do League of Legends. Falar que não achou nada de dota 2 no youtube é querer forçar a barra. Há tantos canais que falam de dota no youtube. Veja dota watafak, por exemplo.

    • João Lourenço

      Amigo, ele não está falando de falta de jogadores casuais de Dota 1 e 2. No título já diz “Cenário competitivo”. Tem diferença. A reportagem diz sobre a Valve estar afetando a produção de novos campeonatos que auxiliam na criação de novas equipes, trabalhando na renovação do cenário. Como um jogador que acompanha o cenário competitivo, posso dizer que a Valve está pegando pesado mesmo na quantidade de campeonatos não abrindo espaço para outros, e times pequenos não se desenvolvem pois os “highlights” estão voltados para os gigantes europeus/chineses/americanos. Sem falar que os casters/empresas estão ameaçados pelas ações da Valve.
      Agora falar que TobiWan está sendo patrocinado pela Riot é a coisa mais boba que li nesse site. Uma coisa é criticar as ações de uma empresa por estar matando lentamente os jogadores competitivos, outra coisa é acusá-lo de algo tão estúpido. Não tente culpar um jogo que auxilia os jogadores de todas as ligas a alcançarem o topo por meio de campeonatos nacionais que abrem chaves para campeonatos internacionais. Apenas no Dota mesmo que ocorre jogos de times brasileiros contra americanos no servidor NA. E se isso não for falta de investimento e vontade da Valve/patrocinadores brasileiros então o que seria?
      E sobre conteúdo de youtube, há sim conteúdo, e muito bom. Mas o conteúdo brasileiro é fraco pois há pouco retorno. É só analisar a quantidade de views de Dota brasileiro com de outros jogos. Tanto no youtube quanto na twitch.

  • que a comunidade q faz os cosmeticos está em crise, já n é surpresa pra ninguem