InícioArtigosAs melhores franquias da ultima geração – Gears of War

As melhores franquias da ultima geração – Gears of War

Continuamos hoje a série que eu, e meu amigo Leonardo Koakowski estamos desenvolvendo sobre as melhores franquias eternizadas na ultima geração dos jogos. Espero que em breve outros redatores se juntem a isso para dar sua opinião sobre esses maravilhosos jogos que, de jogo em jogo nos encantou e proporcionou horas de diversão, assim aumentando a grande gama dessa lista.

PUBLICIDADE

Boa leitura!

Gears of War – a reinvenção do shooter de velocidade frenética

Enfim, a nova geração de consoles estava na ativa, e o salto gráfico da geração anterior para a que estava para chegar era tão grande, que o mundo estava de queixo caído, e claro, esperando pra ver o que iria aparecer de agora em diante, já que o mundo dos games tomou outro curso.

Revelado na E3 de 2005 por Cliff Bleszinski (CliffyB), ex diretor de design da Epic games, desde a primeira cena de Gears of War, já começamos a passar mal de ansiedade esperando o que estava por vir, e em novembro de 2006 não fomos decepcionados. Nós gamers do mundo fomos agraciados com o divisor de águas de shooters, que desbancou Halo 2, que era o jogo mais jogado da Xbox Live desde 2007.

Por que Gears of War é ótimo?

PUBLICIDADE

gears_meio

A concepção inicial foi simples, e o resultado de tirar o fôlego. A ideia foi pegar o estilo de câmera utilizado em Resident Evil 4 (uma dos melhores posicionamentos de câmera do jogo da história), adicionar MUITA VELOCIDADE, um sistema quase perfeito de cobertura nunca visto antes, inteligência artificial dos inimigos demais, centenas de balas, um lindo gráfico de um mundo pós apocalíptico e pronto. Ali estava a receita de não só uma das melhores franquias de Xbox, mas também um dos melhores jogos de ação da história, receita que se seguiu na franquia.

A ação rápida e envolventemente frenética, misturado com precisão de tiro e um excelente sistema de cobertura, juntamente com a possibilidade de dar comandos precisos ao seu pelotão, deu um novo sentido ao mundo dos games. A melhoria nisso tudo ficou por conta da inteligência artificial dos inimigos, que aprendiam com perfeição suas táticas, o obrigando a mudar a estratégia para não ser flanqueado e dizimado pelo inimigo. A ideia de “dar cobertura” dando uma rajada de tiros em direção ao inimigo, mesmo sem acertar criou um novo sentido nos games, essa ideia funcionava e isso era maravilhosamente divertido. Isso sem citar a apresentação de uma das armas mais fantásticas da história dos games, afinal, existe algo mais genial que acoplar uma mini serra elétrica em um fuzil de precisão?

PUBLICIDADE

Quando acabamos o primeiro exclusivão pra Xbox 360, já sabíamos que isso seria uma grande e ótima franquia, e nós realmente queríamos isso. Então em novembro de 2008 continuamos nossa missão com o pelotão mais chapado de esteroides da história dos games. O título é tido como o melhor titulo da franquia inteira – e com razão. O jogo trouxe todo o sucesso do primeiro, com uma história mais envolvente (ao ponto de arrancar algumas lágrimas por conta de Dom).

Após isso tivemos o terceiro jogo da série, que apesar de ser um excelente jogo não teve a mesma recepção dos anteriores, mas claro, não deixou de ser um sucesso de vendas e agradou no ponto a muitos fãs. Após isso vimos Gears of War: Judgment chegar ao mundo mais com cara de “spin-off”, e apesar de ser o ultimo jogo da franquia na mão de CliffB, não teve o sucesso esperado e a série de um caída, então. Também foi o primeiro jogo da serie a ser totalmente dublado para PT/HUE.


O futuro da franquia

PUBLICIDADE

Com a chegada da nova era dos games nós não tínhamos a dúvida se a serie continuaria, era obvio que sim. A grande pergunta era, a exclusividade da Microsoft continua com a franquia? E agora já sabemos que sim. Em 27 de janeiro deste ano, a Microsoft Studios adquiriu todos os direitos da série da Epic, e então a serie permanece sendo exclusiva de Xbox One – sinto muito Sonystas.

A continuação de Gears of War para Xbox One já esta em desenvolvimento pela canadente Black Tusk, que já fez…. é, não temos referências, mas pelo menos sabemos que Rod Fergusson – diretor executivo dos três primeiros jogos da franquia – está junto nessa.

Não há absolutamente nenhum detalhe adicional sobre o jogo, então nos resta esperar e ver o que está por vir daqui em diante nessa épica franquia de ação.

PUBLICIDADE

__

E assim encerramos o artigo de hoje, sobre esse maravilhoso jogo que, toda vez que acabamos deixa saudades. Comentários? Reclamações? Deixe seu recadinho aí embaixo.

Até a próxima!

PUBLICIDADE