Um dos elementos mais importantes de toda a franquia Naruto é o Mangekyo Sharingan, que basicamente é uma versão avançada do Dojutsu, tendo sido despertado por pouquíssimos Uchihas após presenciaram um enorme trauma, como a morte dos seus pais ou de um amigo muito próximo.
A diferença o Mangekyo Sharingan e o Mangekyo Sharingan Eterno
Ao despertar esses olhos, as habilidades naturais do Sharingan são evoluídas, e o usuário ainda ganha acesso a técnicas únicas como o Susanoo ou o Amaterasu. No entanto, além de usar uma quantidade enorme de chakra, o poder do Mangekyo Sharingan aos poucos vai deteriorando a visão dos seus portadores até eles ficarem completamente cegos.
A única forma de contornar isso é através do transplante do Mangekyo Sharingan de outro Uchiha, de preferência um irmão ou outro familiar próximo. Ao ser realizado esse processo, o usuário irá adquirir o Mangekyo Sharingan Eterno, uma versão aprimorada do Mangekyo Sharingan normal que não possui os efeitos colaterais na visão.
Até o momento, somente dois ninjas obtiveram o Mangekyo Sharingan Eterno, Sasuke, transplantando os olhos do seu irmão mais velho Itachi, e Madara, transplantando os olhos do seu irmão mais novo Izuna.
Também vale lembrar que o Mangekyo Sharingan Eterno não é um pré-requisito para utilizar nenhuma habilidade, como demonstrado por Kakashi, que mesmo com um Mangekyo Sharingan normal conseguiu utilizar o Kamui e quando adquiriu o seu segundo olho também teve acesso ao Susanoo.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.