Apesar de inicialmente ter duvidado de sua capacidade de ser um bom sensei, Kakashi foi extremamente influente na formação inicial de Naruto, Sakura e Sasuke. Apesar de não ter sido tão relevante no desenvolvimento das especialidades de cada um no futuro (cada um precisou ir buscar mais com os respectivos Sannin), os primeiro ano do trio como ninjas foi crucial. E tudo isso porque Kakashi aprendeu incríveis lições em seu passado cruel.
Após testemunhar o próprio pai cometer suicídio depois de ter perdido todo o respeito da comunidade shinobi, Kakashi passou a colocar as missões acima de tudo. Para ele, um ninja que não seguisse as regras e não cumprisse as missões era lixo.
Ninjas eram ferramentas. Qualquer desvio de função os inutilizava. Se alguém precisasse morrer para que o objetivo fosse cumprido, que fosse.
Seu talento natural, admirado pelos grandes ninjas de gerações anteriores como Minato e Hiruzen, facilitou essa busca desenfreada pelo cumprimento de missões.
Quando Rin, sua companheira de time, foi capturada durante uma missão, Kakashi quis continuar sua missão como qualquer outro ninja. A tentativa de resgate de Rin atrapalharia uma missão crucial durante uma Guerra e aqueles que abandonam a missão eram lixo para o jovem Kakashi.
Mas seu outro companheiro de time, Obito, pensava muito diferente disso. Muito mais emocional e idealista que Kakashi, Obito pensava que aqueles que abandonavam seus amigos eram pior do que lixo.
O pai de Kakashi, Sakumo, abandonou a missão para salvar a vida de seus camaradas. Foi assim que perdeu o prestígio que tinha e passou a ser ostracizado. A depressão pela repreensão da própria Vila foi tanta que ele tirou a própria vida.
Mas para Obito, Sakumo era um herói. Alguém que via o que realmente importava: a vida dos camaradas, de ninjas que juraram ir até a morte com os companheiros.
Ao finalmente ver isso, Kakashi mudou sua inteira perspectiva de vida. Obito mudou os princípios pelo qual ele vivia. E essa mudança foi tão radical que se tornou sua principal avaliação para os alunos.
Enquanto um time não trabalhava em conjunto e até quebrava regras para “sobreviver”, ele não aceitaria treinar ninguém. O teste dos sinos é sobre isso, na verdade.
E não foi até que Sasuke e Sakura deram parte de seu almoço para Naruto — apesar de terem sido avisados que seriam enviados para a Academia se o fizessem — que Kakashi finalmente encontrou ninjas que entendiam que a preservação da vida do time era, muitas vezes, mais importante que a missão em si.
E foi essa grande lição que permitiu que o Time 7 criasse os laços que os tornaram tão ligados até o final da série. Essa foi a maior lição que Kakashi aprendeu.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.