A Quarta Grande Guerra Ninja reuniu grande parte dos maiores vilões de Naruto Shippuden, que foram revividos por Kabuto e obrigados a seguir suas ordens.
Todos estes vilões foram revividos com o Edo Tensei, um jutsu proibido que revive uma alma e dá a ela uma reserva de chakra e um corpo que se regenera constantemente. Isto significa que aqueles que são reanimados podem lutar incansavelmente e nunca ficarão sem chakra ou ficarão feridos.
Isto também significa que os reanimados podem usar seus jutsus mais poderosos constantemente sem nenhuma penalidade, mas quase nenhum deles fazia isto. Porque?
A grande maioria dos ninjas reanimados já estavam mortos há muito tempo, e portanto não tinham uma razão pessoal para lutar pela causada que estavam sendo comandados. Por isso, eles não tinham um motivo para lutar com todas as suas forças, e estavam lutando apenas porque não eram capazes de desobedecer uma ordem direta de Kabuto, o usuário do jutsu.
Enquanto alguns ninjas, como Deidara por exemplo, usaram sua ressurreição para lutar com todas as suas forças novamente, outros estavam apenas cumprindo suas ordens da maneira mais simples possível, enquanto tentavam ajudar a Aliança Shinobi a selá-los, como foi o caso de Asuma.
Apesar de Kabuto dar ordens aos reanimados, eles são livres para interpretá-las como quiser. Por ter revivido uma quantidade absurda de ninjas, Kabuto não era capaz de controlar todos eles diretamente, e só assumia o controle de alguém para garantir que ele não se deixasse ser derrotado tão facilmente.
Como não eram capazes de desobedecer Kabuto, muitos ninjas reanimados pelo Edo Tensei acabaram lutando contra a Aliança Shinobi, mas tendo a certeza de que não estavam usando todo o seu poder, já que não tinham nenhum interesse naquela guerra.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini.