A 2K Games é conhecida como uma das grandes desenvolvedoras de jogos da atualidade, com franquias como XCOM, BioShock, Civilization, Borderlands dentre outras, mas, segundo um ex-funcionário anônimo da companhia, o dia-a-dia na companhia é bem mais sombrio se você tiver a oportunidade de ver como as coisas funcionam por dentro dela.
Numa postagem feita por um ex-desenvolvedor da Irrational Games, desenvolvedora responsável por BioShock e BioShock Infinite, a culpada pelos recentes títulos que fracassaram da 2K Games foi culpa da própria companhia. No post, o desenvolvedor detalha que tudo começou a dar errado quando a 2K resolveu se meter no desenvolvimento de The Bureau: XCOM Declassified. Aqui, eles teriam tomado controle da direção criativa do jogo e reiniciado o projeto diversas vezes. Como o jogo vendeu mal e foi muito mal recebido nos reviews, acabou sobrando para o estúdio responsável pelo jogo, a 2K Marin.
Após isso, o próximo estúdio que acabou sendo fechado foi a 2K Games Austrália, responsável por Borderlands: The Pre-Sequel. De acordo com o autor do post, essa teria sido uma decisão injusta, já que um time de 40 pessoas produziu um jogo que veio a vender 1,8 milhão de cópias e muito DLC para a companhia e, ainda que não tivesse sido tão bem recebido quanto Borderlands 2, deu lucro, mas mesmo assim a 2K Games Austrália acabou sendo fechada. Segundo a 2K Games, essa decisão teria sido estritamente financeira, e que não seria mais eficiente do ponto de vista de custos manter o estúdio aberto. No post, o autor contra-atacou essa afirmativa dizendo que os 40 desenvolvedores custavam bem menos do que os colegas americanos deles.
Para completar, o post ainda fala sobre Mafia 3, que teria que vender 8 milhões de cópias a 60 dólares para recuperar o investimento da 2K Games e, pelo andar da carruagem, provavelmente não vai conseguir, pois não fechou nem um milhão de cópias vendidas ainda.
O post pode ser lido na íntegra aqui, em inglês.
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