A Telltale lançou ontem mais um episódio da sua série episódica baseada no Homem Morcego e, como de costume, hoje trazemos a nossa análise do que foi apresentado nesse capítulo. Como o jogo é episódico e nós já nos focamos nos aspectos técnicos do game, caso você queira conferir essa parte em específico da análise, basta conferir o review da primeira parte, já que não abordaremos isso novamente neste review.
Atenção: spoilers sobre o capítulo.
New World Order começa logo após o ataque feito durante o debate entre Harvey Dent e o Prefeito Hill. Dependendo das suas escolhas, ou Harvey ou a Mulher Gato acabaram sofrendo o pior desse encontro, mas felizmente nenhum dos dois morre. Apesar de não morrer, Harvey fica bastante traumatizado com o acontecido, e começa a ficar cada vez mais paranoico, e cada vez achando que a reação aos Filhos de Arkham deve ser mais e mais pesada.
É interessante como a Telltale está explorando o nascimento do Duas Caras nessa série. Diferente do que Nolan fez no segundo filme da franquia Batman, aqui, vemos uma pessoa com uma tonelada de pressão nas costas e que está lentamente cedendo a ela. Cada vez mais paranoico, cada vez mais dando ouvidos a um lado que nem ele sabia que estava lá. É interessante, aliás, ver que ele está tentando enfrentar esse lado, e não simplesmente apertando um botão e virando o Duas Caras. Aliás, o nome Duas Caras nem apareceu ainda na série de jogos, então é provável que vejamos ele em breve.
Além desse ponto, o capítulo ainda desenvolve um pouco mais do enredo envolvendo o Pinguim e Bruce Wayne, com a tomada da Wayne Enterprises por Oswald, e isso foi algo que eu não esperava que acontecesse. É interessante lembrarmos que o super poder do Batman é o dinheiro. O que resta se nós tirarmos ele? Parece que descobriremos essa resposta em breve, já que os recursos do Cavaleiro das Trevas foram severamente cortados nesse capítulo. Aliás, há uma cena onde você pode escolher como reagir contra o Pinguim, e eu realmente espero que você não tenha sido civilizado nela, afinal de contas, é bem divertido ver o resultado dela depois durante o capítulo.
Outro ponto importante do capítulo é o desenvolvimento da relação de Selina e de Bruce Wayne, e como isso acaba impactando em outros personagens, principalmente em Harvey Dent. Você pode escolher o que vai acontecer aqui, mas na maioria dos casos, dá para saber como a cena vai se desenrolar e também descobrir que a Mulher Gato é movida a comida chinesa. Por essa eu não esperava.
Finalmente, o último dos subplots explorados nesse episódio é a frustração de mais um plano dos Filhos de Arkham. Essa parte foi a mais monótona do capítulo na verdade. Você faz uma investigação fácil pra caramba e passa por uma cena de pancadaria que não tem nada que o jogo não tenha apresentado até agora, sendo essa a parte mais fraca até o momento da série.
No fim das contas? Foi um bom episódio, e parece que agora dá para ver que a série está caminhando para um local, o que é bom, afinal já estamos no terceiro episódio de seis. Diferente de outros jogos da Telltale, como The Walking Dead 2, dá para ver que a companhia pensou num começo, meio e fim, e, novamente, esse episódio, ainda que seja parte de uma história maior, também conta com um começo, meio e fim, e que final. Ele realmente cria um friozinho na barriga e me faz querer que o próximo capítulo chegue logo.
Resumo para os preguiçosos
Batman – The Telltale Series: New World Order traz desenvolvimentos importantes para sub-histórias que estão se desenrolando no jogo e, apesar de contar com pouca ação, é um bom episódio que termina de forma muito interessante. Eu estou louco para que o próximo capítulo da série chegue, pois esse acabou de uma forma que te deixa muito ansioso pelo próximo.
Prós
- Bons desenvolvimentos das histórias
- Bruce Wayne é um personagem cada vez mais interessante
Contras
- Uma cena de luta bem fraca