A Microsoft anunciou ontem na E3 que vai lançar uma versĂ£o 40% menor do Xbox One. O que a companhia nĂ£o anunciou Ă© que mesmo que essa versĂ£o nĂ£o seja, de fato, uma versĂ£o com upgrade do console, ela vai ser uma versĂ£o do Xbox One mais potente do que o primeiro console lançado em 2014.
Segundo Rod Fergusson, chefe do estĂºdio The Coalition (de Gears of War 4), a nova versĂ£o do console tem tanto uma GPU mais potente quanto um processador mais poderoso, o que pode diminuir as quedas de frames por segundo em diversos jogos, ou resultar em alguns efeitos diferentes, dependendo de como o jogo Ă© programado.
Em Gears of War 4, por exemplo, a The Coalition usa um esquema de resoluĂ§Ă£o dinĂ¢mica para manter o FPS sĂ³lido. Se a cena Ă© movimentada demais e o console detecta que nĂ£o vai dar conta do recado, ele baixa a resoluĂ§Ă£o do jogo para compensar no “peso” da cena e assim nĂ£o perder a fluidez dos grĂ¡ficos. Com mais potĂªncia no Xbox One, menos diminuições de resoluĂ§Ă£o serĂ£o necessĂ¡rias.
Apesar da Microsoft nĂ£o ter mencionado esse aumento no poder, vai ser interessante ver como esse aumento vai se traduzir nos prĂ³ximos lançamentos, afinal de contas, se a Microsoft tiver igualado o Xbox One e o PS4 em potĂªncia, por exemplo, jĂ¡ vai ser uma grande novidade para os novos donos do console.
O Xbox One S chega ao mercado em agosto desse ano, e Gears of War 4 chega ao Xbox One e ao Windows 10 em 11 de outubro de 2016.