Muita gente ficou feliz da vida com a notícia de que a Microsoft traria seus first-party do Xbox One para o PC. Eu pessoalmente só tremi pensando em Halo 5 na Master Race. O tempo passou, Rise of the Tomb Raider chegou, Killer Instinct chegou, Quantum Break está por chegar, e cadê Halo? Essa pergunta foi respondida pelo big boss da Microsoft, Phil Spencer durante conferência com a imprensa realizada ontem.
Spencer logo negou que “todos” os jogos publicados pela Microsoft virão para ambas as plataformas. Ao invés disso, jogos serão lançados para Xbox ou Windows 10 dependendo com a “compatibilidade” com cada plataforma. Usando o RTS Ashes of the Singularity como exemplo, Spencer destacou que o jogo não se encaixaria bem em consoles, mesmo que o Xbox One recebesse mouse e teclado.
“Se eu providenciasse mouse e teclado para o console – e o faremos – e vocês o baixassem [Ashes of the Singularity] e o jogassem em um monitor ou TV, isso seria um jogo de PC ou console? Evito dizer ‘todos’ porque penso que há jogos que as pessoas querem jogar na frente de seus monitores com um mouse e teclado, e eu quero que haja alguém que faça estes jogos”.
Spencer citou jogos que ele acredita que servem bem em ambas as plataformas como Forza 6, Quantum Break e Rise of the Tomb Raider. Ele não quer fazer os lançamentos para as duas plataformas serem sempre em conjunto porque cada jogo pertence a um lugar. “Não quero fazer com que isso seja artificial, porque acredito que acabaríamos fazendo ‘Frankengames’, jogos que não pertencem a certa plataforma. Há pessoas que dizem ‘hey, todos os rodos rodam nas duas plataformas’, mas não seria algo que todos querem.”
“Você pode esperar que franquias que se encaixam nas duas plataformas sejam lançadas para ambas, mas não digo que esta é uma regra para os estúdios [lançar jogos sempre para Xbox One e PC] porque não é.”
E retornando a Halo 5: Guardians, Spencer retomou a analogia de Frankengames e explicou que Halo 5 foi projetado para ser lançado para consoles. Por outro lado, Halo Wars 2 foi desenvolvido tanto para Xbox quanto para PC e, segundo Spencer, há uma razão para ele fazer sucesso em ambas as plataformas. “Em termos de Halo FPS no PC, creio que há uma oportunidade para nós, mas não quero entrar em um mundo que me faça olhar pra trás, como aconteceria com Halo 5. Isso não significa que o jogo nunca chegará ao PC, mas que isso está muito à frente dos nossos planos atuais.
Creio que veremos, sim, Halo 5 no PC num futuro próximo, provavelmente quando a vida útil do jogo já tiver morrido no Xbox One e a Microsoft quiser fazer mais alguma grana com ele. E por outro lado é um alívio saber que não serão todos os jogos lançados para as duas plataformas, é uma boa notícia tanto pra galera da Master Race quanto para os membros do lado verde da força.
Notícia transcrita do PC Gamer.